header mobilidade incoming

 

PT | EN

 

Os estudantes inscritos numa instituição de ensino superior estrangeira interessados na frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras, poderão candidatar-se ao abrigo de um dos seguintes programas de mobilidade:

 

Mobilidade internacional - Estudos

Os estudantes estrangeiros podem frequentar a Faculdade de Letras como Estudantes em Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+.

Pode consultar aqui a lista de parceiros Erasmus+ da Faculdade de Letras ULisboa.

Um estudante estrangeiro pode ainda frequentar a Faculdade como Estudante de Intercâmbio, ao abrigo de um dos vários protocolos e acordos bilaterais de colaboração que a faculdade assinou com um conjunto seleccionado de outras universidades estrangeiras de topo de todo o mundo. Pode consultar aqui a lista de parceiros de intercâmbio da Faculdade de Letras ULisboa.

 

Mobilidade internacional - Estágios

Os estudantes estrangeiros podem ainda realizar um estágio profissional na Faculdade de Letras, ao abrigo do Programa Erasmus + estágios. O Programa Advanced Liberal Arts @Letras, promovido pelo Study in Portugal Network, permite a realização de estágios profissionais e de investigação.

 

Mobilidade nacional - Estudos

A mobilidade nacional ao abrigo do programa Almeida Garrett oferece aos alunos de outras universidades públicas portuguesas a oportunidade de frequentar um semestre na Faculdade de Letras.

 

Erasmus+ Estudos - Incoming
Frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras para estudantes de uma instituição de ensino superior participante no programa Erasmus +

Os estudantes em mobilidade Erasmus+ podem frequentar qualquer unidade curricular disponível no ciclo de estudos correspondente ao que frequentam na instituição de origem, até um limite de 30 ECTS por semestre.

As unidades curriculares são lecionadas, na sua maioria, em português. Em alternativa, podem frequentar um conjunto de unidades curriculares leccionadas em inglês. Os alunos Erasmus+ podem aproveitar a estadia em Lisboa para frequentar um curso de Português como Língua Estrangeira.

 

Erasmus+ Estágio – Incoming
Estágio de 2 a 12 meses na Faculdade de Letras para estudantes de uma instituição de ensino superior participante no programa Erasmus +

A Faculdade de Letras recebe anualmente estudantes estrangeiros para uma mobilidade de estágio Erasmus+. Os estágios podem ter lugar numa das unidades de investigação ou numa das Divisões da Faculdade.

As candidaturas são espontâneas e os estudantes podem contactar directamente a divisão onde gostariam de estagiar por email.

 

Erasmus+ International Credit Mobility- Incoming
Frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras para estudantes de países parceiros do programa Erasmus+

O International Credit Mobility é uma acção inserida no Programa Erasmus+, que prevê a mobilidade de estudantes de um país parceiro participante do programa; prevê ainda mobilidades de ensino e de formação.

Os parceiros da Faculdade de Letras, neste programa, podem variar de ano para ano, estando dependentes do tipo e do número de bolsas que são atribuídas à Faculdade.

Os parceiros, a duração das mobilidades e o tipo de bolsa são divulgados anualmente e são abertas candidaturas para distribuição das bolsas.

  • Oferta de bolsas Erasmus+ International Credit Mobility (a divulgar em breve)

 

Intercâmbio - Incoming
Frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras para estudantes de instituições com protocolo de intercâmbio

Estudantes de instituições de ensino superior estrangeiras com as quais a Faculdade de Letras tenha assinado um protocolo ou convénio de colaboração, que inclua intercâmbio, podem frequentar a Faculdade por um ou dois semestres, desde que devidamente nomeados pela sua instituição.

Os protocolos ou convénios englobam, na sua generalidade, mobilidades para estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Recomenda-se o contacto com o gabinete de relações internacionais da instituição de origem do estudante, para consulta dos requisitos de candidatura e nomeação.

Os estudantes de intercâmbio podem frequentar na Faculdade de Letras qualquer unidade curricular disponível no ciclo de estudos correspondente ao que frequentam na instituição de origem, até um máximo de 30 ECTS por semestre.

As mobilidades de intercâmbio realizadas ao abrigo de protocolo ou convénio não estão associadas a qualquer tipo de apoio financeiro. Todos os estudantes têm de pagar taxa de inscrição e, nalguns casos, poderá haver lugar ao pagamento de propinas. Recomenda-se o contacto com o gabinete de relações internacionais da instituição de origem para saber mais informações sobre as condições de intercâmbio.

Alguns Estados ou instituições podem promover programas de bolsas de estudos; os estudantes devem informar-se sobre condições e requisitos de candidatura atempadamente, para um melhor planeamento da sua mobilidade.

 

Study in Portugal Network – SiPN
Frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras para estudantes norte-americanos

Os estudantes norte-americanos podem frequentar a Faculdade de Letras ao abrigo de programas como o Study in Portugal Network - SiPN, ou do programa Advanced Liberal Arts @ Letras ULisboa.

Estes programas são coordenados pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, FLAD.

Para mais informações, consulte o website do Study in Portugal Network.

 

IASTE-Estágio internacional em Portugal
Estágio internacional remunerado em Portugal

Os alunos estrangeiros interessados na realização de um estágio internacional remunerado podem candidatar-se ao programa promovido pela International Association for the Exchange of Students for Technical Experience – IAESTE.

 

Programa Almeida Garrett – Incoming
Frequência de um semestre na Faculdade de Letras para estudantes nacionais

Os estudantes de outras instituições de ensino superior portuguesas podem frequentar um semestre na Faculdade de Letras ao abrigo do Programa Almeida Garrett. Este é um programa de mobilidade nacional dirigido aos estudantes de licenciatura e mestrado do ensino superior português, que visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do ensino superior. No quadro da mobilidade de estudantes, o Programa Almeida Garrett oferece a possibilidade de se efetuar um semestre de estudos, com pleno reconhecimento académico.

Nos cursos de licenciatura (1.º Ciclo), a mobilidade pode realizar-se a partir do 2.º ano e desde que o estudante já tenha realizado, pelo menos, 60 ECTS.

Nos cursos de Mestrado (2.º Ciclo), a mobilidade pode ocorrer a partir do 2.º semestre do 1.º ano e com a duração exclusiva de um semestre.

Ao longo do seu curso, cada estudante pode efetuar um período de mobilidade em universidades nacionais.

Em caso de interesse no programa, os estudantes devem consultar o gabinete de mobilidade das suas instituições.

Universidade dos Açores (UAC) | Universidade do Algarve (UAlg) | Universidade de Aveiro (UA) | Universidade da Beira Interior (UBI) | Universidade de Coimbra (UC) | Universidade de Évora (UEvora) | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) | Universidade de Lisboa (ULisboa) | Universidade da Madeira (UMa) | Universidade do Minho (UMinho) | Universidade Nova de Lisboa (UNL) | Universidade do Porto (UP) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) | Universidade Católica Portuguesa (UCP) | Universidade Aberta (UAB)

 

Estudante Visitante (Free Mover) – Incoming
Frequência de um ou dois semestres na Faculdade de Letras para estudantes de instituições de ensino superior não parceiras

Se a instituição de ensino superior estrangeira em que está inscrito não participa no Programa Erasmus+, não possui um acordo, protocolo, ou convénio de colaboração ou intercâmbio com a Faculdade de Letras, ou não nomeou o estudante para um período de mobilidade, este pode ainda assim candidatar-se para frequentar um ou dois semestres na Faculdade de Letras, na qualidade de Estudante Visitante (“free mover”).

São aceites estudantes visitantes de qualquer ciclo de estudos – Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

As candidaturas a estudante visitante na Faculdade de Letras são realizadas online, através do portal académico FENIX. Os estudantes devem começar por fazer o registo para poderem aceder ao formulário de candidatura a mobilidade de intercâmbio – Incoming.

Os estudantes visitantes podem frequentar qualquer unidade curricular disponível no ciclo de estudos correspondente ao que frequentam na instituição de origem, até um máximo de 30 ECTS por semestre. Os estudantes visitantes de mestrado e de doutoramento podem também realizar investigação sob orientação de um Professor ou Investigador da Faculdade de Letras.

A Faculdade de Letras não dispõe de qualquer tipo de apoio financeiro para os estudantes visitantes. Não estando inseridos num programa de mobilidade, os estudantes visitantes têm de pagar taxa de inscrição e as propinas correspondentes à duração da sua mobilidade.

Alguns Estados ou instituições podem promover programas de bolsas de estudos; os estudantes devem informar-se sobre condições e requisitos de candidatura atempadamente, para um melhor planeamento da sua mobilidade.