Falecimento do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (1925-2020)

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vem lamentar profundamente o falecimento da Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (1925-2020).

prof.jvsProfessor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Joaquim Veríssimo Serrão foi Reitor da Universidade de Lisboa (1973-1974) e Presidente da Academia Portuguesa da História (1975-2006).

Nascido em Santarém, Joaquim Veríssimo Serrão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1948.

Em 1953 doutorou-se na Universidade de Toulouse, com a tese A Infanta D. Maria (1521-1570) e a sua Fortuna no Sul da França. Em 1957 defendeu uma segunda tese de doutoramento na Universidade de Coimbra, intitulada O Reinado de D. António Prior do Crato: 1580-88, o mesmo ano em que iniciou funções docentes na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O Professor Joaquim Veríssimo Serrão é autor de uma vasta obra historiográfica, da qual se destaca História de Portugal, em 18 volumes. Recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais, em 1995, e fez parte do grupo de colaboradores da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, e do Dicionário da História de Portugal, dirigido por Joel Serrão, onde assinou dezenas de entradas.

Entre 1967 e 1972 desempenhou as funções de Director do Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Sócio de mérito, membro honorário e correspondente de inúmeras sociedades científicas, portuguesas e estrangeiras, o Professor Joaquim Veríssimo Serrão recebeu diferentes distinções, condecorações e prémios, destacando-se​ em 1972 a de Comendador da Ordem da Instrução Pública, em 2006 a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada, e em 2007 a Medalha Honorífica da Universidade de Coimbra. Recebeu, igualmente, o grau de Doutor Honoris Causa por universidades francesas, espanholas e portuguesas.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Direitos Reservados