O regresso da comunidade académica à FLUL

No acesso à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), foram definidas medidas de segurança para circulação nos diferentes espaços.

Assim, foram definidos três pontos de acesso à Faculdade: a porta principal, a porta poente do edifício principal e a entrada do Pavilhão Novo, sempre com a obrigatoriedade da medição de temperatura e higienização das mãos com substância antisséptica com base alcoólica (SABA), assim como a utilização de máscaras por estudantes, docentes, não docentes, investigadores e outros colaboradores, de acordo com a legislação vigente.

Em locais estratégicos, como junto às salas de aula e serviços, foram colocados dispensadores de desinfectante, sendo recomendado a higienização das mãos antes da entrada nas salas de aula e também à saída.

Todos os serviços e salas de aulas são higienizados diária e regularmente com produtos de limpeza adequados para a desinfecção e limpeza de edifícios. São ainda higienizadas todas as superfícies de uso comum, como teclados, maçanetas e impressoras.

Sempre que possível, as portas devem manter-se abertas, de modo a evitar o toque frequente nas superfícies e permitir melhor circulação de ar dentro dos espaços.

Em todos os espaços da FLUL está definido que a circulação se efectua pela direita, obedecendo às indicações existentes nas diversas zonas do edifício.

Foram afixados cartazes de informação da higienização das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento físico e uso de máscaras por todas as pessoas, colocada de forma adequada e em permanência.

Nas zonas de atendimento ao público foram colocadas protecções de acrílico, de modo a minimizar a possibilidade de infecção, e todas as superfícies são alvo de desinfecção reforçada. Foram também colocadas marcações, no chão, de posicionamento para espera, de modo a cumprir o distanciamento recomendado.

Foi, igualmente, definido um espaço para área de isolamento. Na cave, junto às oficinas, existe uma sala com instalação sanitária anexa que permitirá o isolamento do caso suspeito.

Salas de aula, anfiteatros e outras áreas onde decorrem actividades com estudantes

As salas de aula apresentar-se-ão organizadas de acordo com as indicações da DGS, mantendo as regras de distanciamento e garantindo a maximização do espaço entre as pessoas.

Se as mesas estiverem dispostas com a mesma orientação, o distanciamento a observar será de um metro, sem comprometer o normal funcionamento das actividades lectivas. Já se estiveram dispostas frente a frente, o distanciamento a observar será de dois metros.

Nos anfiteatros os lugares serão ocupados em fila, desencontrados, deixando um lugar entre pessoas.

Para quem não tiver tempo de assistir a aulas online fora da Faculdade, exitem duas salas especiais disponíveis. Foi criada uma sala de silêncio, no andar de cima do edifício principal, nas instalações da antiga biblioteca central, onde os estudantes podem contar com uma ligação wifi de qualidade e usar os seus meios (tablets, telemóveis ou computadores portáteis) para ver as aulas online. Chama-se assim porque será requerido (além da máscara), o uso de auscultadores, e pedido a todos silêncio. No andar principal desse mesmo edifício, no lado direito do Anfiteatro I, a sala de exposições está plenamente equipada para quem precise de equipamento informático e ligação à internet para assistir às aulas online – também com auscultadores.

Os intervalos entre aulas serão este ano mais curtos; as janelas das salas estarão abertas sempre que o tempo o permita (todas as janelas em más condições de funcionamento foram substituídas).

Para mais informações consulte o Plano de Contigência para o COVID-19 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Circular N.º14 do Director da FLUL.

Fontes: Plano de Contigência para o COVID-19 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Circular N.º14 do Director da FLUL.

Fotografias: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)