“Eu escolhi a FLUL”: Estudantes brasileiros explicam por que estudam na Faculdade de Letras

O interesse dos estudantes brasileiros pelos cursos oferecidos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) tem aumentado nos últimos anos, quer pelos cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Doutoramento, quer por programas e intercâmbios de curta duração. Entre os anos de 2018 e 2019 o crescimento da presença de estudantes vindos do Brasil foi de 70%.

Seja para aprofundar interesses de investigação, procurar reconhecimento académico através de estudos de pós-graduação, abrir portas no mercado de trabalho ou mesmo descobrir as inúmeras possibilidades de carreira, a FLUL tem sido uma das principais opções para aqueles que vêm do Brasil.

Foi a intenção de viver da História que levou José Paulo Padim, de São Paulo, a escolher o Mestrado em História Medieval: "tive a ideia de promover passeios com história na cidade de Lisboa e surgiu a necessidade de aprofundar mais sobre a cidade, mais especificamente a do período medieval. A experiência foi fantástica, podendo debater com os grandes analistas deste período, professores da instituição", conta.

O “encontro de culturas” também é apontado como ponto positivo para estudar na FLUL por Leonardo Zeitune, do Rio de Janeiro. Doutorando em Estudos de Cultura, explica que "tem colegas brasileiros, portugueses e de outros países europeus. Um ponto positivo é este multiculturalismo, encontrando pessoas de diferentes culturas, países e nacionalidades. A troca de conhecimentos nas aulas é muito enriquecedora".

Alguns alunos iniciam os estudos na Faculdade mesmo não tendo a certeza sobre que carreira profissional seguir. Na FLUL é possivel explorar vários campos do conhecimento e definir uma área de especialização. A estudante de Línguas, Literaturas e Culturas, Gabriela Abiko, do Paraná, acredita que está no caminho certo para decidir em que se especializar, sublinhando que "ainda não tenho certeza no que quero trabalhar depois, mas acho que línguas é sempre uma boa escolha. Pretendo depois estudar algo na área das artes".

O reconhecimento internacional é um dos factores que tornam Letras uma opção para quem procura aprofundar a investigação científica. Jael Soares, de Pernambuco, conta que esse foi o motivo de escolha do Mestrado na Faculdade. "A Universidade de Lisboa é uma das maiores instituições de ensino da Europa e a Faculdade dispõe do Mestrado em Cultura e Comunicação, ideal para a minha investigação, além de professores reconhecidos internacionalmente", acentua.

FLUL abre portas profissionais a quem chega

Muitos dos estudantes que vêm do Brasil procuram na Europa não só formação académica, mas também novas oportunidades de trabalho e alguns escolhem a Faculdade de Letras por oferecer cursos que permitem várias saídas profissionais. Jefferson Pereira veio de São Paulo para fazer o Mestrado em Cultura e Comunicação, aproveitando agora em Portugal as possibilidades de colaboração em vários projectos para expandir conhecimentos na área da Análise de Tendências Socioculturais e alargar a sua rede de contactos profissionais. "O curso oferece possibilidades de networking. Um exemplo disto é que pude iniciar uma colaboração com o Professor Carl Rohde [sociólogo e fundador e CEO da Science of Time, uma empresa de pesquisa de tendências e coolhunting] escrevendo um artigo por mês no seu blog sobre tendências", diz o aluno que também colabora com o laboratório de Análise de Tendências da FLUL.

A Faculdade de Letras propicia também aos estudantes a possibilidade de, dentro da própria instituição, praticarem alguns dos conhecimentos adquiridos nas aulas, através de um programa de bolsas de colaboração que permite alunos colaborarem em projectos e serviços da instituição, apoiando o pagamento das propinas. Amina Bawa, do Rio de Janeiro, diz que quando ainda era aluna de Mestrado, obteve uma bolsa para trabalhar no sector de actividades culturais da Biblioteca. Para além do apoio no pagamento das propinas, pôde conhecer pessoas que seriam fundamentais para a sua inserção no mercado de trabalho português: "cheguei a ser professora no Chapitô, onde trabalho, e dou aulas de tecnologia da informação na Escola Profissional de Artes de Ofício e de Espectáculo, sendo também assistente da direcção. Eu estou muito grata por ter entrado na FLUL. Graças ao Mestrado, hoje eu estou no Doutoramento e a minha carreira profissional está bem".

A Faculdade oferece cursos que proporcionam o desenvolvimento de uma carreira académica e possibilitam saídas profissionais do campo prático. Illa Branco, do Rio de Janeiro, tem um extenso currículo profissional. Grande parte desta experiência foi adquirida a partir dos conhecimentos que obteve no Mestrado em Cultura e Comunicação. "Sem dúvidas, o curso ajudou-me a construir uma rede de contactos boa e diversa, abrindo portas dentro e fora do país para oportunidades de trabalho e investigação”.

A primeira fase do Concurso para Estudantes Internacionais encontra-se aberta até ao dia 19 de Fevereiro. As candidaturas aos cursos de Especialização, Mestrado e Doutoramento, para ingresso na FLUL no primeiro semestre do próximo ano académico, continuam até ao final de Março.

Texto: FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas
Fotos gentilmente cedidas pelos próprios.