Centro de Estudos de Teatro da FLUL e DGArtes vão apoiar financeiramente o teatro e a dança

O Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Direcção-Geral das Artes (DGArtes) acabam de abrir um Programa de Apoio em Parceria, que vai permitir o tratamento de arquivos de artes performativas por companhias, estruturas e agentes, através da atribuição de um montante global de 350.000 euros às entidades que venham a ser beneficiárias.

Maria João Brilhante, Professora da FLUL e antiga directora do CET, explica que esta parceria com a DGARTES “visa criar condições para que as estruturas, companhias ou artistas de artes performativas se ocupem dos seus arquivos ou acervos documentais e os tratem de forma a que possam ficar acessíveis ao seu estudo”.

A iniciativa do CET, subscrita por mais de uma dezena de artistas, agentes culturais e investigadores de diferentes áreas, surgiu ainda em 2020. Na sequência do primeiro confinamento devido à COVID-19, Maria João Brilhante e Ana Bigotte Vieira, investigadoras do CET, enviaram uma carta à Ministra da Cultura que chamava a “atenção para a urgência de tratar de acervos conservados precariamente e de usar o momento de interrupção da actividade artística para tal”.

O Programa de Apoio em Parceria agora lançado foi delineado pelo CET, que pretende que o mesmo tenha uma continuação ao longo de vários anos. Ao Centro de Estudos de Teatro compete estruturar e elaborar os materiais de candidatura e responder aos pedidos de esclarecimento por parte dos candidatos. “O CET participa [ainda] na selecção das entidades a apoiar, numa formação inicial acerca dos objectivos do projecto e das modalidades de tratamento documental mais adequadas e, por fim, no acompanhamento e apreciação dos relatórios finais”, esclarece Maria João Brilhante. O programa e o modelo de formação a seguir, assim como a respectiva carga horária, estão ainda a ser definidos. Já a DGArtes irá constituir uma comissão para apreciar os projetos recebidos do ponto de vista qualitativo e proceder à atribuição do apoio financeiro aprovado para o Pograma para cada um dos seleccionados.

flulcet2021

Como vai funcionar Programa de Apoio em Parceria CET-FLUL/ DGArtes

As modalidades de apoio a conceder incluem a inventariação, tratamento e disponibilização pública dos arquivos de Teatro, Dança e Cruzamentos Disciplinares, num máximo de 24 candidaturas a apoiar. Na avaliação dos projectos serão observados para a avaliação final a relevância do arquivo pela qualidade, quantidade e diversidade dos materiais (50%), a coerência do projecto de gestão, competências da equipa envolvida e capacidade de mobilização de parcerias (40%); e a correspondência aos objectivos artísticos e de interesse público cultural estabelecidos (10%), define o Acordo de Parceria recentemente assinado entre a DGArtes e a FLUL.

O montante de apoio a conceder deve corresponder a um dos três patamares de financiamento estabelecidos: dez candidaturas a apoiar com 20.000 euros cada (patamar um), seis candidaturas a financiar com 15.000 euros cada (patamar dois), e oito candidaturas a apoiar com 7.500 euros cada (patamar três). Estes patamares foram definidos “porque o estado dos acervos é muito variado e implica trabalho diferente, logo meios diferentes”, justifica Maria João Brilhante.

Os projectos podem ter um período de execução entre oito a doze meses, sem implicações no valor a atribuir, devendo ser executados entre 1 de Setembro de 2021 e 31 de Agosto de 2022. Com expectativas "muito elevadas" quanto à adesão ao Programa, a antiga Directora do CET frisa que “em Setembro terão início os trabalhos, e os protocolos com a DGARTES serão assinados antes disso”.

Texto e Fotografia de Arquivo: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)