"Abril em São Tomé e Príncipe (1974–1975)"

O Centro de História da Universidade de Lisboa anuncia o lançamento da página "Abril em São Tomé e Príncipe (1974–1975): Documentos e Vivências". Esta iniciativa visa criar um repositório de documentos relacionados com o período entre o 25 de Abril e a Independência em São Tomé e Príncipe.

A página apresenta uma variedade de materiais, incluindo documentos dactilografados, fotografias, jornais e testemunhos, entre outras informações relevantes. O processofotografia em São Tomé e Príncipe de construção desta página começou com a digitalização e publicação de materiais generosamente cedidos pelo Engenheiro Daniel dos Santos Nunes, bem como de materiais colectados ao longo de décadas ou cedidos a Augusto Nascimento.

Com o objectivo de ampliar este acervo documental e enriquecer o conhecimento sobre a história do país, o Centro de História da ULisboa convida à partilha de testemunhos sobre o período em questão. Os interessados podem entrar em contacto com o Centro através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para contribuir com material susceptível de digitalização e subsequente publicação.

Este lançamento é parte integrante do Projecto Fontes para a História de África, coordenado por Augusto Nascimento, e representa uma das áreas prioritárias de trabalho do Centro de História da ULisboa. Este projecto tem como objectivo reunir, preservar, inventariar e divulgar documentação escrita, gráfica e audiovisual dos países africanos. Através do tratamento de espólios pessoais e de acervos documentais, disponibilizados em acesso aberto, pretende-se contribuir para a salvaguarda de fontes de valor inestimável para a história de África.

Esta iniciativa não só amplia o corpus documental da investigação, como também intensifica a interacção com pessoas e entidades da sociedade civil, fortalece as relações com instituições académicas, políticas e outras, e promove uma maior compreensão da história africana.

A página pode ser consultada aqui.