FLUL homenageia Maria Helena Mira Mateus

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) prestou homenagem a Maria Helena Mira Mateus, Professora Catedrática Jubilada da FLUL, no passado dia 24 de maio, em sessão de homenagem decorrida na Sala Lindley Cintra.

A sessão teve início com o descerramento, pela Professora Maria Helena Mira Mateus, da placa de homenagem que atribui o seu nome à sala situada no Departamento de Linguística Geral e Românica, em justo reconhecimento pelo seu notável contributo para a Linguística Portuguesa, em particular para o estudo da Fonologia e Prosódia.

Seguiram-se os tributos prestados pelo Diretor da FLUL, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, pelo Diretor do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL, Professor Doutor Fernando da Assunção Martins, e pela Diretora da Área de Ciências da Linguagem, Professora Doutora Inês Duarte. O Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor João Barreiros, presidiu à sessão que contou, ainda, com a presença de vários colegas e amigos da homenageada, alumni, bem como de outros convidados que se associaram a esta homenagemà Professora Maria Helena Mira Mateus.

Docente, investigadora, autora de inúmeras obras e artigos de referência no campo das Ciências da Linguagem, Maria Helena Mateus, nascida em 1931, licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras, em 1954. Completa o seu Doutoramento em Linguística em 1974, também na FLUL, e, em 1978, conclui a Agregação em Linguística Portuguesa, ano em que se torna Presidente da Associação de Professores de Português. Docente da Faculdade de Letras durante mais de três décadas, presidiu a órgãos de gestão da FLUL e da Universidade de Lisboa, tendo desempenhado as funções de Vice-Reitora entre 1986 e 1989. Entre outros cargos desempenhados, em 1988, torna-se Presidente da Direção do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (atualmente CELGA-ILTEC). Foi co-autora de uma das obras mais fundamentais para os estudos Linguísticos do Português, a Gramática da Língua Portuguesa, editada, pela primeira vez, em 1983, e distinguida pela Sociedade da Língua Portuguesa. Reconhecida para além da academia, Maria Helena Mira Mateus foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, em 2002.