Professor Doutor Ivo Castro distinguido pela Universidade de Santiago de Compostela

A Universidade de Santiago de Compostela atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Emérito da Universidade de Lisboa Ivo Castro.

A cerimónia de doutoramento Honoris Causa de Mary Beard e Ivo Castro teve lugar na Universidade de Santiago de Compostela no passado dia 31 de Março de 2023, na Faculdade de Geografia e História, no casco antigo da cidade.

Antonio López Díaz, Reitor da Universidade de Santiago de Compostela, refere que esta distinção reconhece “não só as suas relevantes contribuições nos campos da linguística e da filologia portuguesa e da crítica textual, como também, especialmente, o seu empenho por tecer laços de colaboração entre a academia portuguesa e a linguística galega e o seu esforço por difundir a língua e cultura galegas“ no espaço universitário lusitano.

Clique para aumentar as fotografias e percorrer a galeria

Ivo Castro, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Letras, é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras, 1969), Doutor em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1984) e Agregado em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1993).

Na Faculdade de Letras o Professor Doutor Ivo Castro foi Presidente da Assembleia de Faculdade (2012-2013), Director da Área de Ciências da Linguagem (2009-2013), Director do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (2008-2010), Presidente do Departamento de Linguística Geral e Românica (2004-2006), e Director da Cátedra de Estudos Galegos (1995-2004), entre outros. Em 2014 foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa pela sua acção e prestígio académico e científico, e pela contribuição para a projecção da Universidade.

Fotografias: Santi Alvite