A Universidade de Santiago de Compostela vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Emérito da Universidade de Lisboa Ivo Castro.

Universidade de Santiago de Compostela distingue Professor Ivo Castro com grau de Doutor Honoris CausaIvo Castro, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Letras, é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras, 1969), Doutor em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1984) e Agregado em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1993).

Antonio López Díaz, Reitor da Universidade de Santiago de Compostela, refere que esta distinção reconhece “não só as suas relevantes contribuições nos campos da linguística e da filologia portuguesa e da crítica textual, como também, especialmente, o seu empenho por tecer laços de colaboração entre a academia portuguesa e a linguística galega e o seu esforço por difundir a língua e cultura galegas“ no espaço universitário lusitano.

Na Faculdade de Letras o Professor Doutor Ivo Castro foi Presidente da Assembleia de Faculdade (2012-2013), Director da Área de Ciências da Linguagem (2009-2013), Director do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (2008-2010), Presidente do Departamento de Linguística Geral e Românica (2004-2006), e Director da Cátedra de Estudos Galegos (1995-2004), entre outros. Em 2014 foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa pela sua acção e prestígio académico e científico, e pela contribuição para a projecção da Universidade.

A atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Ivo Castro vai decorrer em data a anunciar.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Imprensa Nacional