LLH: Shadi Bartsch debate ligação entre os clássicos gregos e o nacionalismo chinês

llh outubro 2022Shadi Bartsch é a próxima convidada das Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), que vão decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 20 de Outubro de 2022, pelas 18h30, no Anfiteatro I, com uma palestra sobre o tema «Plato’s Noble Lie in the East and the West».

llhout2022

Professora de Estudos Clássicos e do Programa de Estudos de Género na Universidade de Chicago, Shadi Bartsch é doutorada pela Universidade da Califórnia, Berkeley. A literatura do império romano, a história da retórica e da filosofia e a recepção do pensamento ocidental na China dos nossos dias, são alguns dos temas sobre os quais tem produzido vasta investigação.

Em Lisboa, na conferência das Lisbon Lectures in the Humanities, Shadi Bartsch falará sobre o modo como os clássicos gregos estão a ser usados para fundamentar o nacionalismo chinês. Este será o tema central do seu próximo livro Plato goes to China, com edição prevista para Janeiro de 2023.

Sadi Bartsch, em declarações sobre a sessão que vai proferir nas Lisbon Lectures in the Humanities, destaca que “investigadores no mundo ocidental têm frequentemente debatido a ‘mentira nobre’ que está subjacente à Kallipolis de Platão, a ‘bela cidade’ descrita por Sócrates na República. Será verdade que a sociedade justa só pode existir se os cidadãos acreditarem numa mentira essencial, nomeadamente que pertencem a um sistema de castas baseado em ‘leis naturais’?”.

Ainda sobre o tema que vai desenvolver na conferência de Outubro de 2022, a investigadora explica que “as chamadas leis naturais são os ocultos fundamentos eugénicos do governo hierárquico segundo Platão, e as reacções modernas a esta perspectiva vão desde a sua denúncia à adaptação à ideia de que este projecto é profundamente irónico. No entanto, estudiosos e intelectuais chineses têm curiosamente vindo a aceitar o que é necessário para a construção de uma Kallipolis, colocando, acima do que há de negativo na mentira, os benefícios da estabilidade”.

Directora do Stevanovic Institute on the Formation of Knowledge, Shadi Bratsch edita, actualmente, a revista KNOW (uma publicação periódica sobre a constituição do conhecimento). Foi bolseira Guggenheim, principal editora da revista de referência Classical Philology, e Professora Visitante em St. Andrews (Escócia), Taipé e Roma.

Autora de múltiplos livros, destacam-se Persius: a study in Food, Philosophy and the Figural, distinguido com o Goodwin Award of Merit (2016), a tradução da Eneida de Virgílio pela Random House (2021), e a coordenação de dois volumes na série Cambridge Companions, que versa sobre a época do imperador Nero e sobre Séneca.

Shadi Bartsch vai participar, também, no congresso internacional What more can we say about Seneca?, a decorrer de 17 a 20 de Outubro de 2022, na Faculdade de Letras, com organização do Centro de Estudos Clássicos.

Lançadas em Novembro de 2019, as LLH são um ciclo de grandes conferências internacionais, que contam com a presença de grandes nomes das Humanidades: críticos, escritores, investigadores que criaram pensamento próprio e suscitaram acesa discussão.

As LLH são as únicas conferências regulares do género organizadas por uma universidade portuguesa. O objectivo é contribuir para o enriquecimento da vida intelectual de Lisboa e estimular o alargamento do debate no âmbito das Humanidades, dando ao público, universitário e não-universitário, a oportunidade de contactar directamente com muito do que de melhor se faz e se pensa nessa área.

Esta conferência das Lisbon Lectures in the Humanities tem o apoio da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL).  A entrada é livre, sujeita a inscrição em www.llh.letras.ulisboa.pt.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

 

Shadi Bartsch pela voz dos docentes da Faculdade de Letras

É uma oportunidade excepcional, que antecipo com a mais viva expectativa, poder ouvir, na FLUL, uma das vozes mais originais e densas dos Estudos Clássicos. A Shadi Bartsch devemos obras que nos demonstram a importância de ler Autores como Vergílio, Lucano, Pérsio, Séneca, em qualquer época e não apenas pelo seu valor literário. A Shadi Bartsch devemos uma perspectiva isenta e desafiante de como olhar para a Antiguidade, os seus valores e protagonistas.

Cristina Pimentel - Directora da Área de Literaturas, Artes e Culturas

 

Shadi Bartsch-Zimmer é uma notável estudiosa da história da retórica e da filosofia romanas, no âmbito da qual publicou estudos sobre romance antigo, política no tempo de Nero, estoicismo e política e teatro. Tradutora de Vergílio, outra área a que Shadi Bartsch tem dedicado a sua investigação é a da recepção da tradição clássica ocidental na China contemporânea. Entre outros seus títulos, destacam-se The Mirror of the Self: Sexuality, Self Knowledge, and the Gaze in the Early Roman Empire (Chicago, 2006), Decoding the Ancient Novel: The Reader and the Role of Description in Heliodorus and Achilles Tatius (Princeton, 2021) e Plato Goes to China: The Greek Classics and Chinese Nationalism, que está à beira de ser publicado. Será por certo memorável a conferência que a Professora Bartsch-Zimmer dará nas Lisbon Lectures in the Humanities.

Nuno Simões Rodrigues - Professor do Departamento de História

 

É um privilégio as Lisbon Lectures da Faculdade de Letras poderem contar com uma palestra de Shadi Bartsch-Zimmer, prestigiada professora de Estudos Clássicos na Universidade de Chicago. Os seus principais interesses de investigação centram-se na literatura da Roma imperial e na história da retórica e filosofia. É autora de diversos livros premiados e editora da singular revista KNOW: A Journal on the Formation of Knowledge. A Faculdade de Letras também a vai poder ouvir no congresso internacional What more can we say about Seneca?, a decorrer de 17 a 20 de Outubro.

Ricardo Duarte - Investigador do Centro de Estudos Clássicos