Todos a Bordo do U!Train Ideathon!

O U!Train Ideathon! é um ambicioso desafio da Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering) que irá levar 30 estudantes numa viagem de comboio entre Barcelona e Grenoble, em Setembro de 2024. As inscrições estão a decorrer até 20 de Novembro de 2023.

utrainUnite! é uma Aliança de Universidades Europeias que tem como objetivo dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento. A missão da Unite! é promover o planeamento liderado pelos estudantes, oferecendo-lhes a oportunidade de moldar a universidade do futuro e o U!Train Ideathon! faz parte de um conjunto de acções para alcançar este fim.

A iniciativa divide-se em duas partes:

• o Ideathon, que acontece numa fase inicial, entre 27 de novembro a 1 de dezembro de 2023, online, todas as noites, das 17:00 às 19:00 (CET). Durante estes dias os participantes irão reunir-se para debater, desenvolver e apresentar ideias ou soluções inovadoras para desafios ou problemas específicos, podendo haver uma apresentação para avaliar o trabalho;
  • e o U!Train, uma viagem prevista para Setembro de 2024 entre a UPC Barcelona e a Grenoble INP-UGA, ambas universidades parceira da Unite!. Durante o percurso, os estudantes irão participar em várias atividades não académicas e, já no destino, o evento terá continuidade com exercícios de teambuilding e trabalhos académico.

Quem concluir o curso, através da participação em todos os momentos da iniciativa, receberá 3 créditos (ECTS).

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é uma das nove Instituições que integram a Unite!. Esta Aliança integra ainda a Aalto University (Finlândia), a KTH - Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble INP - UGA (França), a Politecnico di Torino (Itália), a Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Austria), Wroclaw University of Science and Technology (Polónia) e a Technical University of Darmstadt (Alemanha), que coordena o Projeto.