Verão na ULisboa: Descobrir os mundos de Letras

Um, dois, três, quatro, cinco são o número de dias em que a Faculdade de Letras se encheu para receber os vinte e oito participantes do Verão na ULisboa. Dezasseis foram as actividades que, a pensar nestes pequenos- grandes- descobridores mostraram os cantos menos conhecidos da Faculdade.

A 6.ª edição do Verão na ULisboa trouxe à FLUL alunos do ensino secundário que, durante uma semana, entre 1 e 5 de Julho, participaram nas actividades que envolveram todas as áreas científicas da Faculdade de Letras. Provenientes de várias zonas do país, estes alunos foram desafiados a descobrir possíveis percursos académicos e profissionais, a alinhar ideias e a afinar escolhas futuras.

Em parceria com os vários Centros e Unidades da Faculdade, as actividades incluíram temas das várias áreas da Faculdade de Letras: desafios da linguística, descoberta da cultura clássica, jogos sobre o azulejo português, percursos pelo mundo das culturas e línguas da Ásia, entre outras propostas.

Para a maioria dos participantes, ainda com algumas dúvidas em relação ao seu percurso académico, esta semana de actividades foi um importante momento de descoberta (e surpresa) de temas ligados às humanidades. “Agora, depois desta experiência, dou por mim a pensar na etimologia das palavras, e a explicar aos meus colegas de Ciências que Letras está em tudo”, conta-nos o Tomás Morgado, que vai frequentar o 12.º ano na área de Ciências da Escola Secundária Filipa de Lencastre. Apaixonado pela música, Tomás acrescentou também que “Letras é a base de tudo, estou na fase de descoberta, vamos começar por onde tudo começou”.

Já para Maria Sousa, aluna do 12.º ano do Colégio Paulo VI, ainda a decidir qual o curso superior que irá seguir, a semana foi “diversificada, inovadora e com muito companheirismo”.

Joana Rodrigues do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Marquesa da Alorna, em Almeirim, revelou que a semana de actividades na FLUL superou as suas expectativas e permitiu-lhe abrir horizontes e a estar mais consciente em relação a outras áreas.

“Esta semana ajudou-me a decidir em relação ao meu futuro, confirmei a minha paixão pelas línguas clássicas: Grego e Latim” diz Raquel Teixeira, que vai entrar no 11.º ano e já está decidida em relação à escolha acertada do curso superior.

A semana de Verão de Letras, contou também com a participação do Centro de Estudos Indianos, do Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL), do Centro de Linguística da ULisboa, do Centro de Línguas e Culturas Eslavas, do Centro de Iranologia, do Centro de Estudos Clássicos, do Instituto de Historia da Arte, uma visita ao campo arqueológico de Vila Nova de São Pedro (Centro de Arqueologia- UNIARQ) e uma tarde de actividades desportivas no Estádio Universitário.

A edição deste ano do Verão na ULisboa encerrou com um momento de convívio entre participantes, monitores e encarregados de educação, no Jardim D. Pedro V, e a entrega dos diplomas de participação pela mão dos monitores desta edição.

Texto: Raquel Moreira (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografias: Luís Pereira, monitor FLUL do Verão na ULisboa