Lisbon Lectures in the Humanities: grande ciclo de conferências internacionais abre com Michael Fried na FLUL

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) apresentou, no passado dia 6 de Novembro, a primeira sessão do ciclo de grandes conferências internacionais - Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) - com a presença de Michael Fried, Professor Emérito de História da Arte na Johns Hopkins University (E.U.A.) e antigo director do seu Humanities Center.

Com quase 500 inscrições apuradas, a conferência de Michael Fried, que se realizou num Anfiteatro I lotado, teve cerca de 300 participantes, entre alunos, investigadores e docentes, oriundos da FLUL, da Universidade de Lisboa e de outras instituições de ensino, bem como público não-universitário.

A sessão contou com as presenças do Professor Doutor Miguel Tamen, director da Faculdade de Letras, do Professor Doutor António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e docente da FLUL, e do Professor Doutor Arnaldo Espírito Santo, Presidente da Associação para o Desenvolvimento da FLUL (ADFLUL), entidade que apoiou a iniciativa.

Na abertura da sessão, o director da FLUL apresentou as Lisbon Lectures in the Humanities sublinhando o princípio interdisciplinar da iniciativa e o empenho da FLUL em se abrir à cidade de Lisboa, ao público que tem interesse pelas Humanidades “e aos colegas da Universidade de Lisboa que vêm de campos muito diferentes” com a realização deste ciclo de grandes conferências.

Sobre as LLH, cujo elenco de conferencistas está já definido até ao final de 2020, o director da FLUL afirmou, ainda, que a iniciativa pretende destacar intelectuais muitas vezes não reconhecidos no contexto das suas áreas de estudo. “Mal-entendidos [que] são também mal-entendidos importantes para a nossa questão e para o nosso programa” sublinhou o professor.

O Professor Doutor António Feijó interveio para apresentar Michael Fried e a sua obra. Partilhando com o público presente a importância do seu primeiro contacto, em 1967, com o “extraordinário feito intelectual” que representa o ensaio de Fried “Art and Objecthood”, publicado nesse ano na revista Artforum, o professor da FLUL assinalou, entre outros aspectos, a singular importância da obra de Fried para o campo da História da Arte e da crítica, em particular para a compreensão da pintura de Manet.

Após as intervenções iniciais, Michael Fried tomou a palavra para a aguardada conferência sobre Manet em que abordou duas das obras mais marcantes e enigmáticas do pintor francês do séc. XIX – “O almoço no atelier” e “A varanda” –, dando a conhecer aos presentes um argumento que fará parte do seu novo livro, a publicar em breve, sobre pintores franceses. Após a conferência houve, ainda, oportunidade para um momento de perguntas do público dirigidas a Michael Fried.

Para além da sessão realizada na quarta-feira passada, a presença de Fried na Faculdade de Letras ficou ainda marcada pelo encontro, ao longo de três dias, com alguns grupos de alunos de pós-graduação, investigadores e professores, de várias das áreas do conhecimento da FLUL, com quem o professor discutiu sobre diversos tópicos.

“Quando estamos diante de um grande professor, com ideias originais e uma obra que interessa a historiadores de arte, a estudiosos da literatura, a historiadores e a filósofos, ficamos convencidos de que o efeito de entusiasmo intelectual se vai prolongar em muitos dos que o ouviram naquela noite: nos professores e investigadores mas, ainda mais importante, nas centenas de alunos que encheram por completo o Anfiteatro I” destaca o director da FLUL sobre os efeitos da visita de Michael Fried à Faculdade.

Com esta iniciativa bianual, que tem como parceiros media o jornal "Público" e a RTP, a FLUL contará, a partir de 2019, com a visita regular de grandes nomes mundiais das áreas da História, da Linguística, da Filosofia e dos Estudos da Literatura e de outras Artes. E as duas próximas oradoras das Lisbon Lectures in the Humanities para 2020 já foram reveladas.

Wendy Doniger, investigadora no campo da história das religiões e uma das mais relevantes sanscritistas da actualidade estará na FLUL para uma conferência agendada para o dia 22 de Abril de 2020. No final do ano, no dia 18 de Dezembro, será a vez de Martha Nussbaum, filósofa que tem ganho notoriedade pela sua defesa das humanidades.

As inscrições para as próximas conferências das Lisbon Lectures in the Humanities abrem em breve. Acompanhe a iniciativa no website www.llh.letras.ulisboa.pt.

Texto: Marisa Costa (FLUL- DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografia: Luísa Santos (FLUL- DREI, Núcleo Cooperação Internacional)