Candidaturas Abertas | 3.ª Edição Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Fundação Vasco Vieira de Almeida lançam a 3.ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, cujo prémio tem o valor de 20.000€, acrescido de um máximo de 5.000 euros para as despesas de publicação do trabalho vencedor, obrigatoriamente inédito, pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

premio professor francisco vieira de almeida 3edicaoCom um prazo de candidaturas a decorrer até dia até 31 julho de 2024, o galardão destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades e pretende distinguir o melhor trabalho científico submetido por licenciados, mestres, doutorados ou investigadores pós-doutorados da Faculdade de Letras até ao prazo máximo de cinco anos após a conclusão do grau académico em causa ou do términus do estatuto de investigador pós-doutorado.

Os interessados deverão submeter, nas línguas portuguesa, francesa ou inglesa, trabalhos originais não publicados e não premiados no âmbito de outro concurso, universitário ou de outra natureza, sendo aceites adaptações de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, desde que não tenham sido publicadas ao momento da atribuição do Prémio.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida foi instituído, em Dezembro de 2018, em homenagem ao filósofo e eminente Professor Catedrático da Faculdade de Letras Francisco Vieira de Almeida, “um dos nossos melhores professores, e aliás também nosso director. É um dos maiores, senão o maior, prémio de ensaio atribuído em Portugal”, explica o Director da Faculdade de Letras, Miguel Tamen.

Com caráter bienal, a iniciativa distinguiu, na sua primeira edição, a alumna Maria Luísa Resende pelo trabalho intitulado A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI, e, na segunda, foram premiados, ex áqueo, Ana Rita Barros Figueira, pelo trabalho Erótica de Aquiles: reconfigurações do kairos nos vasos gregos (séculos VI-V a.c.), e Tomás Maria Tavares Diniz Neves e Castro pelo trabalho Composite works of art: philosophy of art after Plato and Aristotle.

Todos os detalhes sobre o Prémio poderão ser encontrados no website da Fundação Vasco Vieira de Almeida.