Professores de Letras distinguidos com Prémio Científico ULisboa/CGD 2023

João Zilhão, do Centro de Arqueologia (UNIARQ) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), e Marina Vigário, do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL ganharam os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2023.

premios cientificos ulisboa cgd2023Entre as 26 áreas científicas consideradas para a atribuição dos Prémios, João Zilhão destacou-se na área História e Filosofia, tendo o júri sido “unânime quanto à atribuição do Prémio (…) pela extraordinária qualidade e impacto do seu trabalho, pelo contributo ímpar que tem dado para a afirmação internacional da Arqueologia portuguesa, em particular no domínio da Pré-História Antiga, e pelo elevadíssimo nível do impacto das publicações”. O Professor e Investigador, cujos últimos 20 anos de investigação têm sido focados principalmente na evolução do Paleolítico na Europa, tendo estado, para o efeito, envolvido em vários trabalhos de campo, como foi o caso das escavações na Gruta da Oliveira, na Gruta do Caldeirão ou no sistema de jazidas arqueológicas associado à nascente do rio Almonda, vê na atribuição deste prémio um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido na área.

Por sua vez, Marina Vigário, considerada uma “uma investigadora de excelência” pelo júri, ganhou o prémio atribuído à área de Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação). “A liderança de projetos competitivos, o trabalho desenvolvido numa área de ponta e a internacionalização da sua carreira mereceram” mereceram destaque na avaliação do júri. Para a Professora e Investigadora, que acumula também o cargo de Directora do Laboratório de Fonética e Fonologia e de Coordenadora da Comissão de Avaliação Interna e de Garantia de Qualidade da FLUL, "os Prémios Científicos da Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos são um sinal inequívoco da valorização institucional da melhor ciência feita na ULisboa em cada área e escola que constitui a nossa Universidade. É para mim um privilégio poder ser um elemento nesta rede ligada pelo valor científico e seu reconhecimento. Estes prémios prestigiam indivíduos e os seus grupos e dão relevo à investigação produzida. Apraz-me contribuir para a visibilidade da investigação desenvolvida na Faculdade de Letras da ULisboa, na Área de Ciências da Linguagem, e, dentro destas, no Laboratório de Fonética e Fonologia e no Lisbon Baby Lab, a que pertenço. Para além do trabalho individual e esforço de liderança, uma parte importante do que é agora premiado resulta de trabalho em rede nestes laboratórios. Partilho por isso o prémio com a equipa que, comigo, promoveu nos últimos anos o avanço e disseminação do conhecimento em áreas tão importantes como o desenvolvimento inicial da linguagem, em bebés com desenvolvimento típico e atípico, incluindo os efeitos (sabemos hoje, nefastos e duradouros) que a pandemia de COVID-19 teve no desenvolvimento da linguagem. Esta área, juntamente com a compreensão da componente sonora da linguagem e suas interfaces com outras áreas da gramática, estão entre os meus domínios de estudo de eleição. Sinto que se vivem momentos vibrantes na investigação sobre a linguagem: há muito para saber, e condições sem precedente para o avanço do conhecimento, com olhos postos em múltiplas aplicações relevantes socialmente. Estou grata por investigar nesta área, aqui e agora, assim como, naturalmente, pela distinção que me é atribuída".

Estes prémios anuais, no valor de 6 500€ cada, visam premiar a actividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. Entre os critérios de ponderação estiveram o número e o impacto das publicações científicas, incluindo artigos originais e de revisão, livros ou capítulos de livro, publicadas entre 1 de Janeiro de 2018 e 31 de Dezembro de 2022.

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/CGD será realizada no próximo dia 23 de Novembro, às 17:30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo aberta a toda a comunidade académica.

Mais detalhes sobre o evento, assim como a lista completa dos premiados e das Menções Honrosas da edição 2023, podem ser consultados no website ULisboa.