Feel Good February 2024 - Faz pelos outros, Faz voluntariado!

No mês de sensibilização para a importância da prática de actos de bondade, a Faculdade de Letras lembra a relevância do voluntariado na vida em sociedade.

feelgoodfevA Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em sintonia com a iniciativa Feel Good February, que se concretiza um pouco por todo o mundo ao longo deste mês, apela à reflexão sobre a importância de se contribuir para o bem-estar da comunidade e aponta o voluntariado como uma das formas mais imediatas e de maior impacto na ajuda ao próximo.

“Na Faculdade de Letras promovemos a prática de voluntariado através do Programa Letras Voluntariado. Este projecto foi um dos primeiros da Universidade de Lisboa a ser criado formalmente, com um regulamento próprio, e pretende aproximar os alunos da comunidade envolvente, promover a formação e o desenvolvimento pessoal dos estudantes e dotá-los de competências práticas e teóricas, relacionadas ou não com a sua formação académica”, esclarece Ana Galrão, do Núcleo de Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante.

O Programa Letras Voluntariado começou em 2001, inicialmente como resposta à carência de apoios para os estudantes com Necessidades Educativas Específicas. Ao longo dos anos, expandiu-se para abranger diversas áreas, criando oportunidades de voluntariado dentro e fora da Faculdade: “o Programa reúne oportunidades de voluntariado com entidades nas áreas de apoio aos sem abrigo, apoio a crianças e a animais, por exemplo, e a criação destas sinergias reforçam o compromisso da Faculdade e dos nossos alunos com a comunidade”, explica Ana Galrão.

Dentro da Faculdade, entre as iniciativas de voluntariado disponíveis, destacam-se, por exemplo, o Programa de Mentoria, o Projecto Integrar e a participação em vários projectos da Biblioteca da Faculdade e do Centro de Arqueologia (UNIARQ). Além disso, a Faculdade de Letras mantém colaborações significativas com entidades externas, de que são exemplo o Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital de Santa Maria, a Casa dos Animais de Lisboa (CML), o núcleo Refood do Lumiar e o projecto CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

Ao longo dos anos, o Programa Letras Voluntariado tem contado com a participação média de cerca de 70 alunos por ano, divididos em projectos de curta e longa duração. A procura de uma experiência de voluntariado assenta, muitas vezes, no gosto de ajudar os outros, como foi o caso de Filipa Santana, aluna da Faculdade de Letras: “a prática de voluntariado exige gosto e espírito de solidariedade, mas também muita responsabilidade”. Com uma experiência de voluntariado na área de apoio aos animais, a Filipa acredita que fazer voluntariado traz benefícios tanto para quem recebe a ajuda, como para quem faz pelos outros: “toda a experiência e todo o conhecimento que eu ganhei foi bastante benéfico para o meu desenvolvimento emocional (…) eu aprendi a controlar as minhas emoções, a saber agir em situações onde me era exigida uma maior calma na tomada de decisões”. Esta ideia é igualmente reforçada por Leonor Duarte, também estudante da Faculdade: “Eu gosto imenso de ajudar pessoas e no meu segundo ano de licenciatura decidi inscrever-me no Programa de Mentoria e este ano envolvi-me noutros projectos. Acho que é benéfico para ambas as partes: quem recebe sente a empatia e o conforto de saber que tem ali alguém para o ajudar e a nós, voluntários, ajuda-nos a crescer, a desenvolvermos o nosso sentido de responsabilidade e comunicação”.

“Acreditamos que a existência deste programa é crucial para estimular o sentido de entreajuda nos alunos, que são a base da sociedade futura. E o reiterado interesse dos estudantes
faz-nos crer que esta é uma área em que devemos apostar e, assim, contribuir para uma sociedade mais sã. E a vontade de ajudar dos nossos estudantes acaba por nos motivar a promover este projecto e criar ferramentas de apoio para os ajudar a ajudar, como é o caso do Curriculum do Voluntário Universitário (CVUniversitário), um dos primeiros do país desenhado para preparar os estudantes interessados em praticar voluntariado”, conclui Ana Galrão.

O CVUniversitário é um curso que a Faculdade de Letras oferece anualmente, em parceria com a Faculdade de Psicologia e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e pode ser frequentado por qualquer estudante universitário. Com actividades teóricas e práticas, a próxima edição começa já este mês de Fevereiro de 2024 e é uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem competências em voluntariado, como a regulação das emoções e a interacção com o outro.

Ao encorajar a prática do voluntariado, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa reafirma o seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e solidários, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.

Até dia 25 de Fevereiro de 2024, estão abertas as inscrições no Programa Letras Voluntariado. Para mais informações aconselha-se a consulta da página online da iniciativa.