A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras, vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa a Rita Charon, no próximo dia 6 de Junho de 2019, pelas 11h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

noticia rita charonRita Charon é médica de clínica geral (Harvard) e especialista em literatura pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA. Dá formação a estudantes sobre a linguagem da medicina, sobre como construir relações cooperantes com os pacientes e como usar a imaginação no cuidado de doentes. Ao criar o Programa em Medicina Narrativa em Columbia, no ano 2000, Rita Charon reuniu especialistas das humanidades e das ciências sociais, além de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicanalistas, com o objectivo de pensarem como o uso de histórias pode melhorar os cuidados de saúde.

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela ULisboa é fundamentada com o trabalho desenvolvido por Rita Charon, que lhe permitiu “carrear para a formação do pessoal médico e para a relação médico-doente as potencialidades da leitura literária, da leitura e da escrita de narrativas, como formas viabilizadoras dum aprofundamento daquela relação (…) com benefícios manifestos na eficácia terapêutica”.

Sobre o trabalho de Rita Charon é ainda destacada “a generosa disponibilidade reiteradamente manifestada por Rita Charon em várias colaborações com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, em particular, com o Centro de Estudos Anglísticos”. Na FLUL já leccionou cursos breves de formação, oficinas e palestras na área da Medicina Narrativa, sendo consultora no Projecto Narrativa & Medicina desde 2011 até ao presente.

Rita Charon frequentou a Harvard Medical School entre 1974 e 1978, obteve o grau de Mestre em Estudos Ingleses em 1990 e um doutoramento na mesma área de estudos no ano de 1999.

O seu prestígio como médica e como académica tem sido reiteradamente reconhecido com a atribuição de vários prémios de mérito de associações médicas e literárias.

Na cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Rita Charon, o elogio ficará a cargo da Professora Isabel Fernandes.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

 

Nota: Os professores que pretendam integrar o cortejo deverão confirmar a sua presença até 3 de Junho de 2019 para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , sendo obrigatório o traje académico com insígnias.