Novos cursos de Mestrado e Doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas na Faculdade de Letras

A Faculdade de Letras lança dois novos cursos: o Mestrado e o Doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas. De natureza interdisciplinar, estes cursos, oferecidos pela primeira vez em 2022/2023, fomentam o conhecimento crítico de amplos aspectos históricos e teóricos no campo das Literaturas Modernas, abarcando diferentes geografias, géneros, identidades e tempos.

novos cursos lacm 2022O Director dos novos cursos de Mestrado e Doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas, Professor Doutor Mário Avelar, explica que “estes cursos permitirão abrir a possibilidade de investigação avançada a nível de mestrado e de doutoramento num vasto campo de áreas científicas em que a faculdade tem vindo a trabalhar ao longo dos anos, e na qual possui reputados professores”.

Com planos de estudos únicos em Portugal, estes dois novos cursos agregam numa única oferta pós-graduada nove especialidades: Estudos Africanos de Expressão Portuguesa, Estudos Alemães, Estudos Brasileiros, Estudos Espanhóis, Estudos Franceses, Estudos Hispano-Americanos, Estudos Ingleses, Estudos Italianos e Estudos Norte-Americanos. Assim, cruzam o estudo de literaturas, artes e culturas, fomentando o estudo tanto de áreas dominantes como de áreas menos estudadas.

Os dois novos cursos distinguem-se também por uma estrutura muito flexível. Por um lado, o curso de mestrado conta apenas com dois seminários obrigatórios - Grandes Questões em Literatura Moderna e Investigação em Literaturas Modernas; O curso de doutoramento tem somente um seminário obrigatório - Grandes Questões em Literatura Moderna, sendo os restantes seminários de natureza opcional. Deste modo, a personalização de cada percurso académico é, também, um dos elementos diferenciadores desta nova oferta formativa da Faculdade de Letras. Por outro lado, a flexibilidade revela-se ainda pelo facto de a especialidade selecionada por cada estudante para o seminário de orientação e a dissertação de mestrado ou a tese de doutoramento, definir a especialidade do grau. “Esta flexibilidade permite ao estudante definir o seu próprio percurso, de acordo com os interesses e objectivos particulares da sua investigação”, sublinha o Director dos novos cursos, Professor Doutor Mário Avelar.

O curso de mestrado tem uma duração normal de 4 semestres; o de doutoramento prevê uma duração normal de 8 semestres. As candidaturas estão abertas em permanência e as primeiras admissões serão anunciadas já em Abril de 2022. Os interessados em iniciar um destes cursos já em Setembro de 2022 devem submeter a sua candidatura até ao final de Março.

Toda a informação sobre o plano de estudos, seminários, requisitos e candidaturas encontram-se disponíveis no website da Faculdade de Letras, aqui (Mestrado) e aqui (Doutoramento).

Mensagem do Director dos Cursos de Mestrado e Doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas, Professor Doutor Mário Avelar