Professor António Feijó eleito Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

António Feijó, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai ser o novo Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir de 3 de Maio de 2022.

2afeijo

A eleição decorreu ontem por voto secreto do Conselho de Administração Plenário da Fundação Calouste Gulbenkian.

Antigo Director e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (2008-2013), é Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, Director da Imprensa da Universidade de Lisboa, e Administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2018).

Licenciado em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras (1977), António Feijó é Mestre em Literatura Inglesa e Americana pela State University of New York (Albany) (1980) e Doutor em Literatura Inglesa e Americana pela Brown University (1985).

É Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras.

Teoria da Literatura, a Literatura do Renascimento Inglês, a Literatura Norte-Americana Moderna, e o Modernismo europeu e norte-americano são alguns dos domínios em que tem incidido a sua prática lectiva e de investigação. É autor de traduções e versões dramatúrgicas (Shakespeare, Otway, Fernando Pessoa, entre outros).

Entre as suas mais recentes publicações está a obra Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), Imprensa-Nacional Casa da Moeda, em 2015. Já em 2017 publicou com Miguel Tamen, Director da Faculdade de Letras, A Universidade como deve ser (Fundação Francisco Manuel dos Santos).

Na Fundação Calouste Gulbenkian (2008) e na Fundação Cupertino de Miranda (2018, em colaboração) comissariou diversas exposições sobre literatura. É Diretor Não-Executivo da Fundação da Casa de Mateus e foi Presidente do Conselho Geral Independente da RTP.

António Feijó vai suceder a Isabel Mota, que ocupa desde Maio de 2017 a presidência da Fundação Calouste Gulbenkian.

Texto: Tiago Artilheiro (DREI-FLUL, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: FLUL, Direitos Reservados