Alfred Brendel é o próximo conferencista das Lisbon Lectures in the Humanities

O pianista Alfred Brendel é o próximo convidado das Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), que vão decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa já no dia 20 de Abril de 2022, pelas 18h30, no Anfiteatro I, sobre o tema «Ingenuidade e ironia. As necessidades musicais de Goethe».

llh cartaz alfred brendel 2022Com 60 anos de carreira internacional, Alfred Brendel é reconhecido pelas suas interpretações de compositores da tradição centro-europeia, de Bach a Schoenberg. As execuções de Mozart, Haydn, Beethoven, Liszt e Schubert garantiram ao pianista um reconhecimento maior do seu trabalho.

“Alfred Brendel é um dos mais notáveis pianistas activos na segunda metade do século XX, mas também uma figura de intelectual, escritor e ensaísta que transcende em muito (e não seria pouco) a do extraordinário músico que é”, refere o Director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen.

A poesia e o ensaísmo assumem destaque na carreira do pianista, sobretudo quando perto dos 70 anos publica o volume Fingerzeig (1996). Estes interesses extra-musicais estão particularmente evidentes nos seus escritos sobre igrejas românicas, arquitectura barroca, estética Dada ou poesia nonsense, entre outros.

Vencedor do Prix Venezia: Premio Artur Rubinstein 2007, do Praemium Imperiale Tokyo 2008, da Juilliard Medal 2011 ou da Medalha de Ouro Mozart do Salzburg Mozarteum 2014, Brendel é “um exemplo do melhor que as Humanidades podem dar e podem revelar”, explica o Director da Faculdade de Letras.

Nascido em 1931 em Wizemberk, hoje na República Checa, Brendel estudou piano e composição com os pianistas Edwin Fischer, Paul Baumgartner e Eduard Steuermann. A viver actualmente no Reino Unido, o seu concerto final teve lugar com a Orquestra Filarmónica de Viena em 2008. O Director da Faculdade de Letras destaca que Alfred Brendel “contribuiu decisivamente para a redescoberta das sonatas para piano de Schubert e para a inclusão de obras de Schoenberg no cânone pianístico”.

Em homenagem ao vasto percurso do pianista, a Universidade de Lisboa confere-lhe no dia 20 de Abril de 2022, pelas 16h30, o título de Doutor Honoris Causa, em cerimónia a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Lançadas em Novembro de 2019, as LLH são um ciclo de grandes conferências internacionais, que contam com a presença de grandes nomes das Humanidades: críticos, escritores, investigadores que criaram pensamento próprio e suscitaram acesa discussão.

As LLH são as únicas conferências regulares do género organizadas por uma universidade portuguesa. O objectivo é contribuir para o enriquecimento da vida intelectual de Lisboa e estimular o alargamento do debate no âmbito das Humanidades, dando ao público, universitário e não-universitário, a oportunidade de contactar directamente com muito do que de melhor se faz e se pensa nessa área.

Esta conferência das Lisbon Lectures in the Humanities tem o apoio da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL) e da DSCH - Associação Musical, e o jornal Público como parceiro media. A entrada é livre, sujeita a inscrição em www.llh.letras.ulisboa.pt.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Direitos Reservados

Alfred Brendel pela voz dos docentes da Faculdade de Letras

Claudia J. Fischer - Professora do Dep. Estudos Germanísticos

“Alfred Brendel teve uma carreira de concertista que se prolongou por 60 anos, enriquecendo a vida dos melómanos com momentos de imersão privilegiada na música para piano de compositores como Beethoven, Mozart, Schubert e Schumann. Não menos relevante é, contudo, a sua produção ensaística sobre matéria musical, publicada em 2015 num volume cujo título, Music, Sense and Nonsense, evoca a relação descomprometida da música com o sentido, bem como o seu mais recente título The Lady from Arezzo. My Musical Life and Other Matters, publicado em 2019. Descomprometida e humorística é também a sua poesia, escrita na língua em que sonha, o alemão, e na qual reencontramos o seu olhar risonho, naturalmente musical e imbuído de ritmo. Será uma honra e um imenso prazer ouvi-lo, desta vez no uso da arte da palavra que também sempre o apaixonou.”

João Figueiredo - Professor do Dep. Literaturas Românicas

"Pianista mundialmente aclamado pelas suas interpretações dos grandes compositores clássicos, Alfred Brendel distingue-se também enquanto poeta e autor de ensaios sobre música e literatura. Como humanista que é, conhece bem a importância do humor e do nonsense, tanto na arte como na vida."

Paulo Farmhouse Alberto Professor do Dep. Estudos Clássicos

“Alfred Brendel é um dos mais notáveis pianistas da segunda metade do século XX, e um prolífico pensador, escritor e ensaísta. É um exemplo de alguém em quem se combinam interesses musicais com muitos outros interesses intelectuais, um paradigma claro do que são as Humanidades. A sua vinda à Faculdade de Letras será uma oportunidade única para encontrarmos ao vivo esta figura ímpar da cultura do nosso tempo.”