A celebração do contrato da empreitada de construção do novo edifício da Faculdade de Letras vai finalmente avançar, depois de ter sido aprovada a despesa pelo Conselho de Ministros, no dia 7 de Setembro de 2023, e publicada em Diário da República, no dia 22 de Setembro de 2023.
O novo edifício, que irá substituir o “Pavilhão Novo”, será composto por três andares, ocupados por salas de aula e gabinetes de professores. Acolherá também a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).
Arraste o cursor para a esquerda ou para a direita para visualizar a totalidade da imagem
Integrando o conjunto arquitectónico concebido pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o novo edifício incorporará alusões ao edifício central da Faculdade de Letras, referências a Almada Negreiros e às gravuras que ornamentam a fachada. Pretende ser uma expressão de modernidade, em harmonia com o ambiente circundante e a estilização clássica que caracterizam os edifícios no campus da Universidade de Lisboa.
Clique nas imagens para ampliar
A diferença de elevação entre o edifício a ser construído e os edifícios já existentes será preservada com o propósito de criar um espaço ao ar livre com características de "anfiteatro" para a realização de actividades em espaço aberto. O planeamento arquitectónico considerou também o contacto com a natureza, prevendo diversas áreas verdes. O pátio interior descoberto dotará as novas instalações de uma flexibilidade que permitirá a realização de exposições e outros eventos através da colocação de uma floreira-banco ao centro.
Arraste o cursor para a esquerda ou para a direita para visualizar a totalidade da imagem
Toda a construção, incluindo a pavimentação, o isolamento e as soluções de iluminação, irá respeitar as boas práticas ambientais e de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, em conformidade com as normas de acesso e as dimensões estabelecidas para todos os espaços.
O novo edifício, que irá substituir o "Pavilhão Novo", segue o projecto concebido em 2021 por uma equipa liderada pela arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira e composta pelos arquitectos Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa.
Imagens do Projecto Arquitectónico do edifício novo da FLUL, com coordenação da Arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira/ Direitos Reservados