Conselho de Ministros aprova despesa para construção do novo edifício da Faculdade de Letras

novo edificio 2023A celebração do contrato da empreitada de construção do novo edifício da Faculdade de Letras vai finalmente avançar, depois de ter sido aprovada a despesa pelo Conselho de Ministros, no dia 7 de Setembro de 2023, e publicada em Diário da República, no dia 22 de Setembro de 2023.

O novo edifício, que irá substituir o “Pavilhão Novo”, será composto por três andares, ocupados por salas de aula e gabinetes de professores. Acolherá também a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).

Arraste o cursor para a esquerda ou para a direita para visualizar a totalidade da imagem

Integrando o conjunto arquitectónico concebido pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o novo edifício incorporará alusões ao edifício central da Faculdade de Letras, referências a Almada Negreiros e às gravuras que ornamentam a fachada. Pretende ser uma expressão de modernidade, em harmonia com o ambiente circundante e a estilização clássica que caracterizam os edifícios no campus da Universidade de Lisboa.

Clique nas imagens para ampliar

A diferença de elevação entre o edifício a ser construído e os edifícios já existentes será preservada com o propósito de criar um espaço ao ar livre com características de "anfiteatro" para a realização de actividades em espaço aberto. O planeamento arquitectónico considerou também o contacto com a natureza, prevendo diversas áreas verdes. O pátio interior descoberto dotará as novas instalações de uma flexibilidade que permitirá a realização de exposições e outros eventos através da colocação de uma floreira-banco ao centro.

Toda a construção, incluindo a pavimentação, o isolamento e as soluções de iluminação, irá respeitar as boas práticas ambientais e de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, em conformidade com as normas de acesso e as dimensões estabelecidas para todos os espaços.

O novo edifício, que irá substituir o "Pavilhão Novo", segue o projecto concebido em 2021 por uma equipa liderada pela arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira e composta pelos arquitectos Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa.

Imagens do Projecto Arquitectónico do edifício novo da FLUL, com coordenação da Arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira/ Direitos Reservados