Prémio FLUL Alumni 2024: a excelência em destaque

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lança a 6.ª edição do Prémio FLUL Alumni, um galardão que pretende distinguir a carreira dos nossos alumni.

premio alumni2024 redesEste prémio destaca a excelência do percurso de um alumnus, valorizando-se critérios como excelência académica, contribuições para a comunidade e experiência profissional relevante.

Questionado sobre a relevância deste prémio, o actual Director da Faculda de Letras, Professor Hermenegildo Fernandes, afirma que "Parte o Prémio Alumni FLUL de um duplo pressuposto, comum a todas as instituições de Ensino Superior: em primeiro lugar que o tempo passado na juventude numa Universidade deixa marcas permanentes e indeléveis na nossa formação, capazes de influenciar um futuro; depois, que as Escolas mãe devem seguir e reconhecer o percurso dos seus filhos que mais se distinguiram.". Trata-se de um prémio para “todos eles [alumni], mesmo que em cada ano possa ser apenas atribuído a uma das muitas individualidades merecedoras de o receber", refere ainda o actual Director.

Os candidatos ao prémio, como definido no Regulamento, são propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa através do formulário disponível online, onde devem não só identificar o antigo aluno, mas também justificar esta escolha.

A elegibilidade dos nomes propostos e a decisão sobre o vencedor estará a cargo de um júri, constituído pelo Director da Faculdade de Letras, pelo Coordenador Científico do Programa FLUL Alumni, por dois a três Professores Eméritos da Universidade de Lisboa, designados pelo Director, e por um membro externo cooptado para cada edição do Prémio.

O Prémio FLUL Alumni, atribuído anualmente desde 2019, já distinguiu personalidades como Isabel Capeloa Gil, Jaime Gama, Jorge Molder, João Vale de Almeida e Djaimilia Pereira de Almeida.

As nomeações para o Prémio FLUL Alumni 2024 estarão abertas até 31 de Maio, e a sua entrega decorrerá em cerimónia pública, em data a anunciar posteriormente.