As duas edições de Os Lusíadas com data de 1572

15 maio 2024 12:00 - 13:00

Data: 15 de Maio de 2024 | 12h00

Local: on-line, na plataforma Zoom; credenciais a enviar aos inscritos na véspera do evento

Organização: Ângela Correia, pelo Grupo de Filologia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Mais informações: Neste site; azul-ferrete@fl.ul.pt

Inscrições: Aqui até 13 de Maio de 2024

Rita Marnoto é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Vice-DirectoraFotografia Marnoto do Centre International d’Études Portugaises de Genève, membro da Academia das Ciências de Lisboa e Comissária para as comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. Dedica-se ao estudo da literatura italiana, da literatura portuguesa e das suas relações recíprocas, com destaque para o classicismo e as vanguardas. No âmbito dos estudos camonianos, elaborou numerosos trabalhos, alguns dos quais reunidos em Sete ensaios camonianos (2007), coordenou o projecto Comentário a Camões, do qual resultaram quatro volumes (2012-2016), e publicou a obra O petrarquismo português do Cancioneiro geral a Camões (2015). Preparou quatro edições de Os Lusíadas (UC, 2016; UMinho 2021; Bompiani, 2021; Centre International d’Études Portugaises de Genève, 2022).

Os Encontros Filologia CLUL visam promover reuniões em torno de projetos filológicos ou relacionados com a Filologia, para que possamos conversar com os protagonistas de conhecimentos novos. Uma hora: trinta minutos de apresentação e trinta minutos de debate.