Data: 23-25 Novembro de 2023
Local: 23 e 24/11 Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Anfiteatro III, 25/11 Goethe Institut (biblioteca)
Organização: CFUL
Mais informações: Neste site; humanitascoloquio@gmail.com
Inscrições: Obrigatórias neste link até 22 de Novembro
É com enorme prazer que anunciamos o colóquio internacional Humanitas: Arte, Mitologia e Metafísica a ter
lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e no Goethe-Institut (Lisboa), nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023.
A abrangência temática deste evento filosófico encontra a sua unidade no pressuposto metafísico de que o fundamento da razão não é, ele próprio, racional. Ou seja, de que existe uma relação imediata entre o pensamento objetivo-lógico-empírico e a atualização do pensamento mitológico. O mito estabelece, portanto, uma ambiguidade entre o imaginário e o real: se, por um lado, nele prevalece o fantástico e o absurdo, também é verdade que ativamente procura dar significação às experiências mais básicas da vida humana. Se assim é, a mitologia pode ser muito primitiva em termos de conhecimento, mas rica em termos de significação. Daí Cassirer considerar que não devemos definir o humano através da propriedade da racionalidade, mas antes pela capacidade de atribuir significado às coisas, a qual poderá ser, do ponto de vista da história da evolução cognitiva humana, temporalmente prioritária ao pensamento lógico-formal.
A arte constitui a união perfeita entre estes dois polos só aparentemente antitéticos, funcionando como fator de resistência à total racionalização instrumental do mundo, sem cair no irracionalismo. Reconhecemos, então, à arte o estatuto de uma “nova mitologia”. “Nova” porque mais aberta à discussão, interpretação e crítica. “Mitologia” porque desempenha um papel fundamental na expressão e na compreensão da condição humana que continua a distinguir-se das predominantes ferramentas de análise metodológica, objetiva e mensurável.
Conferencistas: Ana Rita Ferreira (Centro 22 de Julho, Oslo & Universidade de Lisboa, Carlos João Correia (Universidade de Lisboa), Deepak Sarma (Case Western Reserve University, Estados Unudos), Elisabete M. de Sousa (Universidade de Lisboa), Gregory S. Moss (University of Hong Kong, China), Helena Costa Carvalho (Universidade de Lisboa), José Pedro Serra (Universidade de Lisboa), José Câmara Leme (NOVA), José Miranda Justo (Universidade de Lisboa), José Quaresma (Universidade de Lisboa), Katia Hay (University of Amsterdam), Markus Gabriel (Bonn Universität), Miguel Cereceda (Universidad Autónoma de Madrid), Nelson Gomes (Universidade de Brasília, Brasil), Paulo Borges (Universidade de Lisboa), Sofia Miguens (Universidade do Porto), Soraya Nour Sckell (NOVA), Susana Oliveira (NOVA & Universidade de Lisboa), Tiago Sousa (Universidade do Minho) e Vasti Roodt (Stellenbosch University, África do Sul).
Comissão organizadora: Filipa Afonso, Jeovet B. Virgínia, Manuel João Pires, Moirika Reker, Rui Maia Rego, Sara Fernandes, Susana Reis e Teresa Antunes
*Colóquio acreditado pela Universidade do Minho como acção de formação para os grupos docentes de filosofia, educação visual e tecnológica e artes visuais*