poster image mar de historiaO curso-livre “Um Mar de Histórias: Narrativas da Índia, Parte 1” dado por João Pedro Oliveira , de 20 horas, tem por maior objectivo dar a conhecer as narrativas e personagens mais importantes da longa tradição oral e literária indiana.

Muitas destas histórias têm uma dimensão cultural e religiosa que se traduz frequentemente em cultura material existente em museus consagrados à Ásia, incluindo em Portugal. Sendo que, na Índia e noutros espaços asiáticos, a maioria destas narrativas têm a mesma importância narrativa e cultural que a Bíblia e os épicos homéricos têm para a cultura europeia, estas são frequentemente adaptadas para os média modernos ou directa ou indirectamente referidas em histórias modernas. Exemplo disso é o cinema de Bollywood, que começa agora também a ficar mais conhecido no espaço mediático português. Por outro lado, procura-se também um conhecimento mais local, pelo que, além de histórias inteiramente folclóricas, se contarão e conhecerão também as histórias mais conhecidas e difundidas no meio literário nas suas versões mais folclóricas. Neste sentido, para que o conhecimento da tradição narrativa indiana seja o mais holística possível, haverá sempre um foco sobre dicotomias importantes como: religioso e secular, central e local, tradicional e moderno, literário e oral, dramático e cómico, conhecidas em todo o país (ou além do mesmo) ou com mera importância local para uma comunidade específica.

Os conteúdos programáticos do curso serão os seguintes:

1) Haverá uma forte componente narrativa, pelo que serão contadas muitas histórias. Neste sentido, serão apresentados o enredo e as principais personagens de cada narrativa, no caso das narrativas longas. Narrativas curtas poderão ser apresentadas na íntegra;

2) Será abordado o contexto histórico, cultural e linguístico em que a narrativa surgiu. O foco do curso não será sobre a história nem sobre fenómenos culturais como a religião, mas, dada a sua importância em muitas das narrativas em questão, estes temas também serão desenvolvidos sempre que necessário para uma compreensão das histórias;

3) Por fim, será feita uma análise da influência de cada narrativa desde o passado até aos nossos dias e dentro e fora da Índia, o que inclui as suas adaptações para diferentes meios artísticos. Neste sentido, além de adaptações literárias, serão exibidos extractos em vídeo de várias adaptações televisivas e cinematográficas, danças tradicionais, performances teatrais, vídeos curtos da UNESCO (dado que muita cultura material e imaterial relacionada com as narrativas estudadas é considerada património da humanidade pela mesma), bem como imagens de obras pictóricas, estátuas ou monumentos da Índia e de outros países da Ásia e do Ocidente. Privilegiar-se-á principalmente a recepção de cada uma destas narrativas nos períodos moderno e contemporâneo e as suas adaptações audiovisuais nos países da Ásia, assim como no mundo ocidental.

Com estes instrumentos, espera-se que o aluno seja capaz de:

1) Conhecer e apreciar a diversidade étnica, cultural e linguística da Índia e o modo como estas diferenças se traduzem nas suas narrativas, mas também como existe um fio condutor narrativo que une a diversidade indiana numa unidade narrativa maior do que as suas diferenças.

2) Reconhecer as narrativas e personagens abordadas ou alusões às mesmas nas suas mais diversas adaptações materiais ou imateriais.

3) Conhecer o contexto histórico e cultural em que as mesmas narrativas e personagens foram criadas e a transformação do seu simbolismo em diferentes tempos e espaços.4) Conhecer e reconhecer o percurso que estas narrativas e personagens tomaram dentro do espaço euroasiático.

Valor do curso: €100 (80€ para os alunos e funcionários da FLUL) + taxa de inscrição

Ficha de Inscrição

Faça o dowload da ficha de inscrição »

Informações e Inscrições:

Telefone: 21 792 00 00