Ensino

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A Escola de Verão da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa decorre entre 3 de Junho e 13 de Setembro e oferece uma ampla variedade de actividades enriquecedoras.

É uma oportunidade única para toda a comunidade académica e o público em geral expandirem os seus conhecimentos numa atmosfera que promove o pensamento crítico em Artes e Humanidades. O programa inclui cursos livres, ateliers, trabalho de campo, cursos de línguas, visitas guiadas, actividades especialmente desenhadas para crianças e muitas outras iniciativas, inseridas nas múltiplas áreas de estudo da Faculdade de Letras.

 

SETEMBRO

Curso

Cursos de Português Língua Estrangeira

2 a 27 Set. | 8h - 12h (2.ª a 6.ª)

cursos portugues lingua estrangeira

Curso

STEM VIII - Summer Training in Experimental Methods

2 a 6 Set. | 9h30 - 18h30

stem viii

Workshop

Data Visualization Workshop

12 Set. | 14h - 16h

data workshop
Esta página encontra-se em constante actualização.

 

A Faculdade de Letras oferece formação em mais de 20 línguas estrangeiras, modernas e antigas. Garante ainda a formação em português como língua estrangeira aos alunos da ULisboa bem como a formação em português língua segunda. Na Faculdade de Letras os alunos podem estudar as seguintes línguas.

Línguas Modernas
Alemão | Búlgaro | Catalão | Checo | Chinês (Mandarim) | Coreano | Croata | Esloveno | Espanhol | Francês | Hindi | Inglês | Italiano | Japonês | Persa | Polaco |Português (Língua Estrangeira ou Língua Segunda) | Romeno | Russo | Turco

Línguas Antigas
Grego | Latim | Sânscrito

Na Faculdade de Letras, o ensino de línguas estrangeiras modernas segue os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, 2001). Os seis níveis de competências do QECR (A1, A2, B1, B2, C1 e C2) dividem-se em subníveis consoante a língua estrangeira.

Testes de Colocação em Nível de Língua Estrangeira

Os alunos que não têm quaisquer conhecimentos da língua estrangeira que pretendem frequentar podem inscrever-se directamente no nível inicial oferecido pela Faculdade de Letras, que é A1.1 para a maioria das línguas estrangeiras modernas; e A1 para catalão, espanhol, francês, italiano. Não se oferecem disciplinas de nível inicial (A) de língua inglesa.

Os alunos que já têm alguns conhecimentos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português língua estrangeira têm de fazer um teste de colocação em nível de língua para que seja possível identificar o nível mais adequado para a sua inscrição.

O teste de colocação em nível de língua QECR é exigido para inscrição em qualquer disciplina de inglês.

Nos seguintes links, encontra toda a informação relevante bem como o calendário dos testes de colocação em nível de língua exigidos para poder fazer a inscrição.

 

Estes testes de colocação em nível de língua só servem para fins de inscrição numa unidade curricular de língua estrangeira na Faculdade de Letras. Durante as duas primeiras semanas de aulas, o professor de língua pode alterar o nível em que o aluno foi colocado, para que o aluno possa mudar a sua inscrição.

 

 O reconhecimento em Portugal de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, é regulado desde 1 de janeiro de 2019 pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto. A aplicação deste Decreto-Lei é regulamentada pela Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro.

Existem, neste momento, três tipos de reconhecimento em Portugal:

Reconhecimento automático

Forma de reconhecer genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre e doutor ou de diploma de técnico superior profissional, que conste do elenco de graus e diplomas fixado pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros e que tenha sido conferido por uma instituição reconhecida ou acreditada pelas autoridades competentes do país de origem. Pode verificar, na página da DGES, se o seu diploma pode ser objeto de reconhecimento automático.

Reconhecimento de nível

Permite reconhecer por comparabilidade, caso a caso, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português.
O reconhecimento de nível é requerido a uma instituição que confira o grau ou diploma na mesma área de formação. Pode consultar, na página da ULisboa, as nossas áreas de formação.

O reconhecimento de nível pode ainda ser baseado em precedência, nos casos em que se reúnam cumulativamente os seguintes elementos:

  1. ser conferido pela mesma instituição de ensino superior estrangeira no mesmo país;
  2. apresentar a mesma designação do ciclo de estudos;
  3. apresentar a mesma designação do grau ou diploma estrangeiro;
  4. a formação conferente do grau ou diploma ter duração idêntica ou o mesmo número de créditos.

Reconhecimento específico

Permite reconhecer por comparabilidade, caso a caso, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português numa determinada área de formação, especialidade ou ramo do conhecimento.

O reconhecimento específico é requerido a uma instituição que confira o grau ou diploma na mesma área de formação. Pode consultar, na página da ULisboa, as nossas áreas de formação.

Este reconhecimento pode ser condicionado à aprovação em procedimentos de avaliação de conhecimentos.

No âmbito de reconhecimento específico, aos graus conferidos por instituições de ensino superior estrangeiras na sequência de uma formação com 300 a 360 créditos e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres curriculares que correspondam em Portugal:

  1. Em duração e conteúdos programáticos, ao ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre, é reconhecido o grau de mestre;
  2. Em conteúdos programáticos, a ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, é reconhecido o grau de mestre, desde que o titular do referido grau académico tenha obtido aprovação em dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, com duração equivalente a 30 créditos.

 

Perguntas Frequentes

Onde devo apresentar o meu pedido de reconhecimento?

O pedido é efectuado através do formulário eletrónico disponibilizado na página da DGES.

Caso pretenda, pode dirigir-se aos serviços da ULisboa, no horário normal de atendimento, e submeter o pedido com o apoio de um dos nossos colaboradores (ver local e horário mais abaixo). Neste caso, deve apresentar o diploma ou certificado original e o documento de identificação e deve trazer numa pendrive todos os documentos digitalizados para submeter (cada ficheiro pode ter até 4 MB, já que o formulário não aceita ficheiros de maior dimensão). Pode ainda efetuar o pagamento dos emolumentos no mesmo momento.

Caso pretenda submeter o pedido à distância, deve verificar que todos os dados introduzidos estão completos (nome, contactos, entre outros). O formulário apenas aceita a submissão de ficheiros que tenham até 4 MB, pelo que os ficheiros maiores devem ser repartidos em vários, identificados com o mesmo nome, seguidos de “1”, “2”, “3”, etc. Se solicitar reconhecimento automático, no campo “Ciclo de Estudos” deve indicar “Bolonha” caso o seu curso tenha sido realizado numa universidade europeia após a implementação deste processo, “Pré-Bolonha” caso tenha sido anterior e “Outros” caso tenha realizado o seu curso nos EUA, Canadá ou Brasil (países incluídos no elenco de deliberações). No campo seguinte, referente ao Grau, deve selecionar o Grau que corresponde àquele que lhe foi conferido pela Universidade estrangeira.

A Universidade de Lisboa reserva-se o direito de editar os dados de acordo com os documentos submetidos e apresentados pelo requerente.

 

Quais os documentos que devo apresentar?

Para o reconhecimento automático ou para o reconhecimento de nível por precedência:

 

1. Um dos seguintes documentos:

  1. Cópia do diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito. Neste caso, deverá ainda apresentar o original no Núcleo de Provas Académicas da Reitoria da ULisboa ou enviar, para o mesmo Núcleo, cópia autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  2. Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  3. Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento. Neste caso, deverá ainda apresentar o original no Núcleo de Provas Académicas da Reitoria da ULisboa ou enviar, para o mesmo Núcleo, cópia autenticada pelas autoridades competentes para o efeito.

Todos os documentos emitidos pela instituição de ensino superior estrangeira podem ser apresentados em formato digital, desde que seja inequívoca a sua autenticidade e estes se apresentem em formato não editável e com assinatura eletrónica qualificada aposta pelas autoridades competentes dessa instituição.

2. Declaração do requerente onde propõe as classificações CNAEF e FOS da formação que pretende ver reconhecida. Pode consultar as tabelas de área de formação CNAEF e FOS na página dos Reconhecimentos da ULisboa Site.

3. O processamento do pedido fica condicionado à exibição do documento de identificação. Em alternativa, pode submeter declaração em como autoriza o envio de cópia do documento de identificação para efeitos de emissão da certidão de registo de reconhecimento, acompanhada de cópia do documento devidamente traçada ou anulada.

Se pretender requerer a conversão da classificação final:

1. Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira com indicação da classificação final atribuída ao grau académico ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento. Deve ainda ser comprovada a escala de classificação adotada pela instituição de ensino superior estrangeira, incluindo a classificação mínima para aprovação e a classificação máxima na escala.

2. Cópia do certificado de reconhecimento prévio.

Para o reconhecimento específico ou de nível sem precedência:

1. Um dos seguintes documentos:

  1. Cópia do diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito. Neste caso, deverá ainda apresentar o original no Núcleo de Provas Académicas da Reitoria da ULisboa ou enviar, para o mesmo Núcleo, cópia autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  2. Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  3. Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento. Neste caso, deverá ainda apresentar o original no Núcleo de Provas Académicas da Reitoria da ULisboa ou enviar, para o mesmo Núcleo, cópia autenticada pelas autoridades competentes para o efeito.

Todos os documentos emitidos pela instituição de ensino superior estrangeira podem ser apresentados em formato digital, desde que seja inequívoca a sua autenticidade e estes se apresentem em formato não editável e com assinatura eletrónica qualificada aposta pelas autoridades competentes dessa instituição.

2. Declaração do requerente onde propõe as classificações CNAEF e FOS da formação que pretende ver reconhecida. Pode consultar as tabelas de área de formação CNAEF e FOS na página dos Reconhecimentos ULisboa Site.

3. Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira onde constem as unidades curriculares em que o requerente obteve aprovação, e que conduziram à obtenção do grau ou diploma a que solicita reconhecimento, bem como os respetivos conteúdos programáticos, a duração dos estudos conducentes à obtenção do grau e a respetiva classificação final.

4. Quando se trate de um grau correspondente ao nível de mestre, uma cópia digital ou digitalizada da dissertação defendida ou do trabalho de projeto, ou do relatório de estágio.

5. Quando se trate de um grau correspondente ao nível de doutor, uma cópia digital ou digitalizada da tese defendida, excetuando quando esta tenha sido substituída por outros trabalhos de investigação, obras ou realizações artísticas, caso em que devem ser entregues em formato digital ou digitalizado os elementos apropriados para conhecer o teor da investigação realizada e as fundamentações que explicitem o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

6. O processamento do pedido fica condicionado à exibição do documento de identificação. Em alternativa, pode submeter declaração em como autoriza o envio de cópia do documento de identificação para efeitos de emissão da certidão de registo de reconhecimento, acompanhada de cópia do documento devidamente traçada ou anulada.

Os documentos referidos em 4 e 5 são dispensados nas situações em que a sua apresentação não foi exigida para a obtenção do grau académico que pretende ver reconhecido, devendo o requerente comprovar essa situação através de documento emitido pela respetiva instituição de ensino superior estrangeira que confirme que para a conclusão do grau não houve lugar à apresentação desses elementos.

Os documentos deve estar traduzidos?

1. Os diplomas, certificados e documentos referentes a unidades curriculares, conteúdos programáticos, duração de estudos ou classificação final que se encontrem redigidos numa língua estrangeira que não o espanhol, francês e inglês devem ser acompanhados de tradução para português devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

2. Na entrega dos trabalhos de projeto, relatório de estágio, dissertação, teses e fundamentações que se encontrem redigidos em qualquer língua estrangeira pode ser solicitada a entrega de tradução para português devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

3. A certificação referida nos números anteriores incide sobre o conteúdo da tradução e não sobre as assinaturas dos intervenientes nos atos em causa.

Como devo legalizar os documentos?

Os diplomas, certificados e históricos escolares emitidos por instituições de ensino superior de países extracomunitários devem ser legalizados por agente consular português ou pela Apostila de Haia. Estas legalizações são efetuadas no país de origem dos documentos.

Como autenticar os documentos

Os diplomas e certificados podem ser apresentados através de cópia autenticada realizada por Cartório Notarial Português, Consulado Português, Câmaras de Comércio e Indústria (reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro), Advogados e Solicitadores, Conservatórias, Juntas de freguesia, CTT.

Quais os emolumentos aplicáveis?

  • Reconhecimento automático: 50,00€
  • Reconhecimento automático com conversão de classificação final: 75,00€
  • Reconhecimento de nível: 550,00€
  • Reconhecimento de nível por precedência: 50,00€
  • Reconhecimento de nível por precedência com conversão de classificação final: 75,00€
  • Reconhecimento específico: 550,00€
  • Reconhecimento específico de grau para o qual seja possível conferir reconhecimento automático: 275€
  • Pedido de conversão de classificação final apresentado separadamente do pedido de reconhecimento automático ou de nível: 50,00€
  • Emissão de 2.ª via de certidões de registo de reconhecimento de habilitações estrangeiras: 25,00€.

Quais os prazos?

A contagem dos prazos:

  • inicia-se quando o pedido estiver completo, o que inclui a submissão de todos os documentos, bem como a apresentação dos que lhe sejam solicitados, e o pagamento dos emolumentos;
  • suspende-se quando seja solicitada informação, documentação ou avaliação.

Reconhecimento automático: 30 dias úteis contados a partir da receção do requerimento devidamente instruído.
Reconhecimento de nível: 90 dias úteis contados a partir da receção do requerimento devidamente instruído.
Reconhecimento de nível baseado em precedência: 30 dias úteis contados a partir da receção do requerimento devidamente instruído.
Reconhecimento específico: 90 dias úteis contados a partir da receção do requerimento devidamente instruído.

 

Documentos relativos a Reconhecimentos na FLUL

Nomeação de Júris

 

Horário de atendimento e contactos

Horário: Dias úteis, das 9h00 às 16h00

Núcleo de Provas Académicas Departamento Académico
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-004 Lisboa, Portugal

Telefone: 210113400

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

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Qualquer interessado (maior de 16 anos e inscrito ou não num curso da ULisboa) pode candidatar-se à frequência de unidades curriculares de licenciatura, mestrado ou doutoramento oferecidas pela Faculdade de Letras (podendo escolher frequentá-las com ou sem avaliação).

A candidatura é feita online e deve ser consultado o Edital de cada ano lectivo. A selecção é limitada ao número de vagas disponíveis.

Podem candidatar -se à frequência de unidades curriculares isoladas da Faculdade de Letras da ULisboa:

  • estudantes de qualquer Escola da ULisboa, ou de um ciclo de estudos funcionando na dependência direta da reitoria, inscritos em ciclos de estudos distintos do ciclo ao qual pertence essa unidade curricular;
  • estudantes de qualquer Escola da ULisboa, ou de um ciclo de estudos funcionando na dependência direta da reitoria, inscritos num ciclo de estudos ao qual pertence essa unidade curricular como opcional, que a pretendam realizar para além das requeridas para a conclusão do correspondente Plano de Estudos;
  • estudantes externos à ULisboa, inscritos em ciclos de estudos de outra instituição de ensino superior;
  • outros interessados, sem qualquer vínculo a instituições de ensino superior, desde que maiores de 16 anos.

 

Os candidatos podem consultar aqui uma descrição breve das unidades curriculares.

Estes alunos podem inscrever-se em várias unidades curriculares isoladas desde que não excedam o número máximo de créditos por ano lectivo: 30 créditos ECTS. Neste regime, o aluno não pode frequentar mais do que 60 créditos ECTS em cada ciclo de estudos.

Critérios de seriação

A seriação das candidaturas é feita em função do número de vagas disponíveis em cada unidade curricular/ turma.

A candidatura a frequência de unidade curricular de língua estrangeira tem de ser acompanhada de um comprovativo de colocação em nível de língua (consulte aqui o calendário de provas de colocação em nível de língua estrangeira).

Taxas e Emolumentos | Unidades Curriculares Isoladas

Taxa de candidatura: 20€ (não havendo lugar à sua devolução, se o candidato não for admitido)

Taxa de inscrição: 20€ (inclui seguro escolar):

Taxa de Frequência: Licenciatura e Mestrado: 20€ por cada Crédito ECTS (pago na inscrição) | Doutoramento: 45€ por cada Crédito ECTS (pago na inscrição)

Em caso de desistência, os valores já liquidados não são reembolsados.

Legislação Aplicável


Candidatura online no Portal da Faculdade de Letras

Resultados das Candidaturas para o ano lectivo 2024/2025:


Mais informações:

 

Início do ano lectivo: 14 de Setembro de 2024

Fim do ano lectivo (incluindo avaliações): 26 de Julho de 2025

Primeiro Semestre

14 de Setembro de 2024 a 10 de Janeiro de 2025: Período lectivo

23 de Dezembro 2024 a 4 de Janeiro de 2025: Férias de Natal

Até 22 de Janeiro 2025: Lançamento de notas 1.º Semestre (1.º ciclo)

Até 5 de Julho de 2025: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Segundo Semestre

10 de Fevereiro de 2025 a 30 de Maio de 2025: Período lectivo

3 a 5 de Março de 2025: Férias de Carnaval

14 a 20 de Abril de 2025: Férias de Páscoa

Até 11 de Junho de 2025: Lançamento de notas 2.º Semestre (1.º ciclo)

Até 5 de Julho de 2025: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Até 26 de Julho de 2025: Lançamento de notas de Unidade Curricular de Estágio (1º ciclo)

Escola de Verão

3 de Junho a 30 de Agosto de 2025

Épocas de Avaliação Final Alternativa

27 a 31 de Janeiro de 2025: Época de avaliação final alternativa 1.º Semestre

Até 10 de Fevereiro de 2025: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 1.º Semestre

16 a 20 de Junho de 2025: Época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Até 30 de Junho de 2025: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Época Especial de Conclusão de Licenciatura

2 a 6 de Setembro de 2024: Época especial de conclusão licenciatura 2023/2024

Até 13 de Setembro de 2024: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 2023/2024

24 e 25 de Fevereiro de 2025: Época especial de conclusão Licenciatura 1.º Semestre 2024/2025

Até 7 de Março de 2025: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 1.º Semestre 2024/2025

1 a 5 de Setembro de 2025: Época especial de conclusão licenciatura 2024/2025

Até 12 de Setembro de 2025: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 2024/2025

 

Calendário de Procedimentos Serviços Académicos 2024/2025

 

Estudos Graduados

Licenciaturas | Candidaturas e admissões

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Ver os prazos da DGES

Concursos Especiais (para Maiores de 23 Anos, Titulares de Grau Superior e Mudança de Par Instituição/Curso)

22 de Julho a 9 de Agosto de 2024: Candidaturas a concursos especiais para ingresso em Licenciatura

23 de Agosto 2024: Admissões de concursos especiais para ingresso em Licenciatura

Estudantes Internacionais
Primeira Fase

2 de Janeiro a 9 de Fevereiro de 2024: Candidaturas de estudantes internacionais

até 7 de Março de 2024: Admissões de estudantes internacionais

Segunda Fase

3 de Abril a 24 de Maio de 2024: Candidaturas de estudantes internacionais

Até 21 de Junho de 2024: Admissões de estudantes internacionais

Reingresso em Licenciatura

17 de Junho a 3 de Julho 2024: Candidaturas para reingresso em Licenciatura

12 de Julho 2024: Admissões para reingresso em Licenciatura

Regimes Especiais

Ver os prazos da DGES

Licenciaturas | Matrículas e Inscrições

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Primeira Fase CNAES

26 (a partir das 11h00) a 29 de Agosto de 2024: Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

Segunda Fase CNAES

16 (a partir das 11h00) a 18 de Setembro de 2024: Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

Terceira Fase CNAES

30 (a partir das 11h00) de Setembro a 2 de Outubro de 2024: Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

 

Renovações de Inscrição, Reingressos e Concursos Especiais

Fase Única (alunos de 1.º ano repetentes, 2.º e 3.º anos, Reingressos, concursos Maiores de 23 anos, Titulares de Curso Superior, Mudança de par Instituição/Curso e Estudantes Internacionais)

2 de Setembro (a partir das 11h00) a 13 de Setembro 2024: Inscrições 1.º e 2.º Semestres (FENIX), no período definido para o Bloco de Inscrição a que pertença o número de estudante atríbuido.

Testes de Colocação em Nível de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Regimes Especiais
Fase Única (estudantes colocados ao abrigo dos Regimes Especiais)

A definir pela DGES

Inscrições de estudantes que realizaram exame na Época Especial de conclusão de Licenciatura

Até 20 de Setembro de 2024 (FENIX)

Mudança de inscrições em disciplina e/ou turma

23 a 27 de Setembro de 2024: Mudanças de disciplina e/ou turma 1.º Semestre para alunos (FENIX)

17 a 21 de Fevereiro de 2025: Mudança de disciplina e/ou turma 2.º Semestre (FENIX)

Nota: Estudantes que pretendem 1.ª inscrição numa nova língua estrangeira devem realizar Testes de Colocação em Nível de Língua Estrangeira de acordo com o calendário disponível aqui.

Inscrições nas Épocas de Avaliação Final Alternativa e em Melhoria de Nota por avaliação final alternativa

20 a 24 de Janeiro 2025 (até às 16h00): Inscrições na época de avaliação final alternativa 1.º Semestre (FENIX)

6 a 12 de Junho de 2025: Inscrições na época de avaliação final alternativa 2.º Semestre (FENIX)

Inscrições na Época Especial de Conclusão de Licenciatura

1 a 16 de Agosto 2024: inscrição na época especial de conclusão licenciatura 2023/2024 (FENIX)

3 a 13 de Fevereiro 2025 (até às 17h00): inscrições na época especial de conclusão de licenciatura 1.º Semestre 2024/2025 (FENIX)

1 a 14 de Agosto 2025: inscrição na época especial de conclusão licenciatura 2024/2025 (FENIX)

 

Inscrições Melhoria de Notas

17 a 20 de Setembro 2024: inscrição para melhorias de notas do 1.º Semestre (FENIX)

11 a 14 de Fevereiro 2025: inscrição para melhorias de notas do 2.º Semestre (FENIX)

 

Estudos Pós-graduados

Mestrados, Doutoramentos, Cursos de Pós-graduação | Candidaturas e Admissões

Até 15 de Junho 2024: Candidaturas (vagas sobrantes para iniciar o curso no 1.º Semestre 2024/2025)

Até 30 de Junho 2024: Admissões (curso a iniciar no 1.º Semestre 2024/2025)

De 23 de Setembro 2024 até 15 de Novembro 2024: Candidaturas (para iniciar o curso no 2.º Semestre 2024/2025)

Até 30 de Novembro 2024: Admissões (curso a iniciar no 2.º Semestre 2024/2025)

De 2 de Janeiro até 15 de Junho 2025: Candidaturas (para iniciar o curso no 1.º Semestre 2025/2026)

De 1 de Setembro até 15 de Novembro 2025: Candidaturas (para iniciar o curso no 2.º Semestre 2025/2026)

Até 30 de Novembro 2025: Admissões (curso a iniciar no 2.º Semestre 2025/2026)

 

Mestrados, Doutoramentos, Cursos de Pós-graduação | Matrículas e inscrições

De 5 (a partir das 10h00) a 7 de Setembro 2024 (até às 17h00): Matrículas e inscrições 2024/2025 (admitidos para início do curso no 1.º Semestre) (FENIX)

14 a 17 de Janeiro 2025: Matrículas e inscrições 2024/2025 (admitidos para início do curso no 2.º Semestre) (FENIX)

Mudança de inscrições em disciplina e/ou turma

23 a 26 de Setembro de 2024: Mudanças de disciplina e/ou turma 1.º Semestre para alunos (FENIX)

17 a 20 de Fevereiro de 2025: Mudança de disciplina e/ou turma 2.º Semestre (FENIX)

 

Outros pedidos

  • Pedido de estatuto especial (S1): 14 Setembro a 31 de Outubro de 2024 (presencial ou email)
  • Pedido de estatuto especial (S2): 10 de Fevereiro a 14 de Março de 2025 (presencial ou email)
  • Pedidos de estatuto especial – Necessidades Educativas Especiais: contactar o NOCAE (prazos específicos)
  • Pedido de tempo parcial: no acto da matrícula/inscrição ou renovação de inscrição. (FENIX)
  • Pedido de tempo parcial para estudantes finalistas (estudantes a quem falte um máximo de 2 Unidades Curriculares até 20 ECTS anuais para concluir a licenciatura; Deliberação Conselho de Gestão de 27 de Novembro de 2017):

    (1.º Semestre): 14 Setembro a 31 de Outubro 2024 (FENIX)
    (2.º Semestre): 10 de Fevereiro a 14 de Março de 2025 (FENIX)

  • Registo de tema de trabalho final de Mestrado: 30 dias úteis após a conclusão da parte curricular (presencial ou email)
  • Registo da tese de doutoramento: 60 dias úteis após a conclusão do curso de doutoramento (presencial ou email)
  • Entrega de trabalho final e pedido de provas de Mestrado e Doutoramento (para cursos iniciados no 1.º Semestre): até 15 de Setembro (email)
  • Entrega de trabalho final e pedido de provas de Mestrado e Doutoramento (para cursos iniciados no 2.º Semestre): até 15 de Março (email)
  • Pedido de anulação integral de matrícula/inscrição: no decorrer do ano lectivo, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações das propinas já vencidas (presencial ou email)
  • Pedido de anulação de inscrição em unidades curriculares (1.º Semestre): até 30 de Dezembro de 2024 (presencial ou email)
  • Pedido de anulação de inscrição em unidades curriculares (2.º Semestre): até 23 de Maio 2025 (presencial ou email)

 

 

 

 

Calendário Académico 2023/2024

Início do ano lectivo: 11 de Setembro de 2023

Fim do ano lectivo (incluindo avaliações): 23 de Agosto de 2024

Primeiro Semestre

11 de Setembro a 16 de Dezembro de 2023: Período lectivo 1.º Semestre

Até 3 Janeiro 2024: Lançamento de notas 1.º Semestre (1.º ciclo)

Até 23 Agosto de 2024: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Segundo Semestre

22 de Janeiro a 4 de Maio de 2024: Período lectivo

12 e 13 de Fevereiro de 2024: Férias do Carnaval

25 a 31 de Março de 2024: Férias de Páscoa

Até 17 de Maio de 2024: Lançamento de notas 2.º Semestre (1.º ciclo)

Até 31 de Julho de 2024: Lançamento de notas de Unidade Curricular de estágio

Até 23 Agosto de 2024: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Escola de Verão

3 de Junho a 13 de Setembro de 2024

Épocas de Avaliação Final Alternativa

8 a 12 de Janeiro de 2024: Época de avaliação final alternativa 1.º Semestre e Semestre de Verão

Até 19 de Janeiro de 2024: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 1.º Semestre e Semestre de Verão

27 a 31 de Maio de 2024: Época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Até 7 de Junho de 2024: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Época Especial de Conclusão de Licenciatura

4 a 8 de Setembro de 2023: Época especial de conclusão licenciatura 2022/2023

Até 15 de Setembro de 2023: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 2022/2023

2 a 6 de Setembro de 2024: Época especial de conclusão licenciatura 2023/2024

Até 13 de Setembro de 2024: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 2023/2024

 

Calendário de Procedimentos Serviços Académicos 2023/2024

Estudos Graduados

Licenciaturas | Candidaturas e admissões

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Ver os prazos da DGES

Concursos Especiais (para Maiores de 23 Anos, Titulares de Grau Superior e Mudança de Par Instituição/Curso)

24 de Julho a 11 de Agosto de 2023: Candidaturas a concursos especiais para ingresso em Licenciatura

25 de Agosto 2023: Admissões de concursos especiais para ingresso em Licenciatura

 
Estudantes Internacionais
Primeira Fase

2 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2023: Candidaturas de estudantes internacionais

até 6 de Março de 2023: Admissões de estudantes internacionais

Segunda Fase

3 de Abril a 31 de Maio de 2023: Candidaturas de estudantes internacionais

Até 16 de Junho de 2023: Admissões de estudantes internacionais

Terceira Fase

17 a 28 de Julho de 2023: Candidaturas de estudantes internacionais

até 14 Agosto 2023: Admissões de estudantes internacionais

Reingresso em Licenciatura

19 de Junho a 5 de Julho 2023: Candidaturas para reingresso em Licenciatura

14 de Julho 2023: Admissões para reingresso em Licenciatura

Regimes Especiais

Ver os prazos da DGES

Licenciaturas | Matrículas e Inscrições

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Primeira Fase CNAES

28 (a partir das 14h00) a 30 de Agosto de 2023: Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Segunda Fase CNAES

18 (a partir das 10h00) a 19 de Setembro de 2023: Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Terceira Fase CNAES

30 de Setembro (a partir das 10h00) a 2 Outubro de 2023 (até às 17h30): Inscrições 1.º e 2.º Semestres para alunos de 1.º ano, 1.ª vez (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Concursos Especiais
Fase Única (concursos Maiores de 23 anos, Titulares de Curso Superior, Mudança de par Instituição/Curso e Estudantes Internacionais)

30 (a partir das 10h00) e 31 de Agosto de 2023 (até às 13h00): Inscrições 1.º e 2.º Semestres (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

 
Renovações de Inscrição
Estudantes com estatuto de necessidades educativas especiais

30 (a partir das 10h00) a 31 de Agosto de 2023: Inscrições 1.º e 2.º Semestres (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Renovações de Inscrição e Reingressos

Fase Única (alunos de 2.º e 3.º anos e Reingressos)

01 de Setembro (a partir das 14h00) a 8 de Setembro 2023: Inscrições 1.º e 2.º Semestres (FENIX)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Regimes Especiais
Fase Única (estudantes colocados ao abrigo dos Regimes Especiais)

14 (a partir das 10h00) a 22 de Setembro de 2023 (até às 16h00): Inscrições 1.º e 2.º Semestres (PRESENCIAL no horário do atendimento presencial do Núcleo de Estudos Graduados)

Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira: ver calendário aqui

Inscrições de estudantes reprovados na Época Especial de conclusão de Licenciatura

Até 22 de Setembro de 2023 (FENIX)

Mudança de inscrições em disciplina e/ou turma

18 a 22 de Setembro 2023: Mudanças de disciplina e/ou turma 1.º Semestre para alunos (FENIX)*

*todos os pedidos serão analisados até 31 de Outubro de 2023

29 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2024: Mudança de disciplina e/ou turma 2.º Semestre (FENIX)*

*todos os pedidos serão analisados até 29 de Fevereiro de 2024

Nota: Estudantes que pretendem 1.ª inscrição numa nova língua estrangeira devem realizar Testes de Colocação em Nível (não inicial) de Língua Estrangeira de acordo com o calendário disponível aqui.

Inscrições nas Épocas de Avaliação Final Alternativa e em Melhoria de Nota por avaliação final alternativa

3 a 5 Janeiro 2024 (até às 16h00): Inscrições na época de avaliação final alternativa 1.º Semestre (e Semestre de Verão do ano anterior) (FENIX)

20 a 22 de Maio 2024: Inscrições na época de avaliação final alternativa 2.º Semestre (FENIX)

Inscrições na Época Especial de Conclusão de Licenciatura

1 a 21 de Agosto 2023: inscrição na época especial de conclusão licenciatura 2022/2023 (FENIX)

1 a 16 de Agosto 2024: inscrição na época especial de conclusão licenciatura 2023/2024 (FENIX)

 

Estudos Pós-graduados

Mestrados, Doutoramentos, Cursos de Pós-graduação | Candidaturas e Admissões

Até 31 de Outubro 2023: Candidaturas (para iniciar o curso no 2.º Semestre 2023/2024)

Até 15 de Novembro 2023: Admissões (curso a iniciar no 2.º Semestre 2023/2024)

Até 31 de Março 2024: Candidaturas (para iniciar o curso no 1.º Semestre 2024/2025)

Até 15 de Abril 2024: Admissões (curso a iniciar no 1.º Semestre 2024/2025)

Mestrados, Doutoramentos, Cursos de Pós-graduação | Matrículas e inscrições

8 (a partir das 10h00) e 9 de Setembro 2023 (até às 17h00): Matrículas e inscrições 2023/2024 (admitidos para início do curso no 1.º Semestre) (FENIX)

15 a 18 de Janeiro 2024: Matrículas e inscrições 2023/2024 (admitidos para início do curso no 2.º Semestre) (FENIX)

Mudança de inscrições em disciplina e/ou turma

18 a 22 de Setembro 2023: Mudanças de disciplina e/ou turma 1.º Semestre para alunos (FENIX)*

*todos os pedidos serão analisados até 31 de Outubro de 2023

29 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2024: Mudança de disciplina e/ou turma 2.º Semestre (FENIX)*

*todos os pedidos serão analisados até 29 de Fevereiro de 2024

Outros pedidos

  • Pedido de creditação académica (ingresso no 1.º Semestre): 4 de Setembro a 31 de Outubro de 2023 (presencial ou email)
  • Pedido de creditação académica (ingresso no 2.º Semestre): 22 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2024 (presencial ou email)
  • Pedido de estatuto especial (1.º Semestre): 11 Setembro a 31 de Outubro 2023 (email)
  • Pedido de estatuto especial (2.º Semestre): 22 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2024 *
  • Pedidos de estatuto especial – Necessidades Educativas Especiais: contactar o NOCAE (prazos específicos)
  • Pedido de tempo parcial: no ato da matrícula/inscrição ou renovação de inscrição. (FENIX)
  • Pedido de tempo parcial para estudantes finalistas (estudantes a quem falte um máximo de 2 Unidades Curriculares e um máximo de 20 ECTS anuais para concluir a licenciatura; Deliberação Conselho de Gestão de 27 de Novembro de 2017):

    (1.º Semestre): 11 Setembro a 31 de Outubro 2023 (FENIX)
    (2.º Semestre): 22 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2024 (FENIX)

  • Registo de tema de trabalho final de Mestrado: 30 dias úteis após a conclusão da parte curricular (presencial ou email)
  • Registo da tese de doutoramento: 60 dias úteis após a conclusão do curso de doutoramento (presencial ou email)
  • Entrega de trabalho final e pedido de provas de Mestrado e Doutoramento (para cursos iniciados no 1.º Semestre): até 15 de Setembro (email)
  • Entrega de trabalho final e pedido de provas de Mestrado e Doutoramento (para cursos iniciados no 2.º Semestre): até 15 de Março (email)
  • Pedido de anulação integral de matrícula/inscrição: até ao final do 2.º semestre no decorrer do período lectivo sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações das propinas já vencidas. (presencial ou email)
  • Pedido de anulação de inscrição em unidades curriculares (1.º Semestre): até 16 de dezembro 2023 (último dia do período lectivo do S1)
  • Pedido de anulação de inscrição em unidades curriculares (2.º Semestre): até 04 de maio 2024 (último dia do período lectivo do S2)

* Exceção para os casos em que o direito aos estatutos é obtido posteriormente.

Frequência de unidades curriculares isoladas

1.ª Fase de candidatura (S1 e S2)

Candidaturas (1.º e 2.º Semestres): 14 a 18 de Agosto de 2023 (Fénix)

Resultados (1.º e 2.º Semestres): 6 de Setembro de 2023

Reclamações: até 3 (três) dias úteis após a divulgação dos resultados

Matrícula (obrigatória): 11 a 15 de Setembro de 2023 (Fénix)

Inscrições nas unidades curriculares/turmas: 25 e 29 de Setembro de 2023 (realizada pelos serviços)

2.ª Fase de candidatura (2.º Semestre)

Candidaturas (2.º Semestre): 15 a 19 de Janeiro de 2024 (Fénix)

Resultados (2.º Semestre): 26 de Janeiro de 2024

Reclamações: até 3 (três) dias úteis após a divulgação dos resultados

Matrícula (obrigatória): 29 a 31 de Janeiro de 2024. (Fénix)

Inscrições nas unidades curriculares/turmas: 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2024 (realizada pelos serviços)

 

 

 

Calendário Académico (provisório) 2025/2026

Início do ano lectivo: 15 de Setembro de 2025

Fim do ano lectivo (incluindo avaliações): 24 de Julho de 2026

Primeiro Semestre

15 de Setembro de 2025 a 9 de Janeiro de 2026: Período lectivo

22 de Dezembro 2025 a 2 de Janeiro de 2026: Férias de Natal

Até 21 de Janeiro 2026: Lançamento de notas 1.º Semestre (1.º ciclo)

Até 3 de Julho de 2026: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Segundo Semestre

9 de Fevereiro de 2026 a 29 de Maio de 2026: Período lectivo

16 a 18 de Fevereiro de 2026: Férias de Carnaval

30 de Março a 5 de Abril de 2026: Férias da Páscoa

Até 10 de Junho de 2026 : Lançamento de notas 2.º Semestre (1.º ciclo)

Até 3 de Julho de 2026: Lançamento de notas (2.º e 3.º ciclos e cursos de especialização)

Até 24 de Julho de 2026: Lançamento de notas de Unidade Curricular de Estágio (1º ciclo)

Escola de Verão

1 de Junho a 31 de Agosto de 2026

Épocas de Avaliação Final Alternativa

26 a 30 de Janeiro de 2026: Época de avaliação final alternativa 1.º Semestre

Até 9 de Fevereiro de 2026: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 1.º Semestre

15 a 19 de Junho de 2026: Época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Até 26 de Junho de 2026: Lançamento de notas de época de avaliação final alternativa 2.º Semestre

Época Especial de Conclusão de Licenciatura

7 a 11 de Setembro de 2026: Época especial de conclusão licenciatura 2024/2025

Até 18 de Setembro de 2026: Lançamento de notas de época especial de conclusão de licenciatura 2024/2025

 

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12 RAZÕES PARA ESTUDAR NA FACULDADE DE LETRAS

 

Somos a maior Escola de Artes e Humanidades do país. Oferecemos um leque muito diversificado de cursos nas quatro grandes áreas das Humanidades: Ciências da Linguagem, Filosofia, História e Literaturas, Artes e Culturas.

Somos a melhor Escola de Artes e Humanidades em Portugal. Todos os principais rankings nos colocam em # 1. 

Os nossos professores e leitores são altamente qualificados. 100% dos nossos 174 professores são doutorados. A proporção estudante-professor é de 16 para 1.

Somos selectivos. A nossa taxa de admissão nas licenciaturas em 2021/2022 foi de 1 admitido para cada 8 candidatos (16,5%).

Temos uma atmosfera cosmopolita e multicultural. 20% dos nossos alunos são internacionais, de mais de 60 nacionalidades.

Gostamos que os nossos alunos tenham uma experiência internacional. Temos mais de 300 protocolos de colaboração e intercâmbio com as melhores instituições de ensino superior de todo o mundo.

Damos aos nossos alunos oportunidades de experimentar actividades profissionais. Oferecemos um programa de estágios curriculares e extracurriculares, nacionais e internacionais, profissionais e de investigação.

Acompanhamos os nossos alunos. Oferecemos serviços especializados para o acolhimento dos novos alunos, o apoio a alunos com deficiência ou outras necessidades educativas especiais, programas de apoio psicopedagógico, programa de voluntariado, e um programa de bolsas de mérito social .

Temos a maior biblioteca da Universidade de Lisboa, e a quarta maior biblioteca portuguesa. Mais de um milhão de livros, uma grande colecção de livro antigo e manuscritos, e o acesso às mais importantes bases de dados electrónicos bibliográficos e de texto integral de artigos científicos e publicações em volume das Humanidades.

Participamos activamente na construção do conhecimento nas Humanidades e nas grandes discussões contemporâneas. Temos dez centros de investigação, e quatro cátedras com financiamento privado.

Temos o maior centro de ensino de português e somos a maior instituição europeia (e a única portuguesa) que certifica as competências em Português como Língua Estrangeira.

Os nossos alunos estão no centro da Universidade de Lisboa, a maior e a melhor universidade portuguesa. Têm acesso a toda a oferta da ULisboa: a prática desportiva no Estádio Universitário de Lisboa, o Centro Médico, os Serviços de Acção Social, as salas de estudo, 10 museus, 3 jardins, 16 residências universitárias e 9 cantinas. Oferecemos à nossa comunidade recursos electrónicos gratuitos (Office365, Google for Education, email com espaço ilimitado e login institucional, wi-fi, vpn). E garantimos acesso à oferta cultural publicada na Agenda Cultural da ULisboa: exposições, concertos, conferências, seminários, e congressos.

 

pic exemplo17 LICENCIATURAS

3 ANOS | 6 SEMESTRES | 30 DISCIPLINAS | 180 ECTS | MOBILIDADE INTERNACIONAL

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa oferece 17 licenciaturas, combinando as suas principais áreas disciplinares: Ciências da Linguagem, História, Filosofia, e Literaturas, Artes e Culturas.

A Faculdade de Letras permite a construção de percursos personalizados. Consulte antecipadamente os programas das unidades curriculares e prepare a sua escolha de disciplinasunidades curriculares opcionais. Nalguns casos, mesmo as disciplinas/unidades curriculares obrigatórias oferecem várias turmas e vários programas, que importa conhecer para escolher e individualizar o seu percurso no momento da inscrição.

 

CURSOSCANDIDATURASINSCRIÇÕES

 

 

 

pic exemplo22 MESTRADOS

2 ANOS | 4 SEMESTRES | 120 ECTS | MOBILIDADE INTERNACIONAL

Os cursos de mestrado da Faculdade de Letras estão organizados pelas suas quatro grandes áreas disciplinares: História, Filosofia, Ciências da Linguagem e Literaturas, Artes e Culturas.

A Faculdade oferece ainda cursos de mestrado em parceria (com entidades públicas ou privadas, empresariais, associativas ou da administração pública, nacionais ou estrangeiras) ou em associação (com outras Escolas da Universidade de Lisboa ou outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras).

 

CURSOSCANDIDATURASINSCRIÇÕES

 

 

 

pic exemplo20 DOUTORAMENTOS

Os cursos de doutoramento da Faculdade de Letras estão organizados pelas quatro grandes áreas disciplinares da Faculdade: História, Filosofia, Ciências da Linguagem e Literaturas, Artes e Culturas.

A Faculdade de Letras oferece ainda cursos de doutoramento em parceria (com entidades públicas ou privadas, empresariais, associativas ou da administração pública, nacionais ou estrangeiras) ou em associação (com outras Escolas da Universidade de Lisboa ou outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras).

 

CURSOSCANDIDATURASINSCRIÇÕES

 

 

 

pic exemplo4 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

1 ANOS | 2 SEMESTRES | 60 ECTS

A Faculdade de Letras oferece cursos de especialização e outros cursos de pós-graduação (não conferentes de grau). Estes cursos visam a formação continuada, o aprofundamento ou a aquisição de técnicas e de conhecimentos em áreas profissionalizantes, bem como a abertura de novos domínios científicos e a aquisição de competências em áreas especializadas.

 

CURSOSCANDIDATURASINSCRIÇÕES

 

 

 

pic exemploFORMAÇÃO CONTÍNUA

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa oferece várias opções de formação contínua e a oportunidade de frequentar disciplinas de escolha livre, desde cursos de português para estrangeiros, cursos de línguas estrangeiras, cursos livres de línguas e culturas, a programas dirigidos à comunidade senior e a possibilidade de frequência de unidades curriculares isoladas, entre outros.

 

UCS ISOLADASCURSOS LIVRESCURSOS DE LÍNGUASCURSOS DE PLE