Utilizar

Tutoriais

Conheça e Explore as Bases de Dados da FLUL

JSTOR

Building search skills with JSTOR [EN]

 

Saiba mais sobre JSTOR

MLA

What Is the MLA International Bibliography? [EN]

 

Understanding Results and Locating Full Text When You Use the MLA International Bibliography on EBSCO [EN]

 

Saiba mais sobre MLA

MUSE

How to do a Search on Project MUSE [EN]

 

Creating a MyMUSE Account [EN]

 

Saiba mais sobre MUSE

Webinars e Massive Open Online Courses (MOOC)

Aprenda Inglês | Learn English

English for Career Development MOOC by American English [EN-US]

 

Mais cursos de Inglês para si

acp

 

O espaço do American Corner (AC) na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), resultante de um protocolo de cooperação assinado, em 2011, entre a FLUL e a Embaixada dos Estados Unidos da América, é um espaço aberto à comunidade académica, financeiramente suportado pelo Departamento de Estado dos E.U.A., orientado para o estudo, para a investigação, para o desenvolvimento de ideias e para a aquisição de conhecimento.

O American Corner funciona, também, como um laboratório de criatividade suportado numa infraestrutura tecnológica e pretende contribuir para o desenvolvimento de competências e de projectos no domínio da inovação que possam gerar impacto social e traduzir-se na capacitação pessoal, através de programas estratégicos, tais como a inovação e o empreendedorismo para o sector cultural, as artes e as indústrias criativas.

À semelhança dos seus congéneres presentes em outras Universidades nacionais e europeias, o American Corner da Faculdade de Letras tem desenvolvido um programa de actividades, único no âmbito da rede internacional de American Corners, cujo modelo é especificamente dedicado às Artes e às Humanidades, sendo disso exemplo a iniciativa Beyond Creative realizada anualmente na FLUL, entre outras acções nas quais se enquadram actividades de âmbito cultural diversificado e actividades no âmbito da promoção da literacia da informação, oferecidas através do programa de formação da Biblioteca da FLUL. O espaço, provido com a tecnologia mais recente no que diz respeito ao equipamento informático, dispõe de acesso a vários recursos electrónicos, entre os quais a eLibrary USA.

O American Corner da FLUL integra uma rede global American Spaces, dedicados ao desenvolvimento de programas criativos com o intuito de promover conhecimentos sobre os Estados Unidos da América, o seu povo, a sua cultura e os seus valores fundamentais.

Normas de Acesso e de Utilização dos Equipamentos

 

Com o objectivo de contribuir para a promoção da literacia da informação dos alunos, a Biblioteca disponbiliza, semestralmente, uma oferta formativa diversificada, orientada para os três ciclos de estudos. Consulte a Agenda da Biblioteca e inscreva-se nas sessões utilizando o formulário de inscrição.

A oferta formativa está estruturada em dois níveis que, embora distintos, são complementares: 

Formação geral (inicial)

Dirigida aos alunos do 1º ano de qualquer dos três ciclos de estudos oferecidos pela Faculdade de Letras, pretende dar a conhecer globalmente os serviços e iniciar os alunos nos diversos recursos de informação disponiblizados pela Biblioteca, com destaque para o catálogo bibliográfico online. Esta formação é dirigida a turmas, não sendo aceites inscrições individuais. Os docentes podem inscrever as respectivas turmas através do preenchimento do formulário de inscrição.

Formação específica (avançada)

Dirigida aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo de estudos, tem como foco a exploração avançada de bases de dados e de ferramentas de pesquisa de informação científica na Internet. Os utilizadores podem inscrever-se individualmente nas sessões através do preenchimento do formulário de inscrição.

As referidas acções, com duração de 90 minutos, são efectuadas online através das plataformas digitais Zoom/Colibri (sessões síncronas) e Moodle (módulos assíncronos). De carácter eminentemente prático estão limitadas a um máximo de 35 participantes e a um mínimo de 5. A confirmação da inscrição far-se-á através de correio electrónico, com antecedência de até 1 dia útil.

Mediante solicitação dos docentes, a Biblioteca realiza, extra Agenda, acções adaptadas às necessidades específicas de grupos. Os pedidos de agendamento são realizados mediante o preenchimento do formulário.

1. Empréstimos, Inscrições, Registos e Consultas

 

Empréstimo Interbibliotecas:

Empréstimo Interbibliotecas para leitores inscritos na biblioteca da FLUL:

1.1 Pedido de livro

1.2 Pedido de artigo/capítulo

Empréstimo Interbibliotecas para bibliotecas portuguesas ou estrangeiras:

1.3 Pedido de livro

1.4 Pedido de artigo/capítulo


1.5 Pedido de consulta de Reservados ǀ Documentos de Arquivo

1.6 Cessação de inscrição na Biblioteca - ERASMUS Incoming ǀ ERASMUS Incoming - library reader account closure

1.7 Repositório: registo  NOTE: o registo no Repositório deve ser feito utilizando um endereço de e-mail institucional

1.8 Repositório: solicitar permissões de depositante

 

2. Referência e Formação de Utilizadores

2.1 Inscrição nas sessões de formação (2023/2024-2º Semestre)

2.2 Questionário de Avaliação da Formação (2023/2024-2º Semestre)

 

3. Gestão do Conhecimento Científico

3.1 Pedido de atribuição de DOI

3.2 Anexo ao formulário de pedido de atribuição de DOI (pedidos em bloco)

 

4. Sugestões ǀ Reclamações

4.1 Sugerir a aquisição de um documento

4.2 Elogios | Sugestões ǀ Reclamações sobre a Biblioteca

 

Conheça as diferentes modalidades de empréstimo e respectivas condições:

 

Empréstimo Domiciliário 

O serviço de empréstimo domiciliário permite que os leitores inscritos na Biblioteca possam levar livros para fora das nossas instalações. O serviço é prestado presencialmente no Balcão de Atendimento do Piso 2 ou remotamente (renovações e reservas), utilizando um dos seguintes contactos:

+(351) 217 920 028

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Condições gerais:

  • O empréstimo só pode ser feito pelo próprio leitor
  • Nas situações em que os livros são devolvidos fora do prazo estipulado, o leitor fica com a sua conta bloqueada temporariamente
  • Após a devolução de um documento, só poderá requisitá-lo novamente no dia seguinte à devolução
  • As renovações só podem ser feitas durante o prazo do empréstimo
  • As reservas só podem ser feitas para documentos que se encontrem requisitados
  • Se existir uma reserva para um documento requisitado, não são autorizadas renovações sobre esse empréstimo

 

Tipo de leitor Quantid. de documentos Prazo de empréstimo (semanas) Nº de renovações
  • Estudante de Licenciatura
  • Pessoal Administrativo e Técnico
4 1
  • Estudante de Mestrado
  • Estudante de Doutoramento
  • Estudante de Pós-Graduação
  • Pessoal Docente
  • Investigador
 6  2
  • Leitor Externo
4 3

 

Empréstimo Interbibliotecas (EIB)

O serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB) consiste na cedência de documentos de uma determinada biblioteca para serem consultados in loco pelos utilizadores de outra biblioteca. Isto acontece quando uma biblioteca não tem disponível, nas suas próprias colecções, um documento que pretende ser consultado por um dos seus leitores. Neste âmbito, a Biblioteca da FLUL:

  1. Solicita documentos a outras bibliotecas portuguesas ou estrangeiras
  2. Cede documentos das suas colecções a outras bibliotecas portuguesas ou estrangeiras

 

Se está inscrito na nossa Biblioteca e procura um livro ou artigo que não existe nas nossas colecções, seleccione um dos fomulários disponíveis abaixo para efectuar o seu pedido de EIB:

1.1 Pedido de livro

1.2 Pedido de artigo|capítulo

 

Se é uma biblioteca nacional ou estrangeira que solicita o empréstimo ou digitalização de documentos existentes nas colecções da Biblioteca da FLUL, seleccione um dos formulários disponíveis abaixo para efectuar o seu pedido de EIB:

1.3 Pedido de livro

1.4 Pedido de artigo|capítulo

 

Condições gerais:

  • O serviço de EIB é um serviço inteiramente custeado pelo utilizador;
  • A consulta dos documentos cedidos à FLUL por outras bibliotecas é realizada exclusivamente na sala de leitura;
  • O período de empréstimo de documentos cedidos à FLUL é variável, conforme determinado pelas bibliotecas fornecedoras dos documentos;
  • O período de empréstimo de documentos cedidos pela FLUL a bibliotecas portuguesas e estrangeiras, para consulta in loco é de quatro semanas (30 dias), incluindo o tempo de transporte;
  • Não são passíveis de pedido de empréstimo, à FLUL ou pela FLUL, os documentos editados há cem ou mais anos;
  • O serviço de EIB circunscreve-se, no caso de documentos físicos, exclusivamente ao espaço geográfico da União Europeia;
  • Os pedidos de EIB devem ser efectuados exclusivamente online através dos formulários adequados ao tipo de documento e perfil do utilizador (individual ou institucional).

Nota: Em caso de desistência não comunicada atempadamente pelo utilizador ou sempre que o documento solicitado já se encontre expedido pela biblioteca fornecedora, fica o utilizador obrigado ao pagamento do serviço, desde que o custo do mesmo não exceda o valor máximo por si indicado no formulário do pedido. 

 

Pagamentos e tabela de custos:

Para pedidos efectuados pela Biblioteca da FLUL a bibliotecas portuguesas e estrangeiras, mediante solicitação de leitores inscritos na nossa Biblioteca:

  • O custo é determinado pela biblioteca fornecedora e suportado exclusivamente pelo leitor que faz o pedido. A Biblioteca da FLUL emitirá o correspondente documento de despesa mediante o qual o utilizador deverá proceder ao pagamento do serviço
  • O leitor pode efectuar o pagamento seleccionando um dos meios disponíveis: onlinepor transferência bancária, para o IBAN: PT50 0035 0824 00005247630 04 (conta CGD) ou presencialmente na Tesouraria da  Divisão de Gestão Financeira. O respectivo recibo é emitido pela Tesouraria da FLUL e pode ser solicitado, em caso de pagamento por transferência bancária, através de e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para o efeito, deve o utilizador indicar o seu nome completo e o respectivo NIF.
  • Qualquer que seja o meio de pagamento seleccionado pelo utilizador, o respectivo comprovativo deve ser obrigatoriamente enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. no prazo de 24 horas após ter efectuado o pagamento.

Para pedidos efectuados por bibliotecas portuguesas ou estrangeiras à Biblioteca da FLUL:

  • O pagamento deve ser efectuado, preferencialmente, através de IFLA vouchers ou, em alternativa, quando esse não seja possível, por transferência bancária, para o IBAN: PT50 0035 0824 00005247630 04 (conta CGD). O respectivo recibo é emitido pela Tesouraria da FLUL e pode ser solicitado através de e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para o feito, deve indicar-se o nome completo da instituição e o respectivo NIF.
  • Sempre que o pagamento é efectuado por transferência bancária, o comprovativo de pagamento deve ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. nas 24 horas seguintes.

 

Tabela de Custos

Conversão de IFLA Vouchers em Euros (€)
  1/2 IFLA Voucher  = 4€
 1 IFLA Voucher  = 8€
Empréstimo de documentos pela FLUL (na Europa)
  Cada volume  2+1/2 IFLA Vouchers
Digitalizações efectuadas pela FLUL
  Lote de até 25 imagens (máx.) 1/2 IFLA Voucher

 

Para mais detalhes sobre o Serviço de Empréstimo Interbibliotecas consulte o Regulamento Geral da Biblioteca.

Empréstimo de Documentos do Depósito

Qualquer utilizador que aceda à Biblioteca pode solicitar um documento do Depósito para leitura local. Para tal, basta dirigir-se ao Balcão de Atendimento do Piso 2, durante o horário de funcionamento do Depósito.

 

Condições gerais:

  • Os empréstimos do Depósito são concedidos para consulta na Sala de Leitura, no próprio dia, até ao encerramento do Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Apenas os documentos com estatuto “Depósito” podem ser requisitados nestas condições
  • Ao efectuar o pedido no balcão, deve indicar o(s) código(s) de barras do(s) documento(s) que pretende consultar
  • Pode requisitar até 10 documentos em simultâneo, sem limite de empréstimos diários
  • Se pretende consultar um livro durante mais do que um dia, pode solicitar ao operador que o documento permaneça reservado em seu nome, no Balcão de Atendimento, durante esse período de tempo

Empréstimo de Bibliografia Reservada de Apoio aos Cursos

Alguns exemplares disponíveis na Biblioteca fazem parte de bibliografias reservadas de apoio aos cursos. Quando efectuar pesquisas no catálogo colectivo das bibliotecas da ULisboa, os mesmos estarão identificados por uma nota para o público "Solicitar obra no balcão do PISO 2". Estes exemplares encontram-se em acesso condicionado, no Balcão de Atendimento do Piso 2 e podem ser emprestados para consulta local pelos leitores inscritos na Biblioteca.

Para pedir a consulta de um destes documentos, dirija-se ao Balcão de Atendimento do Piso 2, durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura.


Condições gerais:

  • O empréstimo é concedido para consulta no próprio dia, até ao encerramento do Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Apenas os documentos com estatuto “Sala de Leitura” e com nota para o público “Solicitar obra no balcão do PISO 2” podem ser requisitados nestas condições
  • Pode requisitar até 2 documentos em simultâneo, sem limite de empréstimos diários

Empréstimo de Dicionários de Línguas (apenas para realização de exames)

A título excepcional, os leitores inscritos na Biblioteca estão autorizados a levar emprestados alguns dicionários de línguas para realização de exames/provas. Se necessitar de um destes dicionários, poderá solicitar o seu empréstimo no Balcão de Atendimento do Piso 2, durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura.

 

Condições gerais:

  • O empréstimo é concedido apenas para a realização do exame/prova nas instalações da FLUL
  • Apenas os dicionários de línguas com estatuto “Sala de leitura” podem ser requisitados nestas condições
  • Pode requisitar até 1 ou 2 volumes em simultâneo (conforme se trate de um dicionário de línguas num só volume ou em dois volumes), sem limite de empréstimos diários

Empréstimo de Equipamentos

Serviço temporariamente suspenso

Disponibilizamos para si um conjunto de equipamentos auxiliares ao estudo, nomeadamente:

  • Auscultadores stereo [disponíveis apenas para utilizadores inscritos na Biblioteca]
  • Extensões eléctricas-fichas triplas [disponíveis para qualquer utilizador da Biblioteca, interno ou externo]
  • Cabos de rede [disponíveis para qualquer utilizador da Biblioteca, interno ou externo]

Para os solicitar, dirija-se ao Balcão de Atendimento do Piso 2, durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura.

 

Condições gerais:

  • O empréstimo é concedido para utilização no próprio dia, até ao encerramento do Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Cada leitor pode requisitar, em simultâneo, 1 equipamento de cada tipologia

Consulta de Reservados e Arquivo

Através deste serviço poderá consultar, localmente, os livros e publicações periódicas com estatuto "Reservado", pertencentes à colecção de Livro Antigo (com data de publicação igual ou anterior a 1900), obras raras e documentos do Arquivo. O acesso aos documentos com este estatuto faz-se mediante autorização prévia. Os pedidos devem ser feitos através do respectivo formulário. Depois de autorizada, a consulta é efectuada na Sala de Leitura de Reservados localizada na área dos Serviços Técnicos da Biblioteca (Piso 0), no horário combinado.

Condições gerais:

  • A consulta será realizada mediante autorização prévia do Chefe de Divisão da Biblioteca
  • Apenas os documentos com estatuto “Reservado” estão sujeitos a estes procedimentos de empréstimo para consulta local
  • Consulte informações detalhadas relativas à consulta de documentos com este estratuto no Regulamento de Consulta de Reservados

 

Aqui encontra informações detalhadas sobre como utilizar os espaços disponibilizados pela Biblioteca:

 

Piso 0

Planta do Piso 0

 

Balcão de Atendimento (Recepção)

Neste balcão poderá:

  • Solicitar a utilização de cacifos
  • Activar o seu cartão pessoal FLUL/IGOT (emitido pela CGD) para efeitos de entrada na Biblioteca
  • Efectuar o empréstimo de equipamentos do American Corner
Sistema de Acesso à Sala de Leitura (torniquetes)

O acesso à Sala de Leitura é controlado por um sistema de torniquetes. O sistema é activado por leitura óptica de cartões. Estão autorizados a aceder ao espaço da Biblioteca:

  • Todos os leitores com inscrição válida na Biblioteca e com cartão de acesso activado no sistema (o cartão de acesso corresponde ao seu cartão pessoal FLUL/IGOT, emitido pela CGD)
  • Todos os utilizadores portadores de um cartão de visitante ou de um cartão de leitor externo disponibilizado pelos serviços da Biblioteca.  
Cacifos

Se vai utilizar a Sala de Leitura, pode deixar os seus pertences num dos 96 cacifos reservados para o efeito. Os cacifos estão disponíveis em sala própria, acessível através do átrio da Biblioteca.

Os cacifos estão disponíveis para utilização exclusivamente durante o horário de abertura da Biblioteca ao público. Após o encerramentos da Biblioteca, todos os cacifos deverão permanecer abertos.

Serviços Técnicos da Biblioteca

Os Serviços Técnicos da Divisão da Biblioteca estão localizados na ala esquerda do Piso 0. O acesso a este espaço de trabalho é condicionado e reservado à equipa técnica da Biblioteca.

 Sala de Estudo ǀ American Corner

Na Sala de Estudo tem à sua disposição o espaço do American Corner (AC) na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), resultante de um protocolo de cooperação assinado entre a FLUL e a Embaixada dos Estados Unidos da América, disponibilizando o acesso a 11 computadores Mac. Pode obter mais informação sobre o funcionamento deste serviço na secção do American Corner FLUL. Nesta sala, dedicada ao estudo, tem acesso à rede wireless e a um conjunto de computadores para utilização pública.

 Sala de Formação de Utilizadores

A sala de formação de utilizadores está localizada na ala direita do Piso 0. O acesso a este espaço é condicionado e reservado à equipa técnica da Biblioteca e demais utilizadores devidamente autorizados.

 

Piso 1

Planta do Piso 1

 

Sala de leitura
  • Dispõe de 194 lugares sentados 
Postos de consulta
  •  Dispõe de postos informáticos, para consulta do catálogo e dos recursos electrónicos
Colecções
  • Colecção geral da FLUL: Monografias Classes CDU 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 9 + Publicações Periódicas
  • Biblioteca do IGOT 
Gabinetes de Leitura Individual (GLI)

Neste piso encontra um conjunto de 20 gabinetes para estudo individual, numerados de 1 a 20

Condições gerais de utilização:

  • Os GLI são espaços com lotação limitada a dois utilizadores
  • Os GLI só podem ser utilizados por leitores com inscrição válida na Biblioteca
  • O acesso aos GLI é condicionado, devendo ser solicitado no Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Findo o período de utilização, a chave do gabinete deverá ser entregue no Balcão do Piso 2
  • Mais informações nas Normas de Utilização de Gabinetes e Salas de Estudo
Salas de Estudo (SE)

Neste piso encontra um conjunto de 6 SE, identificadas com as letras A, B, C, D e F

Condições gerais de utilização:

  • As SE são espaços com lotação limitada a um mínimo de 3 e a um máximo de 6 utilizadores
  • As SE só podem ser utilizadas por leitores com inscrição válida na Biblioteca
  • O acesso às SE é condicionado devendo o respectivo acesso ser previamente solicitado no Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Findo o período de utilização, caso não haja lugar a renovação, a chave da sala deverá ser entregue no Balcão de Atendimento do Piso 2
  • Mais informações noa Normas de Utilização de Gabinetes e Salas de Estudo

Piso 2

Planta do Piso 2

 

Balcão de Atendimento

Neste balcão de atendimento poderá:

  • Efectuar empréstimos (domiciliário e dos depósitos)
  • Efectuar devoluções
  • Efectuar renovações
  • Efectuar reservas
  • Renovar a sua inscrição na Biblioteca
  • Activar o seu cartão pessoal FLUL ou IGOT (emitido pela CGD) para efeitos de inscrição na Biblioteca
  • Solicitar a utilização de salas de estudo (SE) e gabinetes de leitura individual (GLI)
Sala de leitura
  • Dispõe de 128 lugares sentados 
Postos de consulta
  • Dispõe de postos informáticos, para consulta do catálogo e dos recursos electrónicos
Colecções
  • Colecção geral da FLUL: Monografias Classes CDU 0 e 8 + Documentos Multimédia

Piso 2 Superior

Planta do Piso 2 Superior

 

Sala de leitura
  • Dispõe de 80 lugares sentados 
Colecções
  • Colecção geral da FLUL: Monografias Classes CDU 8
  • Biblioteca do Centro de Linguística (ULCL)

Piso 2 Inferior

Planta do Piso 2 Inferior

 

Sala de leitura
  • Dispõe de 40 lugares sentados 
Colecções
  • Colecção geral da FLUL: Monografias Classes CDU 8
  • Biblioteca do Centro de Estudos Clássicos (ULFL-CC)
Salas de Estudo (SE)

Neste piso encontra um conjunto de 6 SE, identificadas com as letras G, H, I, J, L e M

Condições gerais de utilização:

 

  • As SE são espaços com lotação limitada a um mínimo de 3 e a um máximo de 6 utilizadores
  • As SE podem ser utilizadas por leitores com inscrição válida na Biblioteca
  • O acesso às SE é condicionado devendo o respectivo acesso ser previamente solicitado junto dos vigilantes que prestam serviço na Biblioteca (Balcão de Atendimento do Piso 0)
  • Findo o período de utilização, caso não haja lugar a renovação, a chave da sala deverá ser entregue no Balcão do Piso 0.
  • Mais informações nas Normas de Utilização de Gabinetes e Salas de Estudo.