header programas internacionais mestrado doutoramento

PT | EN

A Faculdade de Letras participa num número crescente de programas internacionais de mestrado e doutoramento. Estes programas internacionais estão especificamente estruturados de modo a envolver sempre a frequência de instituições estrangeiras.

Os estudantes de mestrado interessados em programas internacionais têm a possibilidade de realizar:

(i) um Duplo Grau, que permite ao estudante obter dois diplomas de duas instituições de ensino superior, prevendo períodos de estudo em ambas as instituições; ou

(ii) um Mestrado Erasmus Mundus, que apresenta uma oferta formativa comum e prevê a organização de mobilidade para a obtenção de um duplo grau grau ( com a frequência de duas universidades) ou de um mestrado conjunto (com a frequência de várias mais de duas universidades).

Os estudantes de doutoramento que já alcançaram a fase de elaboração da tese têm a possibilidade de concretizar essa fase em regime de cotutela internacional.

Programas Internacionais de Mestrado

Duplo Grau de Mestre em Filosofia, ULisboa e Université de Lille. França

A Faculdade de Letras estabeleceu um programa de duplo grau com a Université de Lille para o Mestrado em Filosofia. Este programa destina-se aos alunos do Mestrado em Filosofia da Faculdade de Letras que tenham interesse em obter também o grau de Master mention Philosophie contemporaine, na Université de Lille (e vice-versa).

Os mestrandos admitidos para este duplo grau frequentam o primeiro ano na Faculdade de Letras e o segundo ano na Université de Lille.

Mestrado Erasmus Mundus – Culturas Literárias Europeias (CLE)

A Faculdade de Letras participa no consórcio internacional que oferece o Mestrado Erasmus Mundus em Culturas Literárias Europeias.

Com a duração prevista de dois anos, o Mestrado Erasmus Mundus em Culturas Literárias Europeias - Cultures Littéraires Europeénnes prevê a frequência em regime de tempo integral.

O consórcio que oferece este programa é coordenado pela Università di Bologna (Itália), e integra a Université de Haute-Alsace (França), a Université de Strasbourg (França), a Universidade de Lisboa (Portugal), a Panepistimion Thessaloniki (Grécia), a University of Mumbai (Índia), e a Université de Dakar (Senegal).

Ao concluírem o grau, os alunos deste mestrado recebem um duplo diploma ou um múltiplo diploma, consoante o número de universidades do consórcio que frequentam durante um semestre (pelo menos). As provas de mestrado prevêem um júri internacional.

Programas Internacionais de Doutoramento

Doutoramento em Cotutela Internacional

Os alunos de Doutoramento da Faculdade de Letras podem solicitar a elaboração da tese em regime de cotutela internacional, para realizar uma parte do programa doutoral numa instituição de ensino superior estrangeira, sob orientação de, pelo menos, um professor de cada instituição, e assim obterem o grau de doutor atribuído pelas duas instituições.

As teses de doutoramento em regime de cotutela internacional realizam-se no âmbito de um convénio individual estabelecido entre a Universidade de Lisboa, a Faculdade de Letras, a instituição de ensino superior estrangeira e o doutorando.

O convénio deve seguir os requisitos estabelecidos no Regulamento de elaboração de tese de doutoramento em regime de cotutela internacional da ULisboa (2015).

Os dois coorientadores acompanham e supervisionam o trabalho desenvolvido pelo aluno. As provas decorrem numa das duas instituições. O grau de doutor é atribuído pelas duas universidades.