A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa marcou presença na edição de Março do Salão do Estudante, no Brasil, uma feira de intercâmbio e cursos onde estão representadas instituições de ensino superior de todo o mundo. Durante uma semana, a Faculdade de Letras percorreu as duas maiores cidades do Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro-, tendo participado em quatro feiras e visitado seis colégios, em conjunto com várias Escolas da Universidade de Lisboa. Dando continuidade à estratégia de internacionalização da instituição, foi possível apresentar a oferta formativa da FLUL em contacto directo com milhares de estudantes brasileiros.

Nos dias 16 e 17 Março, o evento realizou-se em São Paulo, no Centro de Eventos do Colégio São Luís, e recebeu cerca de 17.000 visitantes. No Rio de Janeiro as duas edições do Salão do Estudante, realizadas nos dias 19 e 20 de Março em Copacabana e na Barra, respectivamente, terão recebido cerca de 10.0000 visitantes, no total. Com 133 expositores, 31 dos quais portugueses, a ULisboa fez-se representar neste Salão por uma delegação composta por técnicos da Reitoria, da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Letras, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Motricidade Humana, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, do Instituto Superior de Economia e Gestão e do Instituto Superior Técnico.

A Universidade dinamizou, ainda, o Seminário “Estude na Universidade de Lisboa” onde apresentou a instituição e as suas 18 Escolas e no qual sublinhou aspectos importantes para a tomada de decisão de um candidato internacional como o facto de ser uma Universidade pública, a maior de Portugal e uma das maiores da Europa, estar situada no coração da cidade de Lisboa, oferecer a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e ser líder nos principais rankings internacionais, pertencendo ao conjunto das melhores Universidades do mundo.

O número de estudantes universitários brasileiros em Portugal tem vindo a aumentar gradualmente e a Faculdade de Letras é disso exemplo. No ano lectivo de 2017/2018 a FLUL contava com 189 estudantes de nacionalidade brasileira, repartidos pelos três ciclos de estudo. Em 2018/2019 este número cresceu cerca de 70%, passando a 259 alunos. Letras tem sido também a principal escolha de muitos alunos que visitam a Faculdade quer no âmbito de programas de curta duração e intercâmbio, quer no contexto dos seus pós-doutoramentos.

A participação assídua da Faculdade de Letras no Salão do Estudante e o contacto regular com escolas e colégios do ensino médio brasileiro tem permitido acompanhar a evolução, não só ao nível do número de candidatos, sublinhando-se o seu claro crescimento, mas também na forma como, ano após ano, os estudantes que visitam o stand da FLUL manifestarem estar mais informados e decididos quanto às suas escolhas, apresentando dúvidas concretas sobre os cursos, sobre a forma de acesso e sobre a plataforma de candidaturas. Hoje a ULisboa é uma instituição internacionalmente reconhecida e muito requisitada, sendo das mais procuradas neste Salão. Uma das maiores preocupações dos potenciais candidatos brasileiros continua a ser o alojamento na capital, contudo revelam-se motivados para estudar em Lisboa e empenham-se para que “tudo dê certo”.

Ao longo dos quatro dias de feira foi possível testemunhar o entusiasmo de alunos brasileiros de vários graus de ensino acerca da Faculdade de Letras, como as quatro recém-graduadas em Letras, Maitê, Graziela, Rafaella e Natasja que querem fazer o mestrado em Teoria da Literatura, a Carolina Paiva, muito bem informada sobre a oferta formativa da FLUL e com vontade de se candidatar à pós-graduação em Gestão e Comunicação de Tendências, ou o Arthur Kauffmann que está decidido a vir para a FLUL fazer o mestrado em Filosofia. Para outros estudantes brasileiros, a vinda para Lisboa já é quase uma realidade: a Maria Eduarda Camargo visitou o stand da ULisboa, no Salão do Estudante de Copacabana, para informar a representante da FLUL que já submeteu a candidatura para a licenciatura em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo.

A deslocação da delegação da ULisboa até ao outro lado do Atlântico contemplou ainda na agenda a visita a três colégios em São Paulo: Colégio Objetivo, Colégio Bandeirantes e Colégio Agostiniano São José, e três colégios no Rio de Janeiro: Ao Cubo, Colégio La Salle Abel e Colégio Santo Agostinho.

Em todos eles foi possível apresentar a Faculdade de Letras, em sessões específicas para estudantes, pais e professores, e esclarecer as inúmeras dúvidas sobre a oferta na área das Artes e Humanidades da FLUL, o acesso ao ensino superior em Portugal e sobre as vantagens do Estatuto do Estudantes Internacional. A FLUL aqui os espera.

Texto e fotografias: Denise Matos Moura (FLUL- Divisão de Relações Externas)