Prémio de 20.000 euros vai distinguir melhor trabalho de investigação de graduado pela FLUL

Com um valor de €20.000, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Fundação Vasco Vieira de Almeida (Fundação VVA) lançaram um novo galardão na área das Humanidades, o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida.

Tendo como objectivo distinguir o melhor trabalho científico submetido por licenciados, mestres, doutorados ou investigadores pós-doutorados da FLUL, o Prémio valoriza “as Humanidades face ao saber científico, na medida em que constituem um sistema de interpretação da racionalidade e dos fins do conhecimento; ou seja, um gesto político que questiona, não a verdade do conhecimento mas a sua importância, não o seu conteúdo mas o seu enquadramento”, sublinha Vasco Vieira de Almeida, sócio fundador da Fundação VVA.

O Prémio, que será atribuído de dois em dois anos, será acrescido de €5.000 para apoio à publicação do trabalho vencedor, inédito, pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

Filósofo e eminente professor catedrático da FLUL, Francisco Vieira de Almeida é apresentado pelo filho como “um homem de enorme coragem e intervenção cívicas, e um corajoso e coerente lutador pela liberdade, o que o levou duas vezes à prisão pela Ditadura na defesa dos valores por que sempre se bateu”. Vasco Vieira de Almeida lembra, por isso, outro dos desígnios do Prémio: “celebrar a acção e a vida de uma das personalidades mais importantes da vida intelectual portuguesa do século passado”.

São várias as memórias que Vasco Vieira de Almeida recorda do pai, nos seus tempos de Professor na FLUL. “Aquilo que recordo de forma mais nítida é a relação do meu pai com os estudantes. Para ele o papel do professor implicava não só a transmissão de conhecimentos, mas também de valores cívicos e culturais cimentados pelo exemplo e a criação nos alunos de uma capacidade crítica – incluindo a contestação – que revelasse o entendimento da mensagem recebida, com o compromisso implícito de agir em consequência”, conta.

O Director da FLUL, Miguel Tamen, destaca que o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida “foi generosamente instituído em memória de um dos nossos melhores professores, e aliás também nosso director. É um dos maiores, senão o maior, prémio de ensaio atribuído em Portugal”, explica.

Miguel Tamen acentua, também, que o Prémio é tanto mais importante quando “as Humanidades sofrem hoje frequentemente de um impulso centrífugo, que tende a dividi-las em áreas e discursos incomensuráveis, e muitas vezes as torna paródias empobrecidas das ciências e da acção política.

As candidaturas à primeira edição deste novo prémio na área das Humanidades decorrem online até 31 de Maio de 2020 e a divulgação dos resultados está prevista para 30 de Outubro do mesmo ano. O regulamento encontra-se disponível aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotos: Fundação Vasco Vieira de Almeida | Frame You Fotografia