António M. Feijó recebe título de Professor Emérito e lecciona a sua última lição

28 setembro 2023 18:30

Data: 28 de Setembro de 2023

Local: Anfiteatro I, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

O antigo Director da Faculdade de Letras, António M. Feijó, será distinguido com o diploma de Professor Emérito da Universidade de Lisboa no próximo dia 28 de Setembro, às 18:30, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras, dando, de seguida, a sua última lição com o título “Uma passagem pelo bengaleiro”.

2afeijoProfessor Catedrático Jubilado desta mesma instituição, desde Setembro de 2022, António M. Feijó licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos, em 1977, na Faculdade de Letras, concluiu o mestrado em Literatura Inglesa, em 1979, na State University de New York, em Albany, e, em 1985, obteve o grau de Ph.D., pela Universidade de Brown (1985), com a tese "Mars Caecus. A Study of Wyndham Lewis (1909-1930)".

Foi professor da Faculdade de Letras entre 1986 e 2022, tendo assumido a Direcção da escola entre 2008 e 2013, onde, nas palavras de Hermenegildo Fernandes, Membro do Conselho Científico da FLUL e Director da Área de História desta mesma Escola, “superou todas as inevitáveis dificuldades com um aristocrático à-vontade, tornando simples o difícil e fazendo de cada caso individual um centro”. Posteriormente, até 2019, foi Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, tendo assumido entre 2019 e 2022 o cargo de Pró-Reitor.

É de realçar ainda que, durante a sua carreira, foi presidente do Conselho Geral Independente da RTP, entre 2014-18, Director Não-Executivo da Fundação da Casa de Mateus, entre 2017 e 2022, e administrador não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que preside desde Maio de 2022.

O seu percurso de excelência contempla ainda a autoria de livros e dezenas de ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e dramaturgias para cena (Twelfth Night, Hamlet e King Lear de Shakespeare; de obras de Oscar Wilde e Fernando Pessoa, entre outros). As suas publicações mais recentes em livro incluem, em 2015, Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa & Pascoaes), Imprensa-Nacional Casa da Moeda; uma versão levemente alterada da sua tradução de Hamlet, de Shakespeare, em 2016; A Universidade como deve ser, com Miguel Tamen (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017); e, em 2020, O Cânone, de que foi um dos editores e autores.

O título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa é atribuído em reconhecimento do mérito académico e da relevância da actividade científica e a sua entrega será feita por Luís Ferreira, actual Reitor da Universidade de Lisboa.