Estudantes

Os/as estudantes da Faculdade de Letras podem candidatar-se a várias bolsas oferecidas pela Faculdade de Letras, a Universidade de Lisboa, o Estado Português e as Câmaras Municipais do seu Concelho de residência, entre outras. Podem ainda recorrer a programas de financiamento bancário, para apoio no pagamento das propinas.

Bolsas da Faculdade de Letras - Programa Letras Solidária

O Programa Letras Solidária  é uma iniciativa da Direção da Faculdade de Letras e tem como objetivos:

  • Apoiar estudantes da Faculdade de Letras com dificuldades económicas na prossecução dos estudos tendo em vista a redução do abandono escolar;
  • Promover o sucesso escolar, a integração social e académica;
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e transversais;
  • Facilitar a integração dos estudantes no mercado de trabalho;
  • Completar outras medidas de apoio social;
  • Reforçar a ligação da Faculdade de Letras com os seus estudantes.

O Programa Letras Solidária organiza-se em duas modalidades de bolsa:

  • Bolsa de Apoio: aplica-se a uma colaboração pontual, em dias seguidos ou ao longo do ano letivo.
  • Bolsa de Colaboração: aplica-se a uma colaboração ao longo de um semestre ou mais e ocorre em duas fases: de outubro a maio e de junho a setembro.

Destinatários

São destinatários do Programa todos/as os/as estudantes da Faculdade de Letras quer sejam ou não bolseiros/as, do 1º e 2º ciclos, com matrícula e inscrição válidas, e cujo rendimento anual per capita do/a próprio/a ou do agregado familiar em que se inserem, não seja superior a 22 (vinte e dois) x IAS (Indexante do Apoio Social = 509,26€).

Este programa não está disponível para estudantes de 3.º ciclo (doutoramento) nem para estudantes que ingressam pelo concurso para Estudantes Internacionais.

Bolsas disponíveis para 2024-2025

BOLSAS DE APOIO

Divisão dos Serviços Académicos 

           

BOLSAS DE COLABORAÇÃO

A abrir brevemente.

Candidaturas

Atenção: Antes de iniciar a candidatura, certifique-se de que dispõe da documentação necessária para submeter no portal e que tem o perfil requerido para a ação (projecto/local) a que se candidata.

Cada candidato poderá optar por 2 ações (projetos/locais), porém, no caso da acção escolhida em segundo lugar, no processo de selecção será dada prioridade aos candidatos que a escolheram em primeiro lugar.

A candidatura é feita online, através do Portal Fénix »

Documentos para candidatura:

  • Fotografia;
  • Curriculum Vitae;
  • Declaração e nota de liquidação de rendimentos do agregado familiar referente ao ano civil imediatamente anterior ao da apresentação da candidatura.

O candidato pode ainda juntar outros documentos emitidos pelas autoridades competentes que considere relevantes ao apuramento da sua situação socioeconómica (ex.: declaração de subsídio de desemprego, declaração de beneficiário de rendimento social de inserção, comprovativo de execuções fiscais, declaração judicial de insolvência do agregado familiar, entre outros).

A candidatura só é considerada válida após receção de todos os documentos obrigatórios.

Pedidos de informação devem ser remetidos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Valor da Bolsa

  • O valor da bolsa é apurado pelo resultado do produto entre o valor/hora de referência e o número de horas de atividade desenvolvida e registada, tendo como o limite mensal fixado para o IAS em vigor à data da candidatura. O valor máximo por estudante, por ciclo de estudos é de 3 X IAS.
  • Para efeitos do número anterior, o valor/hora de referência para as bolsas de apoio e de colaboração é de 7,00€.
  • O valor da bolsa será aferido mensalmente e pago, após concluída a atividade na unidade de acolhimento, através de transferência bancária, para o IBAN indicado pelo/a bolseiro/a. Durante o período de colaboração nos serviços e até ao pagamento da bolsa, o/a estudante pode não proceder ao pagamento das prestações das propinas. Porém, deverá regularizar esses valores no prazo de 10 dias imediatos à data em que os serviços procedam ao pagamento da respetiva bolsa. Após esse prazo, fica sujeito ao pagamento de juros de mora, à taxa legal, contabilizados a partir do primeiro dia de atraso, sobre o valor total em dívida.

Regulamento

Consulte o Regulamento do Programa de Bolsas Letras Solidária.

 

Bolsas da Universidade de Lisboa - Bolsas de Estudo por Mérito

Bolsas de Estudo por Mérito

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas aos estudantes de formação inicial e de mestrado que tenham mostrado um aproveitamento escolar excepcional, até um número limite de bolsas estabelecido nos termos dos Regulamentos do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e da Universidade de Lisboa (UL).

Estas bolsas são suportadas integralmente pelo orçamento do MEC e têm um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano lectivo em que é atribuída. Estas bolsas têm sido entregues anualmente em cerimónia presidida pelo Reitor da UL.

 

Bolsas da Universidade de Lisboa - Programa Universidade de Lisboa - Consciência Social

O programa UL - Consciência Social é um projecto de apoio de emergência a alunos carenciados inscritos na Universidade de Lisboa que não estão devidamente abrangidos pelo sistema nacional de apoios sociais para estudantes do ensino superior, apesar de se encontrarem numa situação comprovável de carência económica. Este programa não é um mecanismo de apoio regular ou permanente a estudantes. Sugere-se, por isso, que sejam verificadas as normas para a candidatura e atribuição de apoios no âmbito do programa UL - Consciência Social antes de apresentar a candidatura.

A instrução do processo de candidatura só se realiza após contacto do(a) próprio(a) candidato(a) e requer a apresentação de um conjunto de informações documentadas com detalhe para que o júri possa analisar o caso.

Para mais informações sobre Candidaturas e Documentos Necessários, por favor, consulte a página:

 

Bolsas da Universidade de Lisboa - Mérito Social

A bolsa de mérito social, criada por deliberação do senado da Universidade de Lisboa, em 29 de Maio de 2007, tem por objectivo incentivar os estudantes a participarem na vida activa, em condições apropriadas, com o desenvolvimento simultâneo da sua actividade académica e, encontra-se regulamentada através de despacho do Reitor da Universidade de Lisboa, datado de 17 de Setembro de 2012.

A bolsa de mérito social assume duas modalidades: a bolsa de apoio e a bolsa de colaboração.

A bolsa de apoio, cujo objectivo é incentivar os estudantes a participar na vida activa em condições apropriadas ao desenvolvimento simultâneo da atividade académica, pressupõe a colaboração dos estudantes em ações ou actividades de formação na área académica e social, tais como a colaboração pontual em eventos desportivos, culturais, académicos, sociais ou o acompanhamento de estudantes com necessidades especiais. A participação na bolsa de apoio não poderá exceder os cinco dias úteis e três acções por semestre.

A bolsa de colaboração, que se estende por um período relativamente alargado, pretende ser um incentivo à participação dos estudantes em atividades, projetos e ações de carácter socialmente útil e formativo, concretizando-se através da colaboração entre estes e as unidades orgânicas e serviços autónomos da Universidade. Estas atividades não podem exceder dois semestres por ciclo de estudo nem constituir-se como necessidades permanentes dos serviços.

Para mais informações sobre Candidaturas e Documentos Necessários, por favor, consulte a página:

 

Bolsas do Estado Português

O Estado Português atribui bolsas de estudo e/ou alojamento (em residências universitárias) a estudantes que estão matriculados na Universidade de Lisboa e que:

  • sejam economicamente carenciados e/ou se encontrem deslocados do seu agregado familiar durante o ano lectivo;
  • sejam de nacionalidade portuguesa;
  • sejam estrangeiros com direito de residência permanente em Portugal ou beneficiários de estatuto de residente de longa duração;
  • sejam provenientes de Estados com os quais tenham sido celebrados acordos de cooperação prevendo a aplicação de tais benefícios;
  • sejam provenientes de Estados cuja Lei, em igualdade de circunstância, conceda igual tratamento aos estudantes portugueses;
  • sejam apátridas ou beneficiem do estatuto de refugiados políticos.

A candidatura é realizada através da plataforma de bolsas da Direcção-Geral do Ensino Superior em www.dges.mctes.pt.

As bolsas são pagas em 10 prestações mensais, através de transferência bancária. O valor da bolsa é calculado anualmente de acordo com a legislação aplicável.

Deve ser dada especial atenção aos prazos de candidatura e aos documentos necessários.

Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa

Contacto Núcleo de Bolsas
Edifício “Cantina Velha” - Cidade Universitária - Avenida Professor Gama Pinto
1649-003 LISBOA
Telefone: (+351) 213 611 700 Fax: (+351) 210 493 360
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Bolsas das Câmaras Municipais

Determinadas Câmaras Municipais dispõe de bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior. No sentido de incentivar a formação dos jovens com dificuldades económicas, as Câmaras Municipais atribuem anualmente bolsas de estudo a jovens que frequentem o ensino universitário público e que sejam residentes no concelho.

Para mais informações consulte a Câmara Municipal do seu concelho de residência.

 

Financiamento Bancário

As propostas do sistema bancário, em matéria de crédito para estudantes do Ensino Superior, são vastas e incluem:

  • O financiamento do curso superior para portadores de cartão do banco;
  • Empréstimos para o pagamento de propinas, nomeadamente para alunos de instituições com as quais a entidade bancária mantém protocolos;
  • Empréstimos genéricos a jovens para vários tipos de actividades, incluindo os estudos.

As condições oferecidas diferem de banco para banco:

  • Os valores concedidos variam desde os 1000,00 €, ou menos, até aos 30 000,00 €, podendo ser superior caso o crédito seja destinado a estudos no estrangeiro;
  • Os prazos para a liquidação dos empréstimos variam entre 1 e 11 anos e as taxas de juro também diferem, com alguns bancos a praticarem taxas mais baixas em função do rendimento anual escolar, privilegiando os alunos excelentes;
  • Em geral não impõe um limite de idade, mas alguns empréstimos têm essa restrição;
  • Em muitos casos é exigido um fiador.

 

 

O Programa de Voluntariado de Letras teve início no ano de 2001 como resposta às necessidades de apoio aos estudantes com deficiência. Pretendia-se assim, por um lado, proporcionar uma melhor integração e igualdade de oportunidades dos estudantes com deficiência e, por outro, promover a formação e educação do indivíduo em valores como a solidariedade e a tolerância, contribuindo para a formação cívica e profissional dos participantes.

Projectos

Voluntariado na Faculdade de Letras

Programa de Mentoria

Programa Mentoria. Mais informações aqui.

        Prazo de candidatura (nova fase): 17 de Maio a 02 de Junho de 2024.

        As candidaturas serão realizadas através do Portal FenixEdu.

Voluntariado de Longa Duração

Biblioteca da Faculdade de Letras

Organização do acervo documental. Mais informações aqui. (Candidaturas encerradas)

 

Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante

Projecto Integrar. Mais informações aqui.

Unidade de Produção de Materiais em Suporte Especial. Mais informações aqui.

 

UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

ANSOR - Antropização Do Vale Do Sorraia. Mais informações em aqui.

In2lithics. Mais informações em aqui.

 

Voluntariado de Curta Duração

CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa

Apoio à Conferência Desire, Imagination & Dream. Angela Carter in Portugal. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 19/06/2024

CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa

Apoio ao 1º Simpósio Doutoral e a 44ª Conferência APEAA: Transições, Liberdade e Conflitos. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 10/06/2024

CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias

Apoio ao Congresso Internacional Modernidades Plurais: Modernismo e Surrealismo na Literatura e nas Artes. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 16/05/2024

Divisão da Biblioteca

Apoio à Feira do Livro da Biblioteca da FLUL. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 11/04/2024

IDEM - Inclusion, Diversity and Equity in Mobility

Apoio ao Apoio ao Bootcamp 2. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 21/01/2024

CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias

Apoio ao apoio ao Colóquio Internacional Modernidade desigual no(s) espaço(s) literários em português. Mais informações aqui
Candidaturas abertas até 05/12/2023

CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias

Apoio ao Colóquio Internacional AfroLab 2023. Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 25/10/2023

Centro de Estudos Anglísticos, Universidade de Lisboa e American Corner

Apoio ao evento Media Literacy: from theory to practice (a one-day event). Mais informações aqui.
Candidaturas abertas até 04/10/2023

Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante

Apoio ao Acolhimento dos Novos Estudantes 2023/202. Mais informaões aqui. 

Candidaturas abertas até 15/08/2023 

Candidaturas

Programa Mentoria

Prazo de candidatura (nova fase): 17 de Maio a 02 de Junho de 2024.

 
Projectos de curta e longa duração

A candidatura é feita online, através do Portal Fénix », no separador Candidato > Candidaturas abertas > Criar

Documentos para candidatura:

  • Fotografia;

  • Horário escolar.

Objectivos

O PV-FLUL tem como objectivos principais:

  • Promover a formação e desenvolvimento pessoal dos estudantes da Faculdade;

  • Estimular a formação e educação dos estudantes em valores como a solidariedade e a tolerância;

  • Dotar os estudantes da Faculdade de Letras de competências práticas e teóricas que, podendo não estar directamente relacionadas com a sua formação académica, irão revelar-se úteis no seu percurso académico e profissional;

  • Proporcionar a participação e o envolvimento da comunidade académica em dinâmicas abrangentes de cooperação e desenvolvimento comunitário, através da criação de interligações entre a Faculdade de Letras e as instituições da sociedade em geral.

Destinatários

O Programa de Voluntariado na Faculdade de Letras destina-se prioritariamente aos estudantes da Faculdade, estando as ofertas de projetos externos abertas a outros estudantes da ULisboa, regularmente inscritos no ano letivo em que pretendam realizar a sua participação no programa.

Guia do Voluntário

Para mais informações sobre o Programa de Voluntariado da Faculdade de Letras consulte o Guia do Voluntário.

Regulamento

Para consultar o Regulamento do Programa de Voluntariado de Voluntariado da Faculdade de Letras clique aqui.

Incentivos

Os voluntários ao abrigo do PV-FLUL  têm direito aos seguintes incentivos, os quais devem ser usufruídos até ao final do ano lectivo em que é prestado o trabalho voluntário.

1 – Regime especial de empréstimo de obras literárias da Biblioteca da Faculdade:
(Após um mês de actividade regular)
  • Os voluntários que são alunos de licenciatura (com permissão de empréstimo domiciliário de 4 obras em simultâneo por 7 dias) ficam equiparados a Investigadores (com permissão de empréstimo domiciliário de 6 obras em simultâneo por 14 dias).
  • Os voluntários, alunos de mestrado e doutoramento, ou investigadores, podem ter para empréstimo domiciliário 8 obras em simultâneo por 14 dias.

(Estes incentivos aplicam-se exclusivamente a alunos ou investigadores com inscrição válida na Biblioteca e durante o período de colaboração como voluntários).

 
2 – Atribuição de Estatuto especial para realização de exames:
  • Para efeitos do n.º 3 do artigo 2.º do Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE), os voluntários podem usufruir de Regime Especial de Avaliação para realização de exames desde que tenham cumprido com regularidade as tarefas acordas na declaração de compromisso e realizado no mínimo 60h de trabalho voluntário por cada semestre, podendo-se inscrever no ano lectivo a seis exames.

  • Os voluntários só podem usufruir de estatuto especial para realização de exames de unidades curriculares do(s) semestre(s) durante o qual exerceram a sua actividade de voluntário.

  • Para o efeito, os voluntários devem informar o PV-FLUL da sua intenção de realizar exame(s) ao abrigo do estatuto do voluntário, ao que o PV-FLUL emite um parecer em como são reunidas as condições mínimas para benefício desse estatuto.

 
3 – Referência do trabalho voluntário no Suplemento ao Diploma.

Formações na área do voluntariado

Mais informações em breve. 

Outras iniciativas

 

Logo Bolsa do Voluntariado
  Banco de Voluntariado CMLisboa
  Banco de Voluntariado CM Odivelas
  

Para pedir qualquer informação adicional, por favor contacte o Programa Letras Voluntariado através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 217 920 023.

 

Competências Transversais

As competências transversais são competências abrangentes, multidimensionais e multifuncionais que constituem uma mais-valia para qualquer estudante, independentemente da sua área de formação. Deste modo, o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante realiza em cada semestre formações, habitualmente no formato de workshops, sobre temáticas variadas como a gestão de tempo ou gestão de stress ou ainda a empregabilidade, com o intuito de capacitar os estudantes a encontrarem formas mais adequadas de gerirem os seus próprios recursos e de lidarem com os desafios da vida pessoal, académica e futuramente profissional, contribuindo assim não só para o seu sucesso académico, mas também para o seu desenvolvimento pessoal.

 

Sessão de esclarecimento | Estágios Curriculares de 1.º Ciclo (Licenciatura) 2024/2025

estagios 1

Tema

Sessão de Esclarecimento | Estágios Curriculares de 1.º Ciclo (Licenciatura) 2024/2025

Data

22 de maio de 2024

Horário

11h00 - 12h30

Local

Sala B112.D da Faculdade de Letras & Online (Zoom)

 

Inscrições aqui.

Remeteremos posteriormente o link de acesso aos inscritos.

 

Sessão de esclarecimento | Estágios Curriculares de 2.º Ciclo (Mestrado) 2024/2025

estagios 2 3

Tema

Sessão de Esclarecimento | Estágios Curriculares de 2.º Ciclo (Mestrado) 2024/2025

Data

24 de maio de 2024

Horário

11h00 - 12h30

Local

Online (Zoom)

Inscrições aqui.

Remeteremos posteriormente o link de acesso aos inscritos.

 

Estudantes PALOP

Os estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) podem ser apoiados na Faculdade de Letras através do Projecto Integrar, que visa facilitar o seu percurso académico e integração na comunidade.

 

Objectivos

  • Apoiar a integração de estudantes dos PALOP na Faculdade de Letras aos níveis social, académico e cultural;

  • Dar a conhecer a Faculdade, os seus espaços, o funcionamento e ferramentas académicas;

  • Ajudar a esclarecer dúvidas e encaminhar os alunos aos respectivos Serviços/ Directores de Curso/ outros;

  • Informar sobre o funcionamento de questões académicas e de estudo; 

  • Nos casos em que é necessário, contribuir para um maior domínio da variante europeia da língua portuguesa;

  • Ajudar no domínio das tecnologias de informação e comunicação.

 

É estudante internacional de um PALOP? Saiba de que modo o podemos ajudar:

  • Através do apoio de alunos de anos mais avançados;

  • Através de grupos de apoio e outras actividades.

 

Algumas actividades:

Curso de Português Língua Segunda (PL2)

O Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) tem disponível, para o 2.º semestre 2023/2024 (23 de Janeiro a 22 de Maio de 2024), um curso de 52h de Português Língua Segunda (PL2), destinado a estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O custo para frequência do curso é de 350€ por semestre. No entanto, os estudantes com dificuldades no pagamento do curso poderão candidatar-se a uma bolsa.

A candidatura deve ser apresentada até às 24:00h do dia 10 de Dezembro de 2023, para os seguintes endereços de e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para formalizar a sua candidatura, deve:

  1. Indicar o motivo das dificuldades económicas (juntando, se possível, documento que o comprove).

  2. Contactar o Director do seu Curso, para que o mesmo elabore um parecer e indique a) a sua necessidade de fazer o curso Português Língua Segunda (PL2), b) que frequentou com assiduidade e aproveitamento as aulas do 1º semestre e c) que se compromete a frequentar, com assiduidade, o Curso de PL2 em que se inscreve. Caso não tenha frequentado o 1.º semestre, deverá obter uma carta do Diretor de Curso, declarando que só inicia os estudos na Faculdade de Letras no 2.º semestre, mas necessita de realizar o curso PL2.

  3. Preencher e enviar a ficha de inscrição disponível aqui.

Caso necessite de apoio para contacto com o Director de curso ou no envio da candidatura, por favor contacte o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Para mais informações sobre o curso, consulte esta página.

Acolhimento nos primeiros dias

Acompanhamento e orientação durante a fase de matrícula e inscrição e nas primeiras semanas de aulas.

Visitas à Faculdade

Apresentação dos espaços da Faculdade e dos seus serviços, através de visitas organizadas pelos voluntários do Projecto Integrar.

Sessões sobre ferramentas informáticas necessárias para frequência da Faculdade

Funcionamento de plataformas essenciais como o website da Faculdade de Letras, Portal Fénix, E-learning, email institucional, e ferramentas de edição de texto ou de apoio a apresentações orais.

Sessões agendadas:

  • Terça-feira, 9 de abril⋅15:30 – 17:00
  • Sexta-feira, 12 de abril⋅15:30 – 17:00
  • Terça-feira, 16 de abril⋅15:30 – 17:00
  • Sexta-feira, 19 de abril⋅15:30 – 17:00

Caso esteja interessado/a mas não possa comparecer nestes horários, por favor contacte o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Grupos de apoio ao estudo, à elaboração de trabalhos e apresentações orais

Informações sobre métodos de avaliação, materiais e locais de estudo, apoio à elaboração de trabalhos e à preparação de apresentações orais.

Visitas ao campus e à Cidade de Lisboa

Visitas ao campus e à cidade de Lisboa organizadas pelos voluntários do Projecto Integrar.

 

Como participar

Os estudantes internacionais de um PALOP interessados em receber apoio através do Projecto Integrar devem entrar em contacto com o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante através dos seguintes meios:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone: +351 217 920 023

header estudantes

 

 

TUDO O QUE PRECISAS EM LETRAS

 

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dispõe de um conjunto de serviços, de recursos e de programas de apoio que os estudantes podem usufruir desde o primeiro dia até à conclusão do seu percurso académico. Esta oferta pretende promover o desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos nossos alunos.

 

 

pic exemploAPOIO AO ESTUDANTE

A Faculdade de Letras assegura aos seus estudantes o acesso a um vasto leque de apoios, que incluem o Programa de Mentoria, exclusivo para alunos do 1.º ano, o desenvolvimento de competências, através de acções de promoção de competências transversais, e as sessões de apoio psicopedagógico. Além disso, oferece um acompanhamento dirigido a populações específicas, como é o caso de alunos com estatutos especiais (incluindo com necessidades educativas especiais) ou alunos internacionais não abrangidos por programas de mobilidade, nomeadamente provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

 

MENTORIAESTATUTOS ESPECIAIS 

 

 

 

img regulamento estudantesREGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES

O presente Regulamento estabelece as regras gerais de funcionamento do processo de avaliação dos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO

 

 

 

pic exemploBOLSAS E FINANCIAMENTO

Os estudantes podem candidatar-se ao Programa Letras Solidária, colaborando, ao longo de um ano, com os serviços da Faculdade, apoiando-os nas várias actividades desenvolvidas. Em paralelo, os bolseiros deste Programa podem também concorrer às bolsas oferecidas pela Universidade de Lisboa, pelo Estado Português e/ou pelas Câmaras Municipais do seu Concelho de residência, entre outras.

Para além destas opções, existem ainda programas de financiamento bancário destinados ao apoio no pagamento das propinas.

 

BOLSAS E FINANCIAMENTOACÇÃO SOCIAL

 

 

 

pic exemploVOLUNTARIADO

O Programa Letras Voluntariado tem, entre outros objectivos, promover a formação e desenvolvimento pessoal dos estudantes, estimular a sua solidariedade e tolerância e desenvolver competências práticas e teóricas úteis no seu percurso académico e profissional. Através deste Programa, os estudantes da Faculdade de Letras podem participar em projectos anuais de longa e/ou de curta duração, na Faculdade ou em entidades parceiras.

 

PROJECTOSCANDIDATURASREGULAMENTO

 

 

 

pic exemploORIENTAÇÃO DE CARREIRA

Os estudantes da Faculdade de Letras têm ao seu dispor sessões individuais de aconselhamento de carreira, bem como ações de promoção de competências pessoais e de empregabilidade. Podem também realizar estágios curriculares (1.º e 2.º Ciclos) ou extracurriculares.

 

ESTÁGIOSDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

 

 

 

pic exemploDESPORTO, SAÚDE E BEM ESTAR

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa oferecem vários serviços de Saúde & Bem-Estar. No Estádio Universitário de Lisboa, os estudantes têm a oportunidade de praticar diversas modalidade desportivas a preços especiais, assim como aceder aos serviços do centro Centro Médico, incluindo consultas de clínica geral, medicina dentária ou nutrição.

 

APOIO PSICOLÓGICOAPOIO MÉDICOBEM-ESTARDESPORTO

 

 

 

pic exemploRECURSOS ELECTRÓNICOS

A comunidade académica da Faculdade de Letras tem à sua disposição recursos electrónicos gratuitos com o objetivo de melhorar a experiência dos alunos, através da digitalização de vários processos e do acesso a ferramentas essenciais para a frequência do ensino superior.

 

@Ofifce365 @Campus/EDUFENIX E-LEARNINGPORTAL DO UTILIZADOR