Seminars 2024/2025

MA

1st semestre
  • Tópicos em Comparatismo 1
    Rita Patrício
    3.ªf. 11h00 – 14h00

O fim da poesia, a poesia do fim
Numa carta a Maria Amália Vaz de Carvalho, de 24 de Dezembro de 1886, Antero de Quental escreveu: “infelizmente morreu-me o dom dos versos precisamente quando começava a pensar e a sentir alguma coisa que realmente merecesse ser posta em verso”. O presente seminário pretende discutir esta declaração de óbito poético por parte de Antero, uma declaração que aponta para questões decisivas da modernidade poética: a relação entre pensamento e sentimento numa poesia que se reconhece herdeira do romantismo e protagonista da ruptura relativamente a essa tradição romântica; a apologia e, simultaneamente, a recusa da poesia como modo de enfrentar a consciência e o mundo, ou seja, como questionação da sua possibilidade enquanto modo de conhecimento de si e do real. Iremos revisitar a poesia e a correspondência anterianas, confrontando-a com a obra de diversos autores: Nerval, Heine, Poe, Victor Hugo, Leopardi, Kierkegaard, Baudelaire, Rimbaud, Fernando Pessoa. Esse confronto pretende (re)situar estes autores no mapa poético da modernidade literária, modernidade que reiteradamente anunciou o fim da poesia e que, com frequência, se constituiu a partir da ideia de fim.

 

  • Tópicos em Comparatismo 2
    Ana Bela Morais e Filipa do Rosário
    5.ªf. 11h00 – 14h00

 

Metamorfoses identitárias e urbanas no cinema ibérico

No cinema, a metamorfose tem servido, ao mesmo tempo, enquanto tema narrativo e elemento simbólico. Este Seminário pretende reflectir sobre diferentes abordagens cinematográficas ao conceito de metamorfose, centrando-se em quatro conceitos-chave: cidade, periferia, identidade colectiva e identidade individual. Esta reflexão desenvolver-se-á através da análise textual de filmes realizados por cineastas ibéricos. Partindo da ideia de metamorfose, no sentido de processo transformador, o seminário pretende refletir sobre diferentes formas de transformação evocadas no cinema ibérico. Serão analisados processos transformadores vividos pelas personagens na sua identidade pessoal, e também os vivenciados na identidade colectiva - histórica e cultural -, tendo como principal pano de fundo a representação da cidade e suas periferias.

No que respeita ao cinema português, partindo da análise de Os Verdes Anos (Rocha, 1963) e da conceptualização entre centro urbano e periferia que o filme encena, propomos mapear a representação de Lisboa e de alguns espaços periféricos da cidade em filmes portugueses contemporâneos, tornando-se, assim, possível compreender as metamorfoses da “Grande Lisboa” sugeridas por este cinema nacional. Neste contexto, serão estudados filmes de Basil da Cunha, Susana Nobre, Inês Oliveira, Filipa Reis e João Miller, João Rosas, Renata Sancho e Leonor Teles.

No que ao cinema espanhol diz respeito, o estudo centrar-se-á na filmografia de Pedro Almodóvar e Luís Buñuel, passando por outros realizadores, como Luis García Berlanga e Victor Erice, e pretende explorar o conceito de metamorfose implícito no processo de representação simbólica e metafórica da cidade, por vezes confundida com a ideia de nação. Verificar-se-á como estas realidades colectivas são atravessadas por díspares transformações históricas, e se relacionam de perto com as metamorfoses ocorridas na identidade pessoal das personagens.


 

  • Seminário de Investigação (S3)
    Marta Pacheco Pinto
    4.ªf. 15h30 – 18h30

O Seminário visa introduzir os estudantes de mestrado à prática de investigação avançada na área dos Estudos Comparatistas e dotá-los de ferramentas metodológicas e competências essenciais, tanto para a elaboração da dissertação de mestrado como para o exercício de tarefas inerentes à pesquisa científica e à actividade académica em geral. Os grandes tópicos a serem discutidos incluem:


1. Estudos Comparatistas: reflexões sobre a área científica

2. Práticas de investigação e escrita académica

3. Publicar na área dos Estudos Comparatistas

4. Ética e integridade científica

5. Mercado de trabalho e emprego científico

 
2nd semestre
  • Tópicos em Comparatismo 3 
    Lecturer from Indiana University (Bloomington)
    4.ªf. 14h00 – 18h00
    Intensive seminar (from April 23 to June 11 2025)
    Taught in English

  • Seminário Interartes / Interarts seminar
    Claudia J. Fischer
    3.ªf. 15h30 – 18h30

    Música e Literatura no Romantismo Alemão
    Compreender o que foi o Romantismo Alemão implica necessariamente um transpor de fronteiras — temporais e disciplinares. É a própria natureza deste movimento fortemente auto-reflexivo, cujos protagonistas propunham expressamente (voltar a) reunir música e literatura, que convida ao estudo deste tópico num seminário. Se, de acordo com Theodor Adorno, sons musicais “say something, often something human”, cabe-nos entender em que medida é romântico o que nos diz a música do Romantismo Alemão e em que medida a sua suposta mensagem dialoga com o discurso verbal.

    Pretende-se integrar neste programa a leitura de textos, literários e ensaísticos, em que se faz referência à música, mas, mais do que isso, aprofundar o conhecimento do fenómeno poético como arte que se constituiu no seio da oralidade e em proximidade da música. É no Romantismo Alemão que esta relação quase simbiótica entre as duas artes ganha um vigor singular, gerando e deixando à posteridade novos géneros musicais ou poéticos, como, por exemplo, o Lied e a fantasia narrativa. A reivindicação nietzscheana de “um novo mundo de símbolos” em que a música ─ mais dionisíaca que apolínea ─ é proclamada como língua-mãe de todo o poeta provém claramente de vozes românticas alemãs como as de Novalis, Schumann e Hoffmann.

  • Seminário de Orientação (S4)

    Coord. Claudia J. Fischer
    Visando acompanhar a fase de redação da dissertação, este seminário funciona no 4º semestre e pressupõe idealmente a aprovação no Seminário de Investigação. Prevê uma sessão marcada pelo docente no início do semestre, na qual cada um dos mestrandos apresenta o seu tópico de tese, o nome do orientador com quem pretende (ou já está a) trabalhar e a fase em que se encontra na sua investigação. Nessa sessão será marcada a data de uma segunda sessão, já no final do semestre, que consiste numa apresentação breve (ca. 15 minutos) dos trabalhos por parte de cada um dos mestrandos.

PhD

1st semestre
  • Tópicos em Estudos Comparatistas I
    Ricardo Gil Soeiro
    3.ªf. 15.30 – 18.30

Figurações do Pós-Humano: Filosofia, Literatura e Arte

Afirmando-se como um paradigma transdisciplinar cada vez mais produtivo, o Pós-Humanismo Crítico tem florescido a partir do conjunto de impreteríveis desafios que hoje se colocam ao humanismo, à humanidade e ao humano (das culturas tecnológicas à ascensão da biomédica, do desastre ambiental à erosão das demarcações convencionais entre o humano e o não-humano). Progressivamente, a perspectiva normativa de cariz antropocêntrico está a ser substituída por uma abordagem mais relacional, em que a relação sujeito-objecto é vista como emergindo de um processo co-constitutivo. Na medida em que esta mudança radical solicita modos alternativos para pensar a humanidade e seus ambientes, o presente seminário visará contextualizar as implicações culturais e filosóficas de tais desenvolvimentos, procurando explorar de que modo o descentramento do humano, promovido pelo pós-humanismo, proporciona um paradigma renovado que nos convoca para cenários para-além-do-humano. Assumindo um cariz eminentemente comparatista, o seminário concederá particular atenção às subjectividades em devir, tal como estas se configuram na filosofia (D. Haraway, R. Braidotti, S. Herbrechter), na literatura (M. Atwood, W. Szymborska, Gonçalo M. Tavares), nas artes plásticas e performativas (Sterlac e Piccinni) e no cinema (Vincenzo Natali e Alex Garland).

 

  • Tópicos em Estudos Comparatistas II
    Everton V. Machado e Ana Catarina Nunes de Almeida
    5.ªf. 11h00 – 14h00

 

Representações do Islão na literatura e nas artes ocidentais (séculos XIX-XXI)

Procurando fazer convergir ferramentas de análise do domínio da Literatura Comparada com as perspectivas críticas, as mais actuais, no âmbito do estudo da representação do Oriente nas Humanidades, este seminário propõe elaborar uma história e uma discussão acerca do modo como as sociedades e os indivíduos arabo-muçulmanos têm sido representados desde o século XIX até aos dias de hoje, no romance, na poesia, nos relatos de viagens, na pintura, na música e no cinema europeus e norte-americanos. Serão explorados textos de criadores de diferentes épocas e nacionalidades, como François-René de Chateaubriand, Gustave Flaubert, Eça de Queiroz, Paul Bowles, António Barahona, Alexandra Lucas Coelho e Miguel-Manso, bem como a voga artística alimentada por nomes como Jean-Auguste Dominique Ingres, Eugène Delacroix e Jean-Léon Gérôme, sem esquecer O Rapto do Serralho de Wolfgang Amadeus Mozart ou o Dona Branca de Alfredo Keil e o discurso hollywoodiano sobre o terrorismo.

  • Investigação Avançada I (S3)
    Marta Pacheco Pinto

    4.ªf. 15h30 – 18h30

O Seminário visa dotar os estudantes de doutoramento de ferramentas metodológicas e competências essenciais, tanto para a elaboração da tese de doutoramento como para o exercício de tarefas inerentes à prática de investigação e à actividade académica na área científica dos Estudos Comparatistas. Os grandes tópicos a serem discutidos incluem:

1. Os Estudos Comparatistas como área de investigação

2. Preparação e redacção da tese

3. Práticas de comunicação científica

4. Ética e integridade científica

5. Mercado de trabalho e emprego científico​

2nd semestre
  • Tópicos em Comparatismo 3 
    Lecturer from Indiana University (Bloomington)
    4.ªf. 14h00 – 18h00
    Intensive seminar (from April 23 to June 11 2025)
    Taught in English
  • Seminário Interartes / Interarts seminar

    Luísa Afonso Soares
    3.ªf. 15h30 – 18h30

 

Nos últimos anos, os Estudos de Memória têm registado um crescente interesse pela dimensão material e performativa dos actos de recordação, fazendo eco da materialização crescente da cultura. Com efeito, a desmaterialização gerada pelos meios digitais, entre outras causas a considerar, impulsionaram a recorrência de objectos testemunhais, imagens ou lugares de memória na cultura e literatura contemporâneas, no inequívoco reconhecimento da interacção entre mundo material e as experiências sensoriais e afectivas do ser humano e consequentemente da sua influência na memória e na identidade.

Este seminário constitui como objectivo cartografar os aspectos multifacetados da relação entre memória e materialidade nas suas representações na literatura, no cinema, nas artes plásticas e no espaço público, em diferentes horizontes temporais e espaciais, a partir dos seguintes tópicos:

- A dimensão material da memória - o caminho de Platão e Freud a Aby Warburg.

- Cultura material, memória e identidade

- A memória do corpo, a memória no corpo e a cidade como corpo

- Lugares de memória e memória dos lugares

-Dinâmicas da memória material - re-localização, re-enquadramento, re-significação

Para cumprir este percurso propõe-se o estudo de A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge e a adaptação ao cinema por Margarida Cardoso, Austerlitz de W.G.Sebald, Phoenix de Christian Petzold e a memória de Paul Celan em Anselm Kiefer. Constituirão igualmente objecto de reflexão as políticas da memória no espaço público.

  • Investigação Avançada II (S4)
    Coord. Ângela Fernandes and Santiago Pérez Isasi

O seminário visa a consolidação da autonomia e das competências de investigação dos doutorandos em Estudos Comparatistas, a ampliação do leque de referências no tópico de pesquisa escolhido, e a familiarização com as bases teóricas e metodológicas mais adequadas ao projecto de tese. Cada doutorando deverá: desenvolver pesquisa específica para o seu projecto doutoral, com o acompanhamento tutorial do(s) orientador(es); participar em actividades de investigação promovidas pelos grupos do Centro de Estudos Comparatistas, e em encontros científicos (colóquios, seminários, escolas de verão) relevantes para a sua pesquisa; apresentar e discutir o seu projecto de tese numa prova de qualificação, no final do semestre.