Lisbon Lectures in the Humanities recebem Stanley Fish, em Maio

Stanley Fish é o orador convidado da 4.ª edição das conferências internacionais Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), marcada para o próximo dia 31 de Maio, pelas 18h30, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

llh stanley fish maio2023Stanley Fish, um dos mais famosos e influentes críticos literários e teorizadores da literatura do nosso tempo, trará uma apresentação dedicada ao tema «Impossible Things: Blind Submission, Anti-professionalism, Interdisciplinarity, Consciousness Raising, Transparency, Artificial Intelligence», um assunto que tem tratado desde há várias décadas: foi em 1979 que escreveu contra o que está subjacente a uma submissão cega, isto é, a proposta de publicação de um trabalho académico sob anonimato e apreciado também de maneira anónima. É este um dos pilares do funcionamento do mundo académico actual, suposto garante de procedimentos de selecção com base em critérios de objectividade invulnerável a vícios de análise. Estes vícios seriam introduzidos com o conhecimento da identidade de quem escreve o artigo e igualmente da identidade de quem o avalia. Fish argumenta que o conhecimento objectivo entendido nestes termos é impossível, explica por que razão tem este entendimento e reflecte a partir daqui sobre outras facetas do mundo académico actual que também crê estarem assentes em equívocos.

Conhecido pelas ideias que defende desassombradamente e pelas reacções que suscita, Stanley Fish notabilizou-se pela reavaliação do papel do leitor no entendimento da obra literária, considerando que a interpretação é uma actividade de construção de sentido, muito mais do que uma decifração de significados pré-existentes.

Fish é assim o quarto orador internacional que a FLUL traz a Portugal. Anteriormente, as LLH receberam Shadi Bartsch, Professora de Estudos Clássicos e do Programa de Estudos de Género na Universidade de Chicago, o pianista Alfred Brendel, e Michael Fried, Professor Emérito de História da Arte na Johns Hopkins University (E.U.A.) e antigo director do seu Humanities Center.

As LLH, um ciclo de grandes conferências internacionais, que contam com a presença de grandes nomes das Humanidade, foram lançadas em Novembro de 2019 e pretendem promover o pensamento próprio e a discussão, contribuindo para o enriquecimento da vida intelectual de Lisboa, ao mesmo tempo que estimula o alargamento do debate no âmbito das Humanidades, dando ao público, universitário e não-universitário, a oportunidade de contactar directamente com o que de melhor se faz e se pensa nessa área.

A entrada nas LLH é livre, mas sujeita a inscrição prévia, sendo a participação limitada à capacidade da sala.

Para garantir a sua vaga, aceda ao website do evento.

(os participantes devem comparecer 30 minutos antes da sessão para efectuarem a credenciação)

Stanley Fish pela voz dos docentes da Faculdade de Letras

"Sou devedor da lucidez analítica de duas obras de Stanley Fish - Professional Correctness (1999) e Versions of Academic Freedom (2014) - que me ajudaram a clarificar o lugar onde me encontro face a discursos mais vocais que, em décadas mais recentes, têm tentado impor uma mudança de paradigma na Academia."

Mário Avelar – Director dos Cursos de Mestrado e Doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas

"Stanley Fish diz que a academia é como a América: "love it or leave it". Dada a sua propensão para a polémica, muitas pessoas diriam algo parecido a respeito do próprio Fish. A verdade é que, além de ser um dos mais brilhantes leitores de Milton e um dos teóricos da literatura mais influentes (nomeadamente, ao defender que não precisamos da teoria da literatura para legitimar as nossas interpretações), Fish tem-nos levado a reflectir sobre a correcção profissional, os limites da liberdade de expressão, e a pensar em que consiste trabalhar numa Universidade. Lembra-nos também, com frequência (e nunca será demais), que estudar literatura não serve para nada, e ainda bem, e que justificar o estudo das Humanidades é um modo de as desvirtuar, pois essa justificação é sempre feita em termos que não os das Humanidades. E Fish faz tudo isto com grande verve e sentido de humor. Mal posso esperar!"

João Figueiredo – Professor do Departamento de Literaturas Românicas