Antigos Alunos

Ana Almeida (PhD '12, pós-doutoranda 2012-2015) é a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, autora de vários romances e ensaios, Prémio Alumni 2023, e assistant professor na New York University.  Um romance seu foi publicado recentemente em inglês.  Recebeu o Prémio Oceanos em 2018, o Grande Prémio Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2023, e foi escritora residente na Literaturhaus Zürich.  A sua página pessoal está aqui.

Nuno Amado (PhD '16),  depois de vários anos como professor auxiliar convidado na Universidade Católica Portuguesa, voltou em 2021 à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2022.  Mais pormenores aqui.

Maria Pacheco de Amorim (PhD '11) ensina Português no Colégio de São Tomás.

David Antunes (PhD '03) é actualmente director da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou A Magnanimidade da Teoria em 2009, baseado na sua tese de doutoramento, e trabalhou como dramaturgista.

Alberto Arruda (PhD '16) ensinou no Colégio de S. Tomás durante vários anos.  Voltou em 2020 à Universidade de Lisboa e ao Programa como professor auxiliar.  Mais pormenores aqui.

Teresa Aica Bairos  (PhD '19) vive em Bruxelas e é tradutora na Comissão Europeia. Foi recentemente publicada a sua tradução de Sartor Resartus, de Thomas Carlyle, que integrou a sua tese de doutoramento, e que ganhou o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura.

Teresa Bartolomei (PhD '16) é investigadora integrada na Universidade Católica Portuguesa, onde ensina e  trabalha num projecto internacional sobre eclesialidade e cidadania.

Marana Borges (PhD '23) é autora dos romances Mobiliário para uma fuga em março (Prémio Minas Gerais de Literatura) e Dentro de tudo, a noite, lançado recentemente.

Humberto Brito (PhD '07, pós-doutorando 2009-10, pós-doutorando 2013-8) é professor auxiliar de nomeação definitiva na Universidade Nova de Lisboa  e fotógrafo (a sua página está aqui), e foi visiting assistant professor na New York University. Foi também co-fundador e o primeiro director de Forma de Vida, a revista do Programa, entre 2013 e 2016. 

Uma tradução francesa da tese de doutoramento de Patrícia Cabral (PhD ´06, pós-doutoranda 2006-10) saiu na Peter Lang.

Alexandra Caetano (PhD '11) é professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Gil Vicente, onde ensina Português e Português para estrangeiros. Está a pensar no seu regresso ao Programa, com um projecto de pós-doutoramento.

António Carlos (PhD '08) é professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, onde ensina Português e Francês.

Henrique Carvalho (PhD '06) é investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Sofia Carvalho (PhD '24) é autora de vários ensaios publicados e organizou e participou em projectos e exposições sobre literatura, filosofia e as artes, nomeadamente sobre Teixeira de Pascoaes.

Tomás Castro (PhD '23) é actualmente bolseiro de pós-doutoramento no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.  A sua tese ganhou o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida de ensaio filosófico, e será publicada pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

Sebastião Belfort Cerqueira (PhD '18) publicou vários livros de poesia, foi estivador e vendedor sazonal de bolas de Berlim, e é tradutor.

Cristina Costa (PhD '24) é professora no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga 

Ana Sofia Couto (PhD '11) é professora na Escola Salesianos do Estoril, onde ensina Português.

Jean Pierre De Roo (PhD '13, pós-doutorando 2013-2017) desenvolve actualmente na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, um projecto sobre raça e nação no império português (1825-1975).

Sara Eckerson (PhD ’16) é Professora Auxiliar convidada na Universidade Católica e investigadora no seu Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. Publicou recentemente um artigo sobre Händel e Milton no Yale Journal of Music and Religion e um artigo sobre Beethoven nos Manchester Beethoven Studies.

Rui Estrada (PhD '01, pós-doutorando 2005-06) é professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa. O seu quarto e mais recente livro é On Rorty and Other Ethical Issues.

Ângela Fernandes (PhD '09) é professora associada e directora do Doutoramento em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

Ana M. Ferraria (PhD '16) colabora com o projecto Estranhar Pessoa e com a revista Forma de Vida. Publicou recentemente um ensaio relacionado com a sua dissertação na Revista Desassossego.

Pedro Tiago Ferreira (PhD '17) encontra-se, neste momento, a frequentar o doutoramento em Ética, Democracia e Desafios Societais na Universidade de Lisboa, e a pensar num projecto de pós-doutoramento acerca da forma como o Direito é descrito em obras literárias.

João Figueiredo (PhD '06) é desde 2006 professor no Programa. Mais pormenores aqui.

Cristina Firmino (PhD '03) é professora auxiliar de nomeação defintiva no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.

Claudia Fischer (PhD '07) é professora auxiliar no Departamento de Estudos Germanísticos, e investigadora no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

Pedro Franco (PhD '24) ensina Ética na School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. 

Rita Furtado (PhD '22) é tradutora e joyceana.

A tese de Teresa Gonçalves (PhD '13) foi publicada: Fakes in Art.

Virgínia Graça (PhD '03), depois de uma carreira como professora do ensino secundário e do ensino superior, reformou-se recentemente.

Raimundo Henriques (PhD '22) foi professor de filosofia por um curto período de tempo e agora é programador na SINE foundation.  O livro Self-understanding in the Tractatus and Wittgenstein’s Architecture, baseado na sua tese, acabou de sair no Reino Unido.
 

Daniel Jonas  (PhD '24) ensina na Universidade Lusófona, no Porto.  É autor de dez livros de poesia, e tradutor de nomeadamente Shakespeare, Eliot, Milton, Chaucer e Wordsworth.  Recebeu entre outros o o Prémio da Fundação Inês de Castro, o Grande Prémio de Poesia APE e o Prémio de Poesia do PEN Club, bem como o Prémio da Associação Portuguesa de Tradutores.

Um livro baseado na tese de Philipp Kampschroer (PhD '23) será brevemente publicado pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

Pedro Madeira (PhD'21)  é professor auxiliar convidado de literatura portuguesa na Universiade de Lisboa, investigador no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e tradutor. Foi leitor na Universidade da Coruña.

Ana Matoso (PhD '12) é professora auxiliar convidada na Universidade Católica.

Joana Meirim (PhD '14) é professora auxiliar na Universidade Nova (e investigadora na Universidade Católica).  Organizou um volume colectivo de ensaios sobre Alexandre O'Neill, e um volume de entrevistas de Alexandre O'Neill. Um livro baseado na sua tese ganhou o prémio INCM/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades (2022) e foi recentemente publicado pela Imprensa Nacional como Uma carta à posteridade. Jorge de Sena e Alexandre O'Neill.

José Maria Vieira Mendes (PhD '16) voltou em 2021 à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2022.  Mais pormenores aqui.

Maria Sequeira Mendes (PhD '12) voltou à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2017.  Mais pormenores aqui.

Viktor Mendes (PhD '98) é professor associado no departamento de Português da University of Massachusetts (Dartmouth), onde dirige actualmente o Center for Portuguese Studies and Culture. Foi co-fundador e primeiro director de Portuguese Literary and Cultural Studies.

Joana Corrêa Monteiro  (PhD'16) regressou à Faculdade de Letras como investigadora no projecto SHARE - Saúde e Humanidades actuando em rede, e é professora auxiliar convidada de Ética na Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa).

Inês Morais (PhD '09) publicou o artigo "Interpretação Literária e Intenção" (2006) e várias recensões sobre estética e filosofia da literatura, na Disputatio e na Forma de Vida. O seu livro Aesthetic Realism foi  publicado em 2019 pela Palgrave Macmillan.

Ricardo Namora (PhD '09) foi leitor na Universidade de Estocolmo, e é investigador do Centro de Literatura Portuguesa e professor convidado do programa Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Publicou quatro livros, o último dos quais Uma coisa chamada hermenêutica (2018).

Bernardo Palmeirim (PhD '14) voltou à Universidade de Lisboa onde é professor auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos. É também músico e membro dos Nome Comum.

Frederico Pedreira (PhD '16, pós-doutorando 2019-2021) é poeta, romancista, ensaísta e tradutor, e professor auxiliar convidado na Universidade de Évora. Um livro baseado na sua tese ganhou o prémio INCM/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades.  O seu primeiro romance A Lição do sonâmbulo ganhou o Prémio de Literatura da União Europeia 2021, e o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz.  É ainda autor de Um virar de costas sedutoro ensaio que escreveu durante o seu pós-doc no Programa e, acabado de sair, do romance Sonata para surdos.

Conceição Pereira (PhD '07) dirige o Portuguese Language Centre da Universidade de Newcastle, e é investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.

Cecília Rego Pinheiro (PhD '03) publicou traduções de Yeats, Cummings, Dickinson, Dorothy Parker e Nancy Mitford e editou um volume de correspondência de Vitorino Nemésio.

José Nunes da Rocha (PhD '08) é autor de muitos livros de poesia, mais recentemente Colóquio dos simples. É professor do ensino secundário.

Alda Rodrigues (PhD '15) publicou um ensaio no volume Philosophy and Museums: Ethics, Aesthetics and Ontology (2016). Traduziu, entre outros, Rudyard Kipling, George Orwell, Joseph Conrad, Julian Barnes e Jane Austen. É co-autora do blogue Cinéfilo Preguiçoso.

Telmo Rodrigues (PhD '15) ensinou na Escola Superior de Aveiro Norte, Universidade de Aveiro.   É desde 2016 o director da nossa revista Forma de Vida.   
 
A dissertação de Susana Rosa (PhD '10) foi publicada pela Fundação Gulbenkian.
 

Ana Cláudia Santos (PhD ’15) é escritora e tradutora. Trabalhou na Imprensa da Universidade de Lisboa e ensinou Português na Universidade de Pisa. Traduziu, entre outros, Giambattista Vico, Carlo Collodi, Sergio Solmi, Italo Svevo, Carlo Levi, Fleur Jaeggy e Alba de Céspedes. É autora de A Morsa – Contos de Inocência e de Violência.

Isaac Sassoon (PhD '07) é professor no Institute of Traditional Judaism, em Nova Iorque. A Cambridge University Press publicou em 2011 The Status of Women in Jewish Tradition, em cuja origem esteve a tese que defendeu no Programa e, em 2017, Conflicting Attitudes to Conversion in Judaism, Past and Present.

Pedro Tiago Serras (PhD '12, pós-doutorando 2013-14) começou uma carreira empresarial. 

Ana Isabel Soares (PhD '03, pós-doutoranda 2007-10) é professora associada na Universidade do Algarve, e foi membro fundador e Presidente da AIM - Associação Portuguesa de Investigadores da Imagem em Movimento (2010-14). Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, e publicou em Portugal a epopeia finlandesa Kalevala. Traduziu e publicou, no Brasil, quatro livros de Hans Ulrich Gumbrecht.

Elisabete Sousa (PhD '06, pós-doutoranda, 2010-11) é investigadora no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autora de Formas de Arte: a prática crítica de Berlioz, Kierkegaard, Liszt e Schumann (2008). Traduziu várias obras de Kierkegaard.

Jorge Uribe (PhD '14), depois de ter sido pós-doutorando na Universidade de São Paulo, é actualmente professor no Departamento de Humanidades da Universidad EAFIT, na Colômbia.   Continua a colaborar com o projecto Estranhar Pessoa. Recentemente publicou (com Jeronimo Pizarro) Obra Completa de Ricardo Reis e (com Pedro Sepúlveda) O planeamento editorial de Fernando Pessoa.

João Pedro Vala (PhD '21) depois de publicar o seu bem-recebido primeiro romance, publicou agora o segundo.  Faz traduções, e está a preparar vários outros projectos.