Antigos Alunos

Ana Almeida (PhD '12, pós-doutoranda 2012-2015) é a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, autora de vários romances e ensaios.  Um romance seu foi publicado recentemente em inglês.  Recebeu o Prémio Oceanos em 2018 e foi escritora residente na Literaturhaus Zürich.  A sua página pessoal está aqui.

Nuno Amado (PhD '16),  depois de vários anos como professor auxiliar convidado na Universidade Católica Portuguesa, voltou em 2021 à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2022.  Mais pormenores aqui.

Maria Pacheco de Amorim (PhD '11) ensina Português no Colégio de São Tomás.

David Antunes (PhD '03) é actualmente director da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou A Magnanimidade da Teoria em 2009, baseado na sua tese de doutoramento, e trabalhou como dramaturgista.

Alberto Arruda (PhD '16) ensinou no Colégio de S. Tomás durante vários anos.  Voltou em 2020 à Universidade de Lisboa e ao Programa como professor auxiliar.  Mais pormenores aqui.

Teresa Aica Bairos  (PhD '19) vive em Bruxelas e é tradutora na Comissão Europeia. Foi recentemente publicada a sua tradução de Sartor Resartus, de Thomas Carlyle, que integrou a sua tese de doutoramento, e que ganhou o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura.

Teresa Bartolomei (PhD '16) é investigadora integrada na Universidade Católica Portuguesa, onde ensina e  trabalha num projecto internacional sobre eclesialidade e cidadania.

Humberto Brito (PhD '07, pós-doutorando 2009-10, pós-doutorando 2013-8) é agora professor auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e fotógrafo  (a sua página está aqui). Foi co-fundador e primeiro director de Forma de Vida, a revista do Programa, entre 2013 e 2016.

Uma tradução francesa da tese de doutoramento de Patrícia Cabral (PhD ´06, pós-doutoranda 2006-10) saiu na Peter Lang.

Alexandra Caetano (PhD '11) é professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Gil Vicente, onde ensina Português e Português para estrangeiros. Está a pensar no seu regresso ao Programa, com um projecto de pós-doutoramento.

António Carlos (PhD '08) é professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, onde ensina Português e Francês.

Henrique Carvalho (PhD '06) é investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Sebastião Belfort Cerqueira (PhD '18) publicou vários livros de poesia, foi estivador, e é tradutor e vendedor sazonal de bolas de Berlim.

Ana Sofia Couto (PhD '11) é professora na Escola Salesianos do Estoril, onde ensina Português.

Jean Pierre De Roo (PhD '13, pós-doutorando 2013-2017) desenvolve actualmente na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, um projecto sobre raça e nação no império português (1825-1975).

Sara Eckerson (PhD ’16) publicou recentemente um artigo sobre Händel e Milton no Yale Journal of Music and Religion.

Rui Estrada (PhD '01, pós-doutorando 2005-06) é professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa. O seu quarto e mais recente livro é On Rorty and Other Ethical Issues.

Ângela Fernandes (PhD '09) é professora associada e directora do Doutoramento em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

Ana M. Ferraria (PhD '16) colabora com o projecto Estranhar Pessoa e com a revista Forma de Vida. Publicou recentemente um ensaio relacionado com a sua dissertação na Revista Desassossego.

Pedro Tiago Ferreira (PhD '17) encontra-se, neste momento, a frequentar o doutoramento em Ética, Democracia e Desafios Societais na Universidade de Lisboa, e a pensar num projecto de pós-doutoramento acerca da forma como o Direito é descrito em obras literárias.

João Figueiredo (PhD '06) voltou ao Programa, onde é actualmente Director. Mais pormenores aqui.

Cristina Firmino (PhD '03) é professora auxiliar de nomeação defintiva no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.

Claudia Fischer (PhD '07) voltou ao Programa em 2017 e é professora auxiliar no Departamento de Estudos Germanísticos, na Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

A tese de Teresa Gonçalves (PhD '13) foi publicada: Fakes in Art.

Virgínia Graça (PhD '03), depois de uma carreira como professora do ensino secundário e do ensino superior, reformou-se recentemente.

Raimundo Henriques (PhD '22) foi professor de filosofia por um curto período de tempo e agora é programador na SINE foundation.  Um livro baseado na sua tese sairá no próximo ano, no Reino Unido.

Pedro Madeira (PhD'21)  é investigador no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e tradutor. Foi leitor na Universidade da Coruña.

Ana Matoso (PhD '12) é professora auxiliar convidada na Universidade Católica.

Joana Meirim (PhD '14) é professora auxiliar convidada na Universidade Nova (e investigadora na Universidade Católica).  Organizou um volume colectivo de ensaios sobre Alexandre O'Neill, e um volume de entrevistas de Alexandre O'Neill. Um livro baseado na sua tese ganhou o prémio INCM/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades (2022).

José Maria Vieira Mendes (PhD '16) voltou em 2021 à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2022.  Mais pormenores aqui.

Maria Sequeira Mendes (PhD '12) voltou à Universidade de Lisboa e ao Programa em 2017.  Mais pormenores aqui.

Viktor Mendes (PhD '98) é professor associado no departamento de Português da University of Massachusetts (Dartmouth), onde dirige actualmente o Center for Portuguese Studies and Culture. Foi co-fundador e primeiro director de Portuguese Literary and Cultural Studies.

Joana Corrêa Monteiro  (PhD'16) regressou à Faculdade de Letras como investigadora no projecto SHARE - Saúde e Humanidades actuando em rede, e é professora auxiliar convidada de Ética na Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa).

Inês Morais (PhD '09) publicou o artigo "Interpretação Literária e Intenção" (2006) e várias recensões sobre estética e filosofia da literatura, na Disputatio e na Forma de Vida. O seu livro Aesthetic Realism foi  publicado em 2019 pela Palgrave Macmillan.

Ricardo Namora (PhD '09) foi leitor na Universidade de Estocolmo, e é investigador do Centro de Literatura Portuguesa e professor convidado do programa Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Publicou quatro livros, o último dos quais Uma coisa chamada hermenêutica (2018).

Bernardo Palmeirim (PhD '14) voltou à Universidade de Lisboa onde é professor auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos. É também músico e membro dos Nome Comum.

Frederico Pedreira (PhD '16, pós-doutorando 2019-2021) é poeta, romancista, ensaísta e tradutor. Um livro baseado na sua tese ganhou o prémio INCM/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades.  O seu primeiro romance A Lição do sonâmbulo ganhou o Prémio de Literatura da União Europeia 2021, e o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz.  É ainda autor de Um virar de costas sedutoro ensaio que escreveu durante o seu pós-doc no Programa.

Conceição Pereira (PhD '07) dirige o Portuguese Language Centre da Universidade de Newcastle, e é investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, onde é também orientadora cooperante no Mestrado em Ensino do Português.

Cecília Rego Pinheiro (PhD '03) publicou traduções de Yeats, Cummings, Dickinson, Dorothy Parker e Nancy Mitford e editou um volume de correspondência de Vitorino Nemésio.

José Nunes da Rocha (PhD '08) é autor de muitos livros de poesia, mais recentemente Colóquio dos simples. É professor do ensino secundário.

Alda Rodrigues (PhD '15) publicou um ensaio no volume Philosophy and Museums: Ethics, Aesthetics and Ontology (2016). Traduziu, entre outros, traduziu Rudyard Kipling, George Orwell, Joseph Conrad, Julian Barnes e Jane Austen. É co-autora do blogue Cinéfilo Preguiçoso.

Telmo Rodrigues (PhD '15) é desde 2016 o director da revista Forma de Vida.   Ensinou na Escola Superior de Aveiro Norte, Universidade de Aveiro.
 
A dissertação de Susana Rosa (PhD '10) foi publicada pela Fundação Gulbenkian.
 

Ana Cláudia Santos (PhD '15) trabalha na Imprensa da Universidade de Lisboa. Traduziu a autobiografia de Giambattista Vico  e os Pensamentos de Leopardi.

Isaac Sassoon (PhD '07) é professor no Institute of Traditional Judaism, em Nova Iorque. A Cambridge University Press publicou em 2011 The Status of Women in Jewish Tradition, em cuja origem esteve a tese que defendeu no Programa e, em 2017, Conflicting Attitudes to Conversion in Judaism, Past and Present.

Pedro Tiago Serras (PhD '12, pós-doutorando 2013-14) começou uma carreira empresarial. 

Ana Isabel Soares (PhD '03, pós-doutoranda 2007-10) é professora auxiliar na Universidade do Algarve, e foi membro fundador e Presidente da AIM - Associação Portuguesa de Investigadores da Imagem em Movimento (2010-14). Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, e publicou em Portugal a epopeia finlandesa Kalevala. Traduziu e publicou, no Brasil, quatro livros de Hans Ulrich Gumbrecht.

Elisabete Sousa (PhD '06, pós-doutoranda, 2010-11) é investigadora no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autora de Formas de Arte: a prática crítica de Berlioz, Kierkegaard, Liszt e Schumann (2008). Traduziu várias obras de Kierkegaard.

Jorge Uribe (PhD '14), depois de ter sido pós-doutorando na Universidade de São Paulo, é actualmente professor no Departamento de Humanidades da Universidad EAFIT, na Colômbia.   Continua a colaborar com o projecto Estranhar Pessoa. Recentemente publicou (com Jeronimo Pizarro) Obra Completa de Ricardo Reis e (com Pedro Sepúlveda) O planeamento editorial de Fernando Pessoa.

João Pedro Vala (PhD '21) acabou de publicar o seu primeiro romance.  Faz traduções, e está a preparar vários outros projectos.