Cursos 2024/25

Cada seminário é identificado por dois códigos.  Os alunos de mestrado deverão inscrever-se usando o primeiro código; os de doutoramento, o segundo. 
Os seminários têm lugar na sala C244.C, excepto o Seminário de Investigação II, que tem lugar na sala C138.B.

 

TEO4.911535/ TEO7.920259 Introdução ao Estudo Avançado da Literatura

TEO5.922160/ TEO8.922161 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S1, 3ª, 14:00-17:00, João R. Figueiredo)

Critérios

Precisamos de critérios para validar as nossas interpretações? O curso visa responder a esta pergunta e a outras questões conexas, por exemplo: o que fazer, e como proceder, quando um texto literário ou uma obra de arte não se deixa avaliar ou interpretar do modo habitual? Ou ainda: devemos censurar os críticos que não souberam acolher a novidade de algumas obras maiores, e.g. Anna Seward sobre Wordsworth ou Gide sobre Proust? A partir destes dois casos concretos, serão lidos e discutidos textos que se ocupam deste tipo de problema, tanto na literatura como na arte. Os seus autores são, entre outros, Samuel Johnson, Stanley Fish, Stanley Cavell, Leo Steinberg, Michael Fried, Erich Auerbach, W. V. O. Quine.

 

TEO5.922162/ TEO8.922161 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S1, 2ª, 9:30-12:30, Miguel Tamen)

Três poetas

A poesia romântica portuguesa foi redimida tarde por três poetas maiores: Cesário Verde, António Nobre e Camilo Pessanha.  Apesar de diferenças substanciais, partilham características importantes: são poetas de um só livro (respectivamente  O Livro de Cesario Verde  [1887],    [1892] e  Clepsydra  [1920]); os seus livros únicos dependeram em vários graus da intervenção editorial de admiradores bem-intencionados; e só se tornaram famosos postumamente.   O seminário procurará ler aqueles três livros nas suas primeiras edições, e descrever as alterações de dicção que eles exemplificam. Não será exposta nenhuma teoria sobre a relação entre os seus autores; mas será prestada atenção ao modo como tradições diferentes da literatura pós-romântica portuguesa tenderam a procurar conforto neles; derivando daí teorias sobre percepções sensoriais, sobre crenças na realidade, e sobre memória.

 

TEO5.922168 / TEO8.922169 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S1, 4ª, 9:30-12:30, Chiara Nifosi)

(Un)Becoming Women

Moving from the formation of the Sapphic circles animating Paris during the Belle Époque to the relevance of queer identities for third wave and intersectional feminisms, this course will tackle lesbian literature from three different angles. As a porous aesthetic phenomenon, the genre raises a series of methodological questions concerning ethos, performativity, and reception in literary works. From a linguistic perspective, the progressive multiplication of lesbian identifications participates into larger debates on referentiality and encourages further assessment of the degree to which language actually stands for the object it describes. Through its philosophical component, the course explores the disruptive potential of lesbianism as a threat to what Hélène Cixous defined as “la grande poigne parentale-conjugale- phallogocentrique” (1975) that rules over gender roles and examines its features as a form of intersubjective construction of identity. The syllabus includes literary works by Renée Vivien, Natalie Barney, Colette, Violette Leduc, and Anne F. Garréta, as well as foundational theoretical excerpts by Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Luce Irigaray, and Virginie Despentes.

 

TEO5.922164/ TEO8.922165 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S1, 5ª, 9:30-12:30, Alberto Arruda)

Sublime

O seminário estará dividido em três partes: a analítica do sublime (Kant), as implicações morais do sublime (Schiller) e a expressão do sublime (Hegel). A primeira parte consistirá na leitura do texto pré-critico de Kant, Observações sobre o sentimento do belo e do sublime, assim como dos parágrafos 23 a 29 da terceira Crítica; serão consideradas as continuidades e descontinuidades entre os dois textos.  A segunda parte consistirá numa leitura dos dois ensaios de Schiller sobre o sublime (1793 e 1801), nos quais o autor tenta resolver as dificuldades que resultam da divisão proposta por Kant.  A terceira parte consistirá na leitura de um segmento dos Cursos sobre Estética de Hegel, onde o problema do sublime é abordado a partir das dificuldades impostas pela sua expressão.  As discussões no nosso seminário serão sobre muitos assuntos distintos: qualidade, quantidade, escala, moral, violência, poder, terror, temor, delicadeza, animais ferozes, tempestades, expressão artística, personalidade, autonomia, fragilidade e não ser possível existir apesar de si. Ou seja, o sublime será discutido nas nossas sessões como a expressão perene da relação entre mente e mundo.

 

TEO5.922166/ TEO8.922167 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S2, 3ª, 14:00-17:00, Nuno Amado)

Três autores modernos: Kafka, Hemingway e Yeats 

O seminário consiste, centralmente, na leitura de algumas obras de William Butler Yeats, Franz Kafka e Ernest Hemingway. A pretensão, todavia, não é unificadora, e muito menos comparatista. De cada autor importa perceber sobretudo o que o singulariza, as suas principais ideias, os assuntos de que se ocupa, o estilo cultivado e o modo, em suma, como se relaciona com a tradição e a desafia. Não obstante, os três autores têm em comum o terem vivido e publicado numa época de profundas revoluções artísticas, pelo que a leitura das suas obras suscita inevitavelmente uma discussão, que se adivinha constante e cumulativa ao longo do seminário, acerca do modo como acolheram, ou não, certos procedimentos e práticas modernistas. Dado que nenhum deles parece ter sido particularmente atreito a estéticas de vanguarda, é porém expectável que dessa discussão sobressaia em simultâneo uma outra, teoricamente mais interessante, acerca do que significa afinal ser um autor do início do século XX.

 

TEO5.922112/ TEO8.922113 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S2, 5ª, 9:30-12:30, Miguel Ramalhete Gomes)

Sentidos da História no Modernismo Inglês

No lema pelo qual Ezra Pound entendeu dar sentido ao seu momento cultural – “make it new” –, a ênfase no novo obscureceu por vezes o referente de “it”: a história ou tradição cultural. De facto, uma dimensão central do modernismo anglófono passou por fazer sentidos com a história, desde compor The Waste Land a partir de fragmentos de uma cultura em ruínas a descrever The Cantos como um “poema com história”. Entendendo o modernismo inglês como um tempo e um lugar (e não a nacionalidade num passaporte), este seminário centrar-se-á em poemas e ensaios de Ezra Pound e W. H. Auden, assim como no romance Jacob’s Room, de Virginia Woolf, olhando ainda para ensaios de T. S. Eliot e Wyndham Lewis, entre outros. Abordando o modo como a história e a tradição cultural são perspetivadas em alguma prática literária e ensaística das décadas de 1910 a 1940, argumentar-se-á que esta relação é fortemente presentista, e não historicista, e procurar-se-á dar conta da variedade de formas e teorizações desta apropriação do passado para as necessidades de um presente turbulento.

 

TEO5.920376/ TEO8.921983 Tópicos de Teoria Literária (12 ECTS, S2, 6ª, 9:30-12:30,  António M. Feijó)
Modernismo Português

O seminário consistirá numa leitura dos poemas de Alberto Caeiro. Serão ainda lidos textos literários, filosóficos e críticos, de Fernando Pessoa e outros autores.

 

TEO6.920301/ TEO9.913606 Seminário de Investigação I (12/30 ECTS, S1, 6ª, 9:30-12:30, João R. Figueiredo)

Projectos de Tese

Este seminário será organizado a partir da discussão de exposições orais dos participantes. As exposições ocupar-se-ão, de uma forma preliminar, de tópicos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações. As discussões visarão a modificação desses tópicos. O objectivo final do seminário é a produção, por parte dos participantes, de um resumo escrito e pormenorizado, das suas futuras dissertações.

 

TEO6.920303/ TEO9.913607 Seminário de Investigação II (6 ECTS, S2, datas e programa a anunciar, João R. Figueiredo)

Colóquios de Tese: As Teses da Teoria.

Neste seminário, os participantes (ocupados já com a elaboração das suas teses), apresentam ao grupo, e discutem, em conferências públicas, os resultados ou os pontos de vista que forem elaborando.