Professores

(Professores afiliados ao Programa e outros professores visitantes* no actual ano lectivo.)

  

amado

Nuno Amado

Professor Auxiliar. Doutor Universidade de Lisboa

nunoamado[at]campus.ul.pt

Estudou na Universidade de Lisboa (L, 2005; M, 2008; D, 2016), de cujo Departamento de Literaturas Românicas é também membro. Ensinou anteriormente na Universidade Católica Portuguesa.  Os seus interesses incluem crítica literária, Fernando Pessoa e literatura dos séculos XIX e XX. É autor de Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936).

 

arrigoni

Carlo Arrigoni

Professor Auxiliar. PhD Columbia University

carloarrigoni[at]edu.ulisboa.pt

Estudou na Università degli Studi di Siena (L, 2010), na Universidade de Lisboa (M, 2013) e na Columbia University (D, 2021). É também membro do Departamento de Literaturas Românicas da Universidade de Lisboa. Ensinou literatura e cinema italianos na Columbia University e na University of Oklahoma. Os seus interesses incluem literatura dos séculos XIX e XX e história e teoria do romance. Está neste momento a escrever uma monografia sobre o romance naturalista europeu e americano.

 

albertoarruda2

Alberto Arruda
Professor Auxiliar. Doutor Universidade de Lisboa
 
albertoarruda[at]letras.ulisboa.pt
 
Estudou na Universidade de Lisboa (L, 2007; M, 2009; D, 2016) sendo também membro do seu Departamento de Estudos Germanísticos. Fez parte do seminário Virtue, Happiness and the Meaning of Life na Universidade de Chicago (2017). Os seus interesses incluem poesia, Wittgenstein, filosofia da arte, filosofia política e filosofia da mente.
 
 
bourbon4
Brett Bourbon

Professor Visitante regular. PhD Harvard University.

bourbon[at]udallas.edu

Estudou na University of California, Berkeley (L, 1985) e Davis (M, 1990) e na Harvard University (D, 1996). É actualmente professor catedrático no Departamento de Inglês da University of Dallas (depois de vários anos em Stanford). Colabora regularmente com o Programa desde 2000, onde foi Fulbright Visiting Scholar em 2002/3, e onde hoje é professor visitante. Os seus interesses incluem teologia medieval, Joyce, Wittgenstein, filosofia da linguagem e filosofia moral. É autor de Finding a Replacement for the Soul (2004) e, ambos de 2022, Everyday Poetics  e Jane Austen and the Ethics of Description.

 

  

figueiredo

João R. Figueiredo

Professor Auxiliar com Agregação. Doutor Universidade de Lisboa

jfigueiredo1[at]campus.ul.pt

Estudou na Universidade de Lisboa (L, 1995; M, 2000; D, 2006; Agregação, 2023), de cujo Departamento de Literaturas Românicas também é membro. Os seus interesses incluem estética, história da arte, estudos italianos e a literatura do Renascimento. É o autor de A Autocomplacência da Mimese (2003) e de vários ensaios sobre Camões, e co-editor de O Cânone (2020). Está neste momento a preparar uma edição comentada de Os Lusíadas e a escrever um ensaio longo sobre Guido Reni. 

 

 

frias

Joana Matos Frias
Professora Catedrática. Doutora Universidade do Porto.
 
jfrias[at]letras.ulisboa.pt 
 
Estudou na Universidade do Porto (L, 1995; M, 1999; D, 2006) e na Universidade de Lisboa (Agregação, 2023). É também membro do Departamento de Literaturas Românicas. Os seus interesses incluem literatura moderna e contemporânea, estética e retórica. É autora dos livros O Erro de Hamlet (2001), Repto, Rapto (2014), Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português (2014), e O Murmúrio das Imagens (2018), e co-editora de, entre outros, A Time to Reason and Compare: International Modernism Revisited One Hundred Years After (2016), Ofício Múltiplo: Poetas em Outras Artes (2017) e, mais recentemente, Oscilações (poesia em todos os sentidos) (2023). 
 
 
 
gumbrecht
 
 
 

 

Hans Ulrich Gumbrecht

Professor Visitante regular. Doktorat Universität Konstanz.

sepp[at]stanford.edu

Estudou nas Universidades de Munique, Regensburg, Salamanca e Constância (D, 1971; A 1974) e ensinou desde 1989 na Stanford University onde desde 2018 é professor emérito. Colabora com o Programa desde 1996, onde foi Professor Convidado em 1995/6 e 2005/6, e onde hoje é professor visitante. É doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa (2009). Treinado como medievalista, os seus interesses incluem a história das ideias e contextos no sec. XX, estética, e a história das relações e tensões culturais transatlânticas desde o sec. XVIII. É autor de numerosos livros, entre os quais In 1926 (1997), The Powers of Philology (2003), Production of Presence (2004), Stimmungen Lesen (2011),  e, recentemente, Prose of the World.  Denis Diderot and the Periphery of Enlightenment (2021) e Provinz (2021). Escreve regularmente em jornais alemães e suiços.

 

hadjittofi

Fotini Hadjittofi

Professora Auxiliar. PhD University of Cambridge

f.hadjittofi[at]campus.ul.pt

Estudou na Universidade de Chipre (BA, 2004) e na University of Cambridge (MPhil, 2005; PhD, 2010) e ensina no Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.  Os seus interesses incluem poesia épica, antiguidade tardia e poesia helenística.  Escreveu sobre Homero, Corício de Gaza, e Nono de Panópolis.   Traduziu para inglês, deste último autor, a paráfrase do Evangelho segundo S. João.

 

 

vieira mendes

José Maria Vieira Mendes

Professor Auxiliar. Doutor Universidade de Lisboa

joseantunes[at]campus.ul.pt

Estudou na Universidade de Lisboa (L, 1999, D, 2016). É também membro do Departamento de Estudos Germanísticos e do Programa em Estudos de Teatro. Os seus interesses incluem artes performativas, arte contemporânea, estudos de teatro, estudo de culturas e estudos feministas, entre outros.  Publicou o livro Uma coisa não é outra coisa (2016, segunda edição revista no prelo) e vários livros de peças e ficção. Ensinou anteriormente na Universidade Nova de Lisboa e na Escola Superior de Tetro e Cinema.  É membro da direcção artística do Teatro Praga. 

 

 

mendes

Maria Sequeira Mendes, Directora de Curso (licença sabática 2024/25)

Professora Auxiliar com Agregação.  Doutora Universidade de Lisboa.

mariafmendes[at]campus.ul.pt

Estudou na Universidade Católica de Lisboa (L, 2000) e na Universidade de Lisboa (M, 2005; D, 2012; Agregação, 2023).   É também membro do Departamento de Estudos Anglísticos.   Entre 2005 e 2017 ensinou na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa.  Foi Beaufort Visiting Scholar em St John’s College, na Universidade de Cambridge.  Os seus interesses incluem crítica literária, direito e literatura, Shakespeare  e teatro.   É autora de The Ordeals of Interpretation (2020) e está a escrever um segundo livro sobre lisonja e Shakespeare.

 

nifosi

Chiara Nifosi

Professora Auxiliar. PhD University of Chicago

nifosi[at]edu.ulisboa.pt

Estudou na Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão (L, 2011; M, 2013) e na University of Chicago (D, 2020). Depois de dois anos de pós-doutoramento em Chicago é agora membro do  Departmento de Literaturas Românicas da Universidade de Lisboa.  Especialista em Marcel Proust, os seus interesses na área dos estudos franceses incluem culturas de vanguarda e o modernismo, a poesia entre o simbolismo e a Segunda Guerra Mundial, estudos de género e sexualidade, e a história das ciências sociais.   Trabalha neste momento no seu primeiro livro, Le Paysage et la carte. Pour une nouvelle rhétorique de l’espace chez Proust. É co-directora da revista online Nouvelle Fribourg (www.nouvelle-fribourg.com).

 

patricio 

Rita Patrício

Professora Associada.  Doutora Universidade do Minho.

rpatricio[at]letras.ulisboa.pt

Estudou na Universidade de Lisboa (L,1994) e na Universidade do Minho (M, 2000; D, 2009). É também membro do Departamento de Literaturas Românicas. Interessa-se por literatura portuguesa moderna e contemporânea e teoria da literatura. Escreveu, entre outros estudos,  Episódios. Da teorização estética em Fernando Pessoa (2012) e Apontamentos. Pessoa, Nemésio, Drummond (2016); co-editou As conferências do cinquentenário. A teoria da literatura de Vítor Aguiar e Silva (2020).

 

 

ramalhete

Miguel Ramalhete Gomes

Professor Associado com Agregação. Doutor Universidade do Porto.

mgomes[at]letras.ulisboa.pt

Estudou na Universidade do Porto (L, 2006; D, 2011) e na Universidade de Lisboa (Agregação, 2023). É também membro do Departamento de Estudos Anglísticos. Os seus interesses incluem o drama do Renascimento inglês, sobretudo Shakespeare, e também estudos utópicos, estudos irlandeses e banda desenhada. É autor de Texts Waiting for History: William Shakespeare Re-Imagined by Heiner Müller (2014); coeditou, com Jorge Bastos da Silva, English Literature and the Disciplines of Knowledge, Early Modern to Eighteenth Century (2017) e, com Teresa Botelho e José Eduardo Reis, Utopian Foodways: Critical Essays (2019). Está a preparar um livro sobre usos de Shakespeare no tempo da austeridade em Portugal.

 

 

 tamen3

Miguel Tamen, Director

Professor Catedrático. PhD University of Minnesota.

mtamen[at]letras.ulisboa.pt

Estudou na Universidade de Lisboa (L, 1982; M, 1985; Agregação, 1995) e na University of Minnesota (D, 1989). É também membro do Departamento de Literaturas Românicas da primeira destas universidades. Foi, entre 2000 e 2014, professor visitante na University of Chicago, e ainda senior fellow no Stanford Humanities Center (2003/4) e no National Humanities Center (2010/11). Os seus interesses incluem filosofia e literatura. Escreveu dez livros, entre os quais Friends of Interpretable Objects (2001), What Art Is Like, In Constant Reference to the Alice Books (2012), e, publicado recentemente, Closeness (2021); foi co-editor de O Cânone (2020).