Outras atividades
A-BENE ELIKEM FIATSI
Performance as an act of Radical Resistance
Va-Bene's work challenges the political institutions, oppressive systems and religious organizations that condemn, demonize and criminalize LGBTQIA+ persons in and outside Ghana. For more than a decade, Va- Bene has been very active as one of the frontline activists in Ghana fighting against injustice, mob attack, anti-queerness and homophobic violence. Since 2018, Va-Bene has expanded sHits artivism by creating a community and an artist residency in Kumasi Ghana that host between 50 to 64 artists, curators, activists, researchers and many others every year. The residency is determined to bridge the gap between the queer community, the Ghanaian family, the non queer local and international communities as an opposition to the censorship of LGBTQIA persons in Ghana and across Africa. Va-Bene aims to dismantle the misrepresentations of transwoman and queer communities at large in Ghana and to challenge the assumptions and myths that suggest queerness is imported from Western Culture and being foreign or alien to Africans.
Uma atividade do Antro Positivo com a colaboração do Centro de Estudos de Teatro e do Programa em Estudos de Teatro.
CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES:
Mulheres em palco: dos bastidores à ribalta. A mulher no teatro até ao século XIX
Desde a sua origem que a História do Teatro tem sido feita por nomes masculinos. No entanto, é impensável que as mulheres não tenham tido também um papel importante nesta construção. Além de existirem enquanto personagens, os seus contributos enquanto intérpretes, dramaturgas, compositoras, empresárias, mecenas, cenógrafas ou figurinistas, entre um vasto conjunto de outras funções, foram fundamentais para o desenvolvimento da prática teatral. Este colóquio pretende recuperar o lugar da mulher no teatro desde a sua origem até ao século XIX no mundo, abarcando um largo leque de temas, que tenham como centro a mulher, seja como foco de um espetáculo ou como marginal, como vedeta ou figura terciária, como parte do público ou como produtora do objeto cultural.
O colóquio pretende proporcionar um debate abrangente e transdisciplinar de forma a redescobrir o lugar da mulher no teatro numa abordagem global e histórica.
O colóquio está aberto a submissões dentro dos seguintes tópicos, sem excluir outras abordagens:
Personagens femininas na dramaturgia
O reconhecimento da profissão de atriz
A infâmia e as trabalhadoras do teatro
O espaço reservado à mulher no teatro (constrangimentos e proibições)
Travestismo feminino e masculino sobre o palco
Legislação sobre mulheres no teatro
Dramaturgia feminina
As mulheres no teatro: público, palco e bastidores
Iconografia teatral feminina - caricaturas, fotografias, desenho
Retratos/biografias de mulheres que alteraram ou contribuíram para o panorama teatral da sua época
Data do colóquio: 13-15 março 2024 Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Prazo de submissão: 10 de setembro.
Outras informação na página do Centro de Estudos de Teatro