Docentes 2023 / 2024
Alberto Arruda
albertoarruda[at]edu.ulisboa.pt
É Professor Auxiliar da FLUL, onde se formou (L, 2007; M, 2009; D, 2016) sendo também membro do seu Departamento de Estudos Germanísticos. Fez parte do seminário Virtue, Happiness and the Meaning of Life na Universidade de Chicago (2017). Os seus interesses incluem poesia, Wittgenstein, filosofia da arte, filosofia política e filosofia da mente.
Bojana Cvejić
Doutorou-se em filosofia no Centre for Research in Modern European Philosophy, Londres e fez mestrado e licenciatura em musicologia e estética na Faculdade de Música da Faculdade de Artes de Belgrado. É autora, com Ana Vujanović, de Public Sphere by Performance (b-books 2015) e Toward a Transindividual Self: A Study in Social Dramaturgy ( Archive Books, 2023). Participou em numerosas obras de ópera, dança, vídeo-dança e teatro na Europa como codiretora, dramaturga ou intérprete, colaborando com e.o. Jan Ritsema, Xavier Le Roy, Eszter Salamon, Martin Ingvartsen, C. De Smedt. Leciona na P.A.R.T.S. em Bruxelas e é, desde 2017, professora de Teoria da Dança na Academia Nacional de Artes de Oslo.
Catarina Firmo
catarinafirmo[at]gmail.com
É docente e investigadora integrada no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa (CET-FL.UL). Desenvolve desde 2014 um projeto de investigação dedicado ao estudo de marionetas contemporâneas acolhido pelo CET-FL.UL e pelo CRILUS-Université Paris Nanterre, com o título «Metamorfose e desmesura. Fronteiras e hibridismos no Teatro de Formas Animadas», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com uma bolsa de pós-doutoramento. Doutorada em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em Estudos Portugueses, pela Université Paris 8. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa desde 2016. Foi docente na Université Paris 8 entre 2009 e 2016. Coordenou o volume Marionetas e formas animadas. Teorias e Práticas (2019) com Miguel Falcão.
Chiara Nifosi
nifosi[at]edu.ulisboa.pt
É Professora Auxiliar da FLUL, estudou na Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão (L, 2011; M, 2013) e na University of Chicago (D, 2020). Depois de dois anos de pós-doutoramento em Chicago é agora membro do Departmento de Literaturas Românicas da Universidade de Lisboa. Especialista em Marcel Proust, os seus interesses na área dos estudos franceses incluem culturas de vanguarda e o modernismo, a poesia entre o simbolismo e a Segunda Guerra Mundial, estudos de género e sexualidade, e a história das ciências sociais. Trabalha neste momento no seu primeiro livro, Le Paysage et la carte. Pour une nouvelle rhétorique de l’espace chez Proust. É co-directora da revista online Nouvelle Fribourg (www.nouvelle-fribourg.com).
Cláudia J. Fischer
c.fischer[at]edu.ulisboa.pt
É Professora Auxiliar da FLUL, estudou na Universidade Nova de Lisboa (L, 1984; M, 1990) e na Universidade de Lisboa (D, 2007), sendo também membro do Departamento de Estudos Germanísticos. Os seus interesses incluem Romantismo Alemão, Estética, Estudos Interartes, Schiller, Kleist. É autora de
Sobre Graça e Graciosidade (2015) e co-editora de
Argumentos para Filmes (2011). Traduziu Mann, Brecht, Rilke, Kleist, Wackenroder, Hoffmann, Benjamin e Fassbinder. Coordena a linha de investigação sobre Literatura e Música no
Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.
Diana Damian-Martin
É escritora, educadora e investigadora, o seu trabalho situa-se entre a teoria da performance e a teoria política, filosofia e migração. Concentra-se em epistemologias críticas alternativas, pensamento queer e feminista, performances de intervenção, tendo publicado vários artigos em assuntos como dramaturgias experimentais e intermedia nas revistas Contemporary Theatre Review, Research in Drama Education, Theatre, Performance Philosophy, Theatre, Dance and Performance Training. É membro de Performance Philosophy Network, Performance Studies International, Theatre and Performance Research Association e Political Studies Association. É professora (Senior Lecturer) em Artes Performativas na Royal Central School of Speech and Drama.
Gustavo Vicente
gvicente[at]edu.ulisboa.pt
É professor, investigador, ator e encenador. Leciona Dança Contemporânea, Estudos de Performance e Eco-Performance na FLUL. Coordena a linha de investigação Práticas Discursivas em Artes Performativas do Centro de Estudos de Teatro. Membro do Choreography & Corporeality Working Group (International Federation for Theatre Research) e da Direção Executiva da Sinais de Cena: revista de estudos de teatro e artes performativas. É colaborador regular do Teatro do Vestido.
Isabel Almeida
isabel.almeida[at]edu.ulisboa.pt
Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou e fez toda a sua pós-graduação. É membro do Centro de Estudos Clássicos. Tem privilegiado no seu estudo a Literatura Portuguesa (séculos XVI-XVII) e também a Literatura Italiana. Trabalhos sobre a obra de autores como Camões, Jorge Ferreira de Vasconcelos, Gil Vicente ou o Padre António Vieira encontram-se publicados em revistas e volumes colectivos. Prepara a edição dos Comentários a Os Lusíadas compostos por Manuel Pires de Almeida.
Joana Matos Frias
jfrias[at]edu.ulisboa.pt
É Professora Catedrática da FLUL. Estudou na Universidade do Porto (L, 1995; M, 1999; D, 2006) e na Universidade de Lisboa (Agregação, 2023). É também membro do Departamento de Literaturas Românicas. Os seus interesses incluem literatura moderna e contemporânea, estética e retórica. É autora dos livros O Erro de Hamlet (2001), Repto, Rapto (2014), Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português (2014), e O Murmúrio das Imagens (2018), e co-editora de, entre outros, A Time to Reason and Compare: International Modernism Revisited One Hundred Years After (2016),Ofício Múltiplo: Poetas em Outras Artes (2017) e, mais recentemente, Oscilações (poesia em todos os sentidos) (2023).
José Camões
jcamoes[at]letras.ulisboa.pt
É doutorado em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, onde desenvolve trabalho sobre a História do Teatro em Portugal e a edição de teatro clássico português, assegurando a coordenação científica de vários projectos, que inclui a edição digital integral do corpus do teatro de autores portugueses dos séculos XVI-XVIII. Os seus interesses incluem as Humanidades Digitais e a Crítica Textual.
José Pedro Serra
j.p.serra[at]edu.ulisboa.pt
É Professor Catedrático da FLUL. Licenciou-se em Filosofia em 1980, na Faculdade de Letras de Lisboa. No mesmo ano terminou o 5º ano do Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Em 1989, obteve o grau de Mestre em Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendendo a tese Dioniso. Aspetos do dionisismo na literatura grega. Em 1999, tendo defendido a tese Pensar o trágico – categorias da tragédia grega, obteve o grau de Doutor em Cultura Clássica na mesma Universidade. É membro docente do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa, onde tem lecionado disciplinas na área do Grego, da Literatura Grega, do Teatro Antigo e da Cultura Clássica. Integra o Centro de Estudos Clássicos, onde coordena a linha de investigação sobre literatura e cultura gregas. Autor de conferências e artigos no âmbito da Filosofia, da Literatura e da Cultura Clássica, publicou Pensar o Trágico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006 (Prémio PEN na modalidade de Ensaio).
José Maria Vieira Mendes
joseantunes[at]campus.ul.pt
É Professor Auxiliar da FLUL, onde se formou (L, 1999, D, 2016). É investigador do Centro de Estudos de Teatro, membro do Departamento de Estudos Germanísticos e diretor do Programa em Estudos de Teatro e de performance. Os seus interesses incluem artes performativas, arte contemporânea, estudos de teatro, estudo de culturas e estudos feministas, entre outros. Publicou o livro Uma coisa não é outra coisa (2016 e 2022) e vários livros de peças e ficção. Ensinou anteriormente na Universidade Nova de Lisboa e na Escola Superior de Tetro e Cinema. É membro da direção artística do Teatro Praga.
Maria Sequeira Mendes
mariafmendes[at]edu.ulisboa.pt
É Professora Auxiliar da FLUL, estudou na Universidade Católica de Lisboa (L, 2000) e na Universidade de Lisboa (M, 2005; D, 2012). É também membro do Departamento de Estudos Anglísticos. Entre 2005 e 2017 ensinou na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi Beaufort Visiting Scholar em St John’s College, na Universidade de Cambridge. Os seus interesses incluem crítica literária, direito e literatura, Shakespeare e teatro. É autora de
The Ordeals of Interpretation (2020) e está a escrever um segundo livro sobre lisonja e Shakespeare.
Mick Greer
mickgreer[at]edu.ulisboa.pt
É Professor Auxiliar da FLUL, é formado em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge (1983) com um doutoramento em James Joyce e teatro, e investigador no Centro de Estudos de Teatro da FLUL, onde as suas áreas de interesse incluem Shakespeare em Performance, Teatro Contemporâneo Britânico e Irlandês, Tradução e Teatro em Educação. Além de ser um mebro activo dos Lisbon Players, um grupo de teatro em Inglês, é membro fundador da Companhia de Teatro Balloonatics, de Dublin, que se especializou em adaptações de escritores Irlandeses, particularmente James Joyce. Traduziu varias peças e textos relacionados com performance e as artes. Publicou também sobre teatro, tradução e literatura.
Paula Caspão
pcaspao[at]edu.ulisboa.pt
Vive e trabalha entre Lisboa e Paris, entre a investigação teórica e a investigação artística, nos campos expandidos da dança, da edição, do cinema experimental e do arquivo. É investigadora e docente no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e investigadora associada no Centro de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em filosofia (epistemologia e estética) na Universidade de Paris Ouest Nanterre, com uma tese sobre o sensorium da coreografia contemporânea (2010); foi visiting scholarno departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts, New York University (2018). Desde 2005 tem apresentado trabalho artístico e teórico em várias instituições através da Europa, nos EUA e na Austrália, afirmando o entrelace de práticas coreográficas com práticas discursivas e testando formatos de investigação singulares. É autora de Relations On Paper (2013), editora de The Page As a Dancing Site (2014) e Pièces Assemblées (2017). Atualmente prepara uma antologia com o título Expanded Practices All Over: reading-writing-dancing in [mis]performance.
Paula Magalhães
paula.magalhaes[at]edu.ulisboa.pt
É doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela FLUL e investigadora do Centro de Estudos de Teatro. Deu aulas na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Profissional de Setúbal. Jornalista de formação, trabalhou durante mais de 20 anos em rádio (Radar, Voz de Almada e Sul e Sueste). É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, onde, há cerca de 30 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora. Publicou, mais recentemente Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); e Sousa Bastos (INCM, 2018).
Pedro Lapa
pedrolapa[at]edu.ulisboa.pt
É Professor Auxiliar da FLUL. Foi diretor artístico do Museu Coleção Berardo entre 2011 e 2017 e diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, entre 1998 e 2009. Foi também curador da Ellipse Foundation. É doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É autor de muitas publicações no domínio da arte moderna e contemporânea e comissariou muitas exposições em todo o mundo, das quais se destacam Amadeo de Souza-Cardoso (Museu Pushkin, Moscovo), James Coleman (MNAC-MC, Lisboa), Stan Douglas, Interregnum (Museu Coleção Berardo, Lisboa) ou as coletivas More Works About Buildings and Food (Hangar K7, Oeiras), Disseminações (Culturgest, Lisboa), Cinco Pintores da Modernidade Portuguesa (Fundació Caixa Catalunya, Barcelona; Museu de Arte Moderna, São Paulo). Em 2001 foi o curador da representação portuguesa à Bienal de Veneza.
Rui Pina Coelho
ruicoelho[at]edu.ulisboa.pt
É Professor Auxiliar da FLUL, desde 2017. Dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Integra o Conselho Redactorial da Sinais de Cena – Revista de estudos de teatro e artes performativas, desde 2004, dirigindo esta publicação entre 2015 e 2022. Como autor e dramaturgista, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto. Publicou António Pedro (Colecção Biografias do Teatro Português (IN-CM, 2017); A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967) (Peter Lang, 2016); Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro (IN-CM, 2009), entre outros títulos. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Orienta Dissertações e Teses no campo dos Estudos de Teatro e Performance, em tópicos como: teatro português contemporâneo; dramaturgia; história do teatro em Portugal; análise de espectáculos e crítica de teatro; representação da violência nas artes performativas; dramaturgia britânica; drama e teatro utópico; representações do fim do mundo.
Sofia Frade
sfrade[at]edu.ulisboa.pt
É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Clássicos da FLUL e investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos (FLUL) na área Classical Roots and European Identity, onde desenvolve o projecto What Stage for the Classics. Tem Doutoramento na área de Cultura Grega com uma tese intitulada: Heracles and Athenian Propaganda: Politics, Imagery and Drama (U.Lisboa |2012).