Descrição breve de seminários 2023/2024
Mestrado
Semestre 1
Arquivo e memória do espetáculo (12 Ects ET)
Docente: José Maria Vieira Mendes
O “Bichinho do Teatro”
O Seminário visa introduzir os estudantes de doutoramento à investigação em Estudos de Teatro e Performance, refletindo sobre a área de estudos e familiarizando-os com a investigação contemporânea e suas interseccionalidades através da prática da escrita, observação, leitura e pensamento. Começaremos por historizar uma mitologia teatral que, na linguagem quotidiana, muitas vezes recorre à figura de um “bichinho do teatro” para identificar uma essência inefável que define praticantes desta arte bem como os seus amadores. Atravessaremos, sob esse pretexto, textos sobre fantasmas, ideias de arte e representação, bem como obras que se assumem como políticas, verificando se, quando a personagem Sócrates, na República, afirma que os “imitadores” representam fantasmas e não seres reais, tem ou não razão. Será pedido aos alunos e alunas pequenos textos de diferentes formatos de modo a introduzir a prática da escrita e a familiarizá-las/os com as exigências de um trabalho de Doutoramento.
“Theatre Bug”
The Seminar aims to introduce PhD students to research in Theatre and Performance Studies, reflecting on the field of study and familiarizing them with contemporary research and its intersectionalities through the practice of writing, observing, reading and thinking. We will begin by historicizing a theatrical mythology that, in everyday language, often resorts to the figure of a “theatre bug” to identify an ineffable essence that defines practitioners of this art as well as its amateurs. We will cross, under this pretext, texts about ghosts, ideas of art and representation, as well as works that are assumed as political, verifying if, when Socrates, in the Republic, says that the “imitators” represent ghosts and not real beings, he is right or not. Students will be asked to write short texts of different formats in order to introduce the practice of writing and to familiarize them with the demands of an PhD dissertation.
História do teatro e do espetáculo (12 Ects HTE)
Docente: José Pedro Serra
Do teatro antigo e da sua recepção
Partiremos das obras dos tragediógrafos gregos e latinos (e também de algumas comédias, como o Anfitrião, embora em menor número), procurando uma compreensão do sentido trágico (e cómico) do mundo e da vida. Da recepção fará parte não apenas a "recriação " dos temas trágicos (e cómicos) na literatura ao longo dos séculos, mas também a construção de uma filosofia trágica, sobretudo a partir de Nietzsche.
From Classical Theatre to its Reception
We will start from the works of Greek and Latin tragediographers (and also from some comedies, although in smaller numbers), seeking an understanding of the tragic (and comic) sense of the world and of life. The reception will include not only the “recreation” of tragic (and comic) themes in literature over the centuries, but also the construction of a tragic philosophy, especially after Nietzsche.
Seminário de investigação (6 Ects ET)
Docente: Catarina Firmo
Este seminário é um espaço para o planeamento e desenvolvimento inicial da investigação com vista à execução do trabalho final, culminando com uma apresentação escrita do projeto de pesquisa. Partindo das duas possibilidades de trabalhos finais possíveis – dissertação e relatório de projeto – as alunas e alunos serão convidados a trabalhar e questionar as suas propostas, a testar métodos de investigação e a familiarizar-se com bibliografia, trabalho de pesquisa, cronogramas, discussão e formulação de pensamento.
This seminar gives context for the initial planning and development of research, envisioning the elaboration of the final work, culminating in a written presentation of the research project. Departing from the two options of the final work - a 'dissertation' or a 'project' - students will be invited to work on and question their proposals, to test research methods and to familiarise themselves with specialised bibliography, research work, timelines, discussion and formulation of thought.
Análise do espetáculo (12 Ects OP)
Docente: Alberto Arruda
Fragilidade humana
O seminário consistirá num argumento continuado acerca da fragilidade humana como constituindo a origem de problemas filosóficos, morais, estéticos e políticos.
Na primeira parte do seminário será proposta uma leitura da história da filosofia moderna enquanto história da apreensão filosófica da fragilidade humana. Serão lidos textos de Hobbes (fragilidade enquanto medo: Of Man), Descartes (fragilidade enquanto erro: Meditações) e Rousseau (fragilidade enquanto desigualdade: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens).
A segunda parte do seminário será dedicada à leitura de alguns dos herdeiros desta dificuldade deixada pela filosofia moderna. Tentaremos entender de que forma alguns filósofos e um poeta enfrentaram a tarefa de reconciliar a humanidade com a sua fragilidade. Serão lidos textos de Marx (Manuscritos Económico-Filosóficos), Emerson (Self-Reliance), Wittgenstein (Da Certeza) e a peça Os Ladrões de Schiller.
Human Fragility
The course will consist in an argument concerning the apprehension of human fragility as the source of philosophical, moral, esthetical, and political problems.
The first part of the course shall propose a reading of the history of modern philosophy as the history of the problematic apprehension of human fragility. We will read texts by Hobbes (fragility as fear: Of Man), Descartes (fragility as fallibility: Meditations on First Philosophy), and Rousseau (fragility as inequality: Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men).
In the second part of the course, we will read and discuss some of the heirs of this distinctively modern problematic. We will attempt at an understanding of how a few philosophers and a poet have endeavored to reconcile humanity with its fragility. We will read texts by Marx (Economic-Philosophical Manuscripts), Emerson (Self-Reliance), Wittgenstein (On Certainty), and the play The Robbers by Schiller.
Teatro e imagem (6 Ects OP)
Docente: Paula Caspão
Prática expandida
Neste workshop desdobramos um conjunto de problemáticas ligadas à noção de “prática expandida” nas artes contemporâneas e áreas de estudo afins, a começar pelo que a expressão implica (o que pode) em espaços académicos dedicados à “prática como investigação”. Discutiremos o que implica pensar e fazer “investigação como prática” e/ou “arte de cariz investigativo”; o que muda na vivênvia e no pensamento dos arquivos e da memória, quando se re-imaginam as suas histórias e poderes como “práticas expandidas”; o que se entende por coreografia e cinema “expandidos”, o que fazem em circunstâncias diversas pelo planeta fora. Expandidas (estendidas? distendidas?) como: de onde, para onde, por que meios, montes, vales, rios e minas, com que cenografias, lítio; a que velocidade, fibra ótica por que mares, quantos cabos submarinos, para quem, para quê.
Através de formas de criticalidade singulares que podemos encontrar em vários casos de práticas expandidas contemporâneas entre a arte e a investigação, abordaremos os enredos complexos entre a atual “sociedade do conhecimento” – que é igualmente a “sociedade da performance” – e as formas de devastação ecológica que implica, de maneiras nem sempre imediatamente evidentes. Convocando ferramentas e formatos variados de investigação, materialização e partilha de conhecimento, nomeadamente a conferência-performance, o filme ensaio, a autotheory e o ensaio fotográfico, tentaremos ouvir a forma como os nossos vocabulários, as nossas práticas e somáticas de (produção de) performance e conhecimento preservam, interrogam e/ou são capazes de eliminar fundamentos colonialistas e vieses de género, profundamente incorporados nas nossas práticas quotidianas mais comuns.
In English soon...
Semestre 2
História do teatro em Portugal (12 Ects HTE)
Docente: Paula Magalhães
Teatro Popular: entre o conceito e as práticas
O seminário pretende abordar diferentes práticas de teatro popular, sobretudo no contexto português. Partindo da difícil definição de teatro popular (subsidiária da também difícil aceção de cultura popular), situamos a criação do conceito e as suas diferentes configurações e percorrermos algumas das suas aplicações, desde as práticas ancestrais à atualidade, passando pela commedia dell’arte, pelas práticas circenses, pelo teatro de feira e de marionetas, sem esquecer o vaudeville, o melodrama, as mágicas, as operetas e as revistas. Em 1968, Peter Brook escrevia que «todas as tentativas de revitalização do teatro têm sido marcadas por um regresso às fontes populares». No século XX, também em Portugal, algumas vanguardas teatrais procuraram a inspiração no popular e fazedores politicamente engajados foi a práticas de teatro popular que recorreram para melhor fazer passar a sua mensagem. Acompanhando a evolução do conceito e das práticas, perscrutamos ainda as fontes populares nas manifestações da atualidade.
Popular Theatre: between the concept and the practices
This seminar aims to address different popular theatre practices, namely in the Portuguese context. Starting from the problematic definition of popular theatre (affiliated to the also difficult explanation of popular culture), we locate the creation of the concept and its different sets and go through some of its applications, from ancient practices to the present, going through commedia dell'arte, circus, fairground and puppet theatre, without forgetting vaudeville, melodrama, féerie, operetta, and the theatre revue. In 1968, Peter Brook wrote that «every attempt to revitalize the theatre has gone back to the popular source». In the 20th century, also in Portugal, some theatrical vanguards seek for inspiration in the popular forms and politically engaged theatre makers turned to popular theatre practices to better convey their message. Following the evolution of the concept and the practices, we also scrutinize popular sources in nowadays theatre performances.
Teoria das artes performativas (12 Ects AP)
Docente: Cláudia Fischer
Voz-Vozes. Em literatura, música e outras artes
Este seminário incidirá nas diferentes modalidades do uso da voz humana na literatura, na música e noutras artes, não necessariamente performativas. Serão analisados aspectos como o potencial de significação da voz aquém da sua articulação em palavras; a representação da voz em diferentes mitologias; formas de convivência (ou de competição) entre voz e outros dispositivos que se destacaram ao longo da história em diferentes artes. Partindo de leituras (Rousseau, Schiller, Hoffmann, W. Benjamin, Kafka, Cocteau, Beckett, Barthes, P. Quignard), do visionamento de filmes (Hitchcock, Disney, Almodóvar), da audição de diversos exemplos de música vocal (desde Monteverdi a Meredith Monk) e da observação de outras formas artísticas, procuraremos criar um campo fértil de discussão sobre como a phōnē se relaciona com o lógos.
Voice – Voices. In Literature, Music and Other Arts
This seminar will focus on representations of the human voice in literature, music, and other (not necessarily performative) arts. We will address questions such as: To what extent can voice carry meaning beyond the use of language? How has voice been evoked in different mythologies? What forms of coexistence (or competition) between voice and other devices have stood out throughout history in different arts? Reading a wide range of authors (Rousseau, Schiller, Hoffmann, W. Benjamin, Cocteau, Kafka, Beckett, Barthes, P. Quignard), viewing a selection of films (Hitchcock, Disney, Almodóvar), listening to musical examples (from Monteverdi to Meredith Monk) and turning to the analysis of other artistic forms, we will aim to generate a fertile terrain of discussions about how phōnē articulates with lógos.
Dramaturgia e práticas cénicas contemporâneas (6 Ects OP)
Docente: Maria S. Mendes
Histórias de adopção - de Édipo e Shakespeare a Foster
The topic of adoption appears again and again in Europe’s early modern literature, from the Spanish Lazarillo de Tormes (1554) to Shakespeare’s The Winter’s Tale (1609-11), and All’s Well that Ends Well (1623). In these texts, the trope of adoption is used to explore and question the nature of family, individual identity, and social status. In some cases, where it is said that “choice breeds / a native slip to us from foreign seeds” (All’s Well), family – whether natural or adoptive – is positive, the place for affection. In others – perhaps most notably that of Edmund in King Lear – adoption is more negatively linked with deception, the figure of the bastard, and the dangers of social mobility. Fundamentally, in these texts, familial bonds variously belong to the “order of law” or the “law” of nature, and we are presented with a literary landscape where the “plague of custom,” to borrow Edmund’s complaint – that the tyranny of patrilineage, both defines and defies natural categories. This seminar shows how descriptions of adoption in literature and in law work to forge new kinds of cultural identity in the period, showing this often-neglected topic to be fundamental to an understanding of the legal transformations of early modern social and affective relations.
Políticas culturais (6 Ects OP)
Docente: Bojana Cvejic
(In English only)
Dramaturgy at Work: Within Performance Practice and Past it
This seminar will explore two registers of dramaturgy matching dissimilar interests. On the one hand, 'social dramaturgy' is a method of studying social transformation (transindividuality, in particular) in contexts of social crisis since 2011 (see my recent book co-written with Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022). On the other, 'practical dramaturgy' operates within the processes of bringing artworks into existence. Both registers animate my work as a researcher and as a practicing dramaturge. The seminar will include lectures, screenings and readings, as well as practical work of the participants.
Dramaturgia em funcionamento: dentro da prática da performance e para lá dela
Este seminário explorará dois registos de dramaturgia que correspondem a interesses díspares. Por um lado, a “dramaturgia social”, um método de estudo da transformação social (transindividualidade, em particular) em contextos de crise social desde 2011 (ver o meu recente livro em co-autoria com Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022); por outro lado, a “dramaturgia prática”, que atua no âmbito dos processos de criação de obras de arte. Ambos os registos animam o meu trabalho como investigadora e como dramaturgista praticante. O seminário incluirá palestras, exibições e leituras, bem como trabalhos práticos das/os participantes.
Práticas editorias em teatro (6 Ects OP)
Docente: José Camões
Apresentação de conceitos básicos de crítica textual e terminologia (recensão, colação, estemática, arquétipo, original, autógrafo, apógrafo, testemunho, erro, variante, versão). A produção de texto de teatro na Idade Moderna. A especificidade da transmissão do texto dramático: borrão, cópia limpa (para impressão e para representação), papéis de actores; marginália; didascálias. O original ausente (compreensão dos processos de transmissão do texto cujo original se perdeu). Tipologias de variantes: identificação, representação, estudo. Estabelecimento do texto: transcrição do texto base (critérios). Anotação. Análise de modelos.
Presentation of basic concepts of textual criticism and terminology (recension, collation, aesthetics, archetype, original, autograph, apograph, testimony, error, variant, version). The production of theatre text in the Modern Age. The specificity of the transmission of the dramatic text: blurbs, clean copy (for printing and for representation), actors’roles; marginalia. The absent original (understanding the processes of transmission of the text whose original was lost). Types of variants: identification, representation, study. Establishing the text: transcription of the basic text (criteria). Annotation. Analysis of models.
Seminário de orientação (6 Ects ET)
Docente: José Maria Vieira Mendes
Este seminário proporcionará um espaço para a discussão dos trabalhos de investigação e redação em curso, aproveitando as contribuições de quem nele participa. Culminará com uma apresentação pública de cada um dos trabalhos no final do semestre para a qual serão convidados os docentes e estudantes do Programa, investigadores da área e especialistas nos assuntos abordados. O objetivo final do seminário é a produção e apresentação, por parte dos participantes, do projeto da sua dissertação ou relatório.
This seminar will provide a space for discussion of ongoing research and writing work, drawing on the contributions of those participating in it. The seminar will culminate with a public presentation of each of the papers at the end of the semester to which faculty members and students of the Programme, researchers in the field and specialists in the issues addressed will be invited. The final objective of the seminar is the production, by the participants, of a detailed summary of their argument or part of a chapter of their future dissertations or reports.
Doutoramento
Semestre 1
Metodologias de investigação em teatro e artes performativas (12 Ects MET)
Docente: José Maria Vieira Mendes
O “Bichinho do Teatro”
O Seminário visa introduzir as/os estudantes de doutoramento à investigação em Estudos de Teatro e Performance, refletindo sobre a área de estudos e familiarizando-as/os com a investigação contemporânea e suas interseccionalidades através da prática da escrita, observação, leitura e pensamento. Começaremos por historizar uma mitologia teatral que, na linguagem quotidiana, muitas vezes recorre à figura de um “bichinho do teatro” para identificar uma essência inefável que define praticantes desta arte bem como os seus amadores. Atravessaremos, sob esse pretexto, textos sobre fantasmas, ideias de arte e representação, bem como obras que se assumem como políticas, verificando se, quando a personagem Sócrates, na República, afirma que os “imitadores” representam fantasmas e não seres reais, tem ou não razão. Será pedido aos alunos e alunas pequenos textos de diferentes formatos de modo a introduzir a prática da escrita e a familiarizá-las/os com as exigências de um trabalho de Doutoramento.
“Theatre Bug”
The Seminar aims to introduce PhD students to research in Theatre and Performance Studies, reflecting on the field of study and familiarizing them with contemporary research and its intersectionalities through the practice of writing, observing, reading and thinking. We will begin by historicizing a theatrical mythology that, in everyday language, often resorts to the figure of a “theatre bug” to identify an ineffable essence that defines practitioners of this art as well as its amateurs. We will cross, under this pretext, texts about ghosts, ideas of art and representation, as well as works that are assumed as political, verifying if, when Socrates, in the Republic, says that the “imitators” represent ghosts and not real beings, he is right or not. Students will be asked to write short texts of different formats in order to introduce the practice of writing and to familiarize them with the demands of an PhD dissertation.
Teoria do teatro e da performance (12 Ects TEO)
Docente: Alberto Arruda
Fragilidade humana
O seminário consistirá num argumento continuado acerca da fragilidade humana como constituindo a origem de problemas filosóficos, morais, estéticos e políticos.
Na primeira parte do seminário será proposta uma leitura da história da filosofia moderna enquanto história da apreensão filosófica da fragilidade humana. Serão lidos textos de Hobbes (fragilidade enquanto medo: Of Man), Descartes (fragilidade enquanto erro: Meditações) e Rousseau (fragilidade enquanto desigualdade: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens).
A segunda parte do seminário será dedicada à leitura de alguns dos herdeiros desta dificuldade deixada pela filosofia moderna. Tentaremos entender de que forma alguns filósofos e um poeta enfrentaram a tarefa de reconciliar a humanidade com a sua fragilidade. Serão lidos textos de Marx (Manuscritos Económico-Filosóficos), Emerson (Self-Reliance), Wittgenstein (Da Certeza) e a peça Os Ladrões de Schiller.
Human Fragility
The course will consist in an argument concerning the apprehension of human fragility as the source of philosophical, moral, esthetical, and political problems.
The first part of the course shall propose a reading of the history of modern philosophy as the history of the problematic apprehension of human fragility. We will read texts by Hobbes (fragility as fear: Of Man), Descartes (fragility as fallibility: Meditations on First Philosophy), and Rousseau (fragility as inequality: Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men).
In the second part of the course, we will read and discuss some of the heirs of this distinctively modern problematic. We will attempt at an understanding of how a few philosophers and a poet have endeavored to reconcile humanity with its fragility. We will read texts by Marx (Economic-Philosophical Manuscripts), Emerson (Self-Reliance), Wittgenstein (On Certainty), and the play The Robbers by Schiller.
Workshop I (12 Ects AP)
Docente: Paula Caspão
Prática expandida
Neste workshop desdobramos um conjunto de problemáticas ligadas à noção de “prática expandida” nas artes contemporâneas e áreas de estudo afins, a começar pelo que a expressão implica (o que pode) em espaços académicos dedicados à “prática como investigação”. Discutiremos o que implica pensar e fazer “investigação como prática” e/ou “arte de cariz investigativo”; o que muda na vivênvia e no pensamento dos arquivos e da memória, quando se re-imaginam as suas histórias e poderes como “práticas expandidas”; o que se entende por coreografia e cinema “expandidos”, o que fazem em circunstâncias diversas pelo planeta fora. Expandidas (estendidas? distendidas?) como: de onde, para onde, por que meios, montes, vales, rios e minas, com que cenografias, lítio; a que velocidade, fibra ótica por que mares, quantos cabos submarinos, para quem, para quê.
Através de formas de criticalidade singulares que podemos encontrar em vários casos de práticas expandidas contemporâneas entre a arte e a investigação, abordaremos os enredos complexos entre a atual “sociedade do conhecimento” – que é igualmente a “sociedade da performance” – e as formas de devastação ecológica que implica, de maneiras nem sempre imediatamente evidentes. Convocando ferramentas e formatos variados de investigação, materialização e partilha de conhecimento, nomeadamente a conferência-performance, o filme ensaio, a autotheory e o ensaio fotográfico, tentaremos ouvir a forma como os nossos vocabulários, as nossas práticas e somáticas de (produção de) performance e conhecimento preservam, interrogam e/ou são capazes de eliminar fundamentos colonialistas e vieses de género, profundamente incorporados nas nossas práticas quotidianas mais comuns.
In English soon...
Escritas de cena (6 Ects OP)
Docente: José Pedro Serra
Do teatro antigo e da sua recepção
Partiremos das obras dos tragediógrafos gregos e latinos (e também de algumas comédias, como o Anfitrião, embora em menor número), procurando uma compreensão do sentido trágico (e cómico) do mundo e da vida. Da recepção fará parte não apenas a "recriação " dos temas trágicos (e cómicos) na literatura ao longo dos séculos, mas também a construção de uma filosofia trágica, sobretudo a partir de Nietzsche.
From Classical Theatre to its Reception
We will start from the works of Greek and Latin tragediographers (and also from some comedies, although in smaller numbers), seeking an understanding of the tragic (and comic) sense of the world and of life. The reception will include not only the “recreation” of tragic (and comic) themes in literature over the centuries, but also the construction of a tragic philosophy, especially after Nietzsche.
Seminário de orientação I (30 Ects ET)
Docente: Rui Pina Coelho
Este seminário será organizado a partir da discussão de exposições orais dos participantes. As exposições ocupar-se-ão, de uma forma preliminar, dos assuntos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações e visarão o aprofundamento, alteração e problematização dos tópicos e questões expostos. O objectivo final do seminário é a produção, por parte dos participantes, de um resumo das suas futuras dissertações ou trabalhos finais.
This seminar will be organised based on the discussion of oral presentations by the participants. The presentations will deal, in a preliminary way, with the subjects that the participants intend to develop in their dissertations and will aim at deepening, changing and problematizing the topics and issues presented. The final objective of the seminar is the production by the participants of a summary of their future dissertations or final papers.
Semestre 2
Workshop II (12 Ects AP)
Docente: Maria S. Mendes
Histórias de adopção - de Édipo e Shakespeare a Foster.
The topic of adoption appears again and again in Europe’s early modern literature, from the Spanish Lazarillo de Tormes (1554) to Shakespeare’s The Winter’s Tale (1609-11), and All’s Well that Ends Well (1623). In these texts, the trope of adoption is used to explore and question the nature of family, individual identity, and social status. In some cases, where it is said that “choice breeds / a native slip to us from foreign seeds” (All’s Well), family – whether natural or adoptive – is positive, the place for affection. In others – perhaps most notably that of Edmund in King Lear – adoption is more negatively linked with deception, the figure of the bastard, and the dangers of social mobility. Fundamentally, in these texts, familial bonds variously belong to the “order of law” or the “law” of nature, and we are presented with a literary landscape where the “plague of custom,” to borrow Edmund’s complaint – that the tyranny of patrilineage, both defines and defies natural categories. This seminar shows how descriptions of adoption in literature and in law work to forge new kinds of cultural identity in the period, showing this often-neglected topic to be fundamental to an understanding of the legal transformations of early modern social and affective relations.
Seminário de doutoramento (12 Ects ET)
Docente: Bojana Cvejic
(In English only)
Dramaturgy at Work: Within Performance Practice and Past it
This seminar will explore two registers of dramaturgy matching dissimilar interests. On the one hand, 'social dramaturgy' is a method of studying social transformation (transindividuality, in particular) in contexts of social crisis since 2011 (see my recent book co-written with Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022). On the other, 'practical dramaturgy' operates within the processes of bringing artworks into existence. Both registers animate my work as a researcher and as a practicing dramaturge. The seminar will include lectures, screenings and readings, as well as practical work of the participants.
Dramaturgia em funcionamento: dentro da prática da performance e para lá dela
Este seminário explorará dois registos de dramaturgia que correspondem a interesses díspares. Por um lado, a “dramaturgia social”, um método de estudo da transformação social (transindividualidade, em particular) em contextos de crise social desde 2011 (ver o meu recente livro em co-autoria com Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022); por outro lado, a “dramaturgia prática”, que atua no âmbito dos processos de criação de obras de arte. Ambos os registos animam o meu trabalho como investigadora e como dramaturgista praticante. O seminário incluirá palestras, exibições e leituras, bem como trabalhos práticos das/os participantes.
Genética teatral (6 Ects OP)
Docente: Paula Magalhães
Teatro Popular: entre o conceito e as práticas
O seminário pretende abordar diferentes práticas de teatro popular, sobretudo no contexto português. Partindo da difícil definição de teatro popular (subsidiária da também difícil aceção de cultura popular), situamos a criação do conceito e as suas diferentes configurações e percorrermos algumas das suas aplicações, desde as práticas ancestrais à atualidade, passando pela commedia dell’arte, pelas práticas circenses, pelo teatro de feira e de marionetas, sem esquecer o vaudeville, o melodrama, as mágicas, as operetas e as revistas. Em 1968, Peter Brook escrevia que «todas as tentativas de revitalização do teatro têm sido marcadas por um regresso às fontes populares». No século XX, também em Portugal, algumas vanguardas teatrais procuraram a inspiração no popular e fazedores politicamente engajados foi a práticas de teatro popular que recorreram para melhor fazer passar a sua mensagem. Acompanhando a evolução do conceito e das práticas, perscrutamos ainda as fontes populares nas manifestações da atualidade.
Popular Theatre: between the concept and the practices
This seminar aims to address different popular theatre practices, namely in the Portuguese context. Starting from the problematic definition of popular theatre (affiliated to the also difficult explanation of popular culture), we locate the creation of the concept and its different sets and go through some of its applications, from ancient practices to the present, going through commedia dell'arte, circus, fairground and puppet theatre, without forgetting vaudeville, melodrama, féerie, operetta, and the theatre revue. In 1968, Peter Brook wrote that «every attempt to revitalize the theatre has gone back to the popular source». In the 20th century, also in Portugal, some theatrical vanguards seek for inspiration in the popular forms and politically engaged theatre makers turned to popular theatre practices to better convey their message. Following the evolution of the concept and the practices, we also scrutinize popular sources in nowadays theatre performances.
Dramaturgias do corpo (6 Ects AP)
Docente: Cláudia Fischer
Voz-Vozes. Em literatura, música e outras artes
Este seminário incidirá nas diferentes modalidades do uso da voz humana na literatura, na música e noutras artes, não necessariamente performativas. Serão analisados aspectos como o potencial de significação da voz aquém da sua articulação em palavras; a representação da voz em diferentes mitologias; formas de convivência (ou de competição) entre voz e outros dispositivos que se destacaram ao longo da história em diferentes artes. Partindo de leituras (Rousseau, Schiller, Hoffmann, W. Benjamin, Kafka, Cocteau, Beckett, Barthes, P. Quignard), do visionamento de filmes (Hitchcock, Disney, Almodóvar), da audição de diversos exemplos de música vocal (desde Monteverdi a Meredith Monk) e da observação de outras formas artísticas, procuraremos criar um campo fértil de discussão sobre como a phōnē se relaciona com o lógos.
Voice – Voices. In Literature, Music and Other Arts
This seminar will focus on representations of the human voice in literature, music, and other (not necessarily performative) arts. We will address questions such as: To what extent can voice carry meaning beyond the use of language? How has voice been evoked in different mythologies? What forms of coexistence (or competition) between voice and other devices have stood out throughout history in different arts? Reading a wide range of authors (Rousseau, Schiller, Hoffmann, W. Benjamin, Cocteau, Kafka, Beckett, Barthes, P. Quignard), viewing a selection of films (Hitchcock, Disney, Almodóvar), listening to musical examples (from Monteverdi to Meredith Monk) and turning to the analysis of other artistic forms, we will aim to generate a fertile terrain of discussions about how phōnē articulates with lógos.
Seminário de orientação II (24 Ects ET )
Docente: José Maria Vieira Mendes
Este seminário proporciona um espaço para a discussão dos trabalhos de investigação e redação em curso, aproveitando as contribuições de quem nele participa. Culminará com uma apresentação pública de cada um dos trabalhos no final do semestre para a qual serão convidados os docentes e estudantes do Programa, investigadores da área e especialistas nos assuntos abordados. O objetivo final do seminário é a produção e apresentação, por parte dos participantes, do projeto da sua dissertação ou relatório de projeto.
This seminar will provide a space for discussion of ongoing research and writing work, drawing on the contributions of those participating in it. The seminar will culminate with a public presentation of each of the papers at the end of the semester to which faculty members and students of the Programme, researchers in the field and specialists in the issues addressed will be invited. The final objective of the seminar is the production, by the participants, of a detailed summary of their argument or part of a chapter of their future thesis or projects.