O Programa

O Programa de pós-graduação em Estudos de Teatro é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras criada em 2003 que oferece dois graus (Mestrado e Doutoramento) e dois certificados (Diploma e Curso de especiaização em Estudos de Teatro e Pós-Doutoramento em Estudos de Teatro). O Programa tem como antecedentes um curso de especialização (1992) e o primeiro curso no país de mestrado (1998) e doutoramento (2001) nesta área.

No Programa não existe língua obrigatória de instrução embora se ofereçam seminários exclusivamente lecionados em  inglês e que pedem provas escritas nessa língua. As teses (de doutoramento) e dissertações (de mestrado) podem ser escritas em qualquer língua aprovada pelo orientador.Um aluno admitido no Mestrado frequenta dois semestres de seminários. No fim do segundo semestre pode obter um Diploma em Estudos de Teatro (Curso de especialização), ou concluir o Mestrado em mais dois semestres, escrevendo uma dissertação ou projeto. 

Um aluno admitido no Doutoramento frequenta quatro semestres de seminários. No fim do quarto semestre geralmente começa a escrever a sua tese. Um pós-doutorando, para além de trabalhar no seu projeto, tem acesso a todos os seminários oferecidos e pode orientar seminários, dissertações e teses no Programa, usufruindo da relação próxima entre o Programa e o Centro de Estudos de Teatro.

O Centro de Estudos de Teatro é uma unidade de investigação a que pertencem vários dos docentes do Programa, contribuindo para a iniciação dos seus estudantes à investigação. Acolhe também quem deseja desenvolver investigação nesta área a nível de pós-doutoramento. 

Diretor dos Cursos de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento Prof. Doutor José Maria Vieira Mendes
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.